Partido ainda terá "novo round" em torno de candidatura própria ou apoio a Augusto
Tempo de leitura: 2 minutos

O PT de Itabuna definirá somente no sábado (13) os nomes do partido para concorrer às vagas de vereador e se terá candidatura própria a prefeito ou se apoiará a reeleição de Augusto Castro (PSD). As escolhas serão feitas pelos 88 delegados eleitos no último sábado (6), na Câmara de Vereadores (clique aqui).

Por 594 a 590, neste final de semana, o grupo de Manoel Porfírio registrou vitória nominal em defesa do apoio à reeleição de Augusto em vez de candidatura própria. Percentualmente, 50,17% a 49,83% nos votos válidos.

Porém, houve empate para cada lado na escolha dos delegados, que serão aqueles que vão dar a palavra final, no nível local, sobre a chapa majoritária.

Com isso, a tendência é que a peleja petista em torno da candidatura própria, até aqui a posta foi a do ex-prefeito Geraldo Simões, ou apoio à reeleição do prefeito pelo PSD seja decidida somente pelo Diretório Nacional.

Quem explica os próximos passos é o presidente do PT de Itabuna, Jackson Moreira. Ligado ao grupo do ex-prefeito, ele reforça:

– O  resultado [da votação dos delegados] será encaminhado ao Diretório Nacional, que homologa decisões em cidades com mais de 100 mil eleitores e 1.000 filiados – explicou Jackson ao PIMENTA.

Há no grupo ligado ao ex-prefeito Geraldo Simões a convicção de vitória no Diretório Nacional, assegurando a candidatura própria em 2024.

Do lado do vereador Manoel Porfírio, o que se diz é que uma decisão que não seja a de apoio à reeleição de Augusto Castro será interpretada como “tapetão” (alteração de resultado fora do campo, conforme a linguagem futebolística).

Abaixo, veja o comunicado emitido pela presidência do Diretório do PT.

Comunicado Partido dos Trabalhadores

Companheiros, com o fim da primeira etapa do Encontro Municipal do Partido dos Trabalhadores, que irá definir a tática majoritária e a chapa proporcional para as eleições de outubro, o próximo passo será a construção do segundo momento.

A primeira etapa teve como resultado a vitória nominal da chapa Lula cada vez mais forte, que obteve 4 votos de frente sobre a chapa Geraldo Simões Prefeito, num universo de 1.184 votos válidos (594 a 590). Em termos percentuais, 50,17% a 49,83%.

Pelo critério da proporcionalidade, previsto no Regimento do Partido dos Trabalhadores, cada chapa amealhou 44 delegados que irão indicar à segunda e definitiva etapa do Encontro Municipal do PT. Caso haja alguma discordância de qualquer lado, a definição se dará com base no artigo 39 do Regulamento dos Encontros Municipais e Prévias – Eleições Municipais 2024, que prevê como instância de decisão a Comissão Executiva Nacional, do Diretório Nacional.

São esses delegados que, ao fim, irão deliberar pela candidatura própria a prefeito ou apoio à reeleição do prefeito Augusto Castro, como também decidir, à luz das deliberações do Diretório Nacional e da Secretaria de Finanças, a inscrição de chapa proporcional.

O Partido dos Trabalhadores saúda sua militância que fez a disputa de forma ética, ao tempo que lamenta por eventuais desvios de conduta que porventura tenham ocorrido em um dos lados da disputa desse sábado (6). Vamos seguir, companheiros, porque ainda temos uma importante etapa a cumprir e grandes decisões a tomar no processo democrático de eleição municipal.

Jackson Moreira – presidente do Diretório Municipal do PT Itabuna

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *