Projeto ConservAção Cacau + Floresta é lançado no sul da Bahia || Foto Sidney Oliveira/Ag. Pará
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Projeto-Piloto CompensAção Cacau + Floresta vai assegurar R$ 4,9 milhões a produtores de cacau interessados em recuperar áreas de Mata Atlântica. A ideia é aprofundar a integração da lavoura com a floresta, aproveitando as características do sistema cabruca, e estabelecer condições propícias de governança que facilitem a transição agroflorestal, informa a Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema), parceira da iniciativa.

De acordo com a Sema, o projeto resultará em Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) a 1.600 famílias de agricultores familiares, com a recuperação de ambientes naturais e produtivos de uma área de 10.700 hectares na Região Cacaueira da Bahia.

Os recursos irão custear o PSA por quatro anos, de 2024 a 2027, e o pagamento será vinculado à certificação da cadeia produtiva do cacau livre de desmatamento na Mata Atlântica da região. Mais detalhes serão divulgados no lançamento do projeto, na terça-feira da próxima semana (9), no município de Ibirapitanga.

7 respostas

  1. O sistema cabreúva tem de ser adotado para todo tipo de lavoura. Só assim se garantirá uma cultura sustentável. No romance Noite em Paris já se fala disto.

  2. Esse projeto é maravilhoso. Vai expandir a produção em muitas regiões. Aqui em Araçás ,região litoral Da Bahia produzimos pouco ainda mas queremos aumentar nossa produtividade.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *