Mestre Virgílio faleceu hoje, em Ilhéus || Foto Elisa Braga
Tempo de leitura: 2 minutos

Faleceu hoje (17), em Ilhéus, José Virgílio dos Santos, Mestre Virgílio, maior expoente da Capoeira Angola no sul da Bahia. Ele estava internado no Hospital Regional Costa do Cacau desde terça-feira (12), após sofrer Acidente Vascular Cerebral (AVC) e parada cardíaca.

Nascido em Ilhéus, ele foi iniciado na capoeiragem aos 9 anos, em 1944, pelo Mestre Caranha. Também foi discípulo dos Mestres Chico da Onça, Claudemiro, Álvaro, Elíscio, João Valença e Barreto. Formou-se contra-mestre, em 1950, pelas mãos do Mestre João Grande.

Mestre Virgílio dedicou a vida ao ensino da Capoeira Angola || Acervo M. Cabello

Mestre Virgílio fundou, em 2002, a Associação de Capoeira Angola Mucumbo (Acam). Compositor profícuo, lançou, em 2007, o disco de canções autorais Velho Angoleiro: Ladainhas e Corridos.

Pela vida dedicada à arte marcial e à transmissão da cultura afro-brasileira, a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) o concedeu, em 2021, o título de Doutor Honoris Causa.

Mestres João Grande (à esq.) e Virgílio na Roda da Paz, em Ilhéus || Acervo M. Cabello

Formou centenas de alunos. Além do trabalho na Mucumbo, ensinou a Capoeira Angola em projetos sociais ligados ao Teatro Popular de Ilhéus e ao Terreiro de Matamba Tombenci Neto. No próximo dia 26 de junho, Mestre Virgílio completaria 90 anos.

Ainda não há informações sobre o velório e o sepultamento. Assista, abaixo, à reportagem da TV Uesc sobre a trajetória do Mestre Virgílio.

3 respostas

  1. Mestre Virgílio, foi mestre do saber de uma das minhas turmas, no início da UFSB. Como aprendi com ele, quanto saber… Sentirei saudades e guardarei boas lembranças. Que o Olorum o receba em festa.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *