Tempo de leitura: 3 minutos

Até o próximo domingo (3), o destino sul da Bahia é das principais atrações da segunda maior feira da indústria de viagem do mundo, a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). O evento começou ontem (28) com a Costa do Cacau chamando a atenção do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.

O presidente português escolheu o estande da Bahia para dar entrevista coletiva à imprensa nativa e mundial. No papo com os secretários de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, e de Itacaré, Marcos Japu, o chefe do Executivo do país europeu e sede do evento contou de sua viagem à Bahia antes de chegar ao poder.

O professor e presidente de Portugal fez elogios às belezas naturais de Itacaré, onde esteve na década de 90. Não deixou de degustar um chocolate fino e uma legítima “branquinha” (aguardente) aberta “no dente” pelo secretário Marcos Japu.

A Bahia é representada no evento pela Setur-BA, com divulgação dos destinos turísticos do Estado. As novelas Renascer, na Globo, e Cacau, na TVI de Portugal, completam os motivos do estado e região cacaueira brilharem na BTL. Dos municípios, apenas Itacaré está presente no evento internacional.

Além do secretário municipal de Turismo, Marcos Japu, as empresárias Cida Aquilar, do Conselho de Turismo de Itacaré, e Liane Reis, presidente do Sindicato Patronal de Hotelaria e Alimentação (SPHA), e Patrícia Veras, diretora de Turismo de Itacaré, fazem a divulgação do município e os contatos com empresas e investidores estrangeiros. “Viemos para divulgar e captar negócios. A receptividade é maravilhosa e o interesse pelo destino supera todas as nossas expectativas”, acrescenta Japu.

TELEDRAMATURGIA INSTIGA

Maurício Bacelar, secretário Estadual de Turismo, reforça a condição da Bahia no evento. O destino chama a atenção no evento em um momento em que a novela Cacau, ambientada em Itacaré e exibida pela TVI, lidera a audiência da TV portuguesa na faixa das 21h. “Neste ano, a Bahia vem com ainda mais força por conta da novela [Cacau]. Temos o chocolate associado à novela e às riquezas naturais do estado”, afirmou o secretário em entrevista ao PIMENTA.

A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) é oportunidade não apenas para atrair turistas, mas investimento do país europeu. “Portugal é dos principais emissores de turistas para o nosso estado. Em paralelo, estamos captando mais investimentos e novos voos para o estado”, diz Maurício Bacelar, reforçando que há frequência diária de voo ligando o país europeu e o estado.

Destino Itacaré divulgado na maior feira da indústria de viagem na Europa

Secretário de Turismo de Itacaré, Marcos Japu vê este como momento ímpar para o sul da Bahia e Itacaré. “Este é o principal evento da indústria de viagem na Europa e as atenções e curiosidades do setor e de turistas de Portugal e do continente se voltam para Itacaré com a mídia espontânea gerada pela novela Cacau”, afirma.

A BTL é visitada, diariamente, por cerca de 30 mil pessoas, média que deverá ser ainda maior a partir desta sexta-feira (1º), quando o evento será aberto ao público. Para aproveitar todo esse fluxo e divulgar o destino sul-baiano, Japu disse que há distribuição de material promocional da cidade, incluindo gráfico e exibição de vídeos. “Fizemos articulação com todo o trade de Itacaré. Não divulgamos apenas nossos materiais, mas também de hotéis e outras empresas do município”.

Material promocional da Bahia e de Itacaré usa apelos espontâneos de mídia

TURISMO BAIANO EM ALTA

Na entrevista ao PIMENTA, Maurício Bacelar comemorou os números conquistados pelo turismo baiano em 2023. “Recebemos 6 milhões de turistas na Bahia em 2023. É a maior movimentação da história. Por nossos aeroportos, passaram 10,3 milhões de passageiros no ano passado”, revelou.

No ano passado, o turismo brasileiro cresceu 6,9%. Quando o recorte é baiano, o crescimento do setor no estado atingiu 11,4%. Na temporada de verão 23/24, Maurício também aponta percentuais importantes. “A ocupação hoteleira em Itacaré, por exemplo, esteve próximo de 100% em todo o verão”, acrescenta.

Uma resposta

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *