Portinoi, Eric Ettinger e Rafael Andrade em fechamento de parceria para o Mutirão 2024
Tempo de leitura: < 1 minuto

Na última sexta-feira (12), o colegiado do curso de Medicina da Unex Itabuna fechou parceria com o Mutirão do Diabetes em 2024. O evento será em novembro. O coordenador do curso de Medicina de Itabuna, Eric Ettinger Júnior, e o diretor-geral da Unex, André Portinoi, visitaram o oftalmologista Rafael Andrade, criador do Mutirão do Diabetes. Realizado anualmente desde 2004, o evento em Itabuna tornou-se referência no Brasil e no mundo.

O presidente da ONG Unidos pelo Diabetes apresentou para a Unex a proposta de realização do projeto que completa 20 anos agora em 2024. O médico Eric Ettinger, que já havia participado durante vários anos do Mutirão, disse ter visto a oportunidade de levar os estudantes de medicina e outros cursos da área de saúde a participarem dessa ação social que visa a prevenção contra o diabetes.

“O curso de Medicina que se destaca com a teoria e a prática a partir do primeiro semestre tem a chance de manter este alto nível de aprendizado dos futuros médicos, oportunizando o contato com o paciente em mais essa participação, o que o permite ampliar seus conhecimentos”, afirmou o intensivista.

Admirado com a dimensão da parceria e do Mutirão, o diretor André Portinoi garantiu envidar esforços para uma participação efetiva da Unex. “A Unex, comprometida com a qualidade da saúde da região, espera dar importantes contribuições”, disse.

Cordélia Torres é uma das pré-candidaturas do UB em 2024 || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O União Brasil já tem pré-candidaturas em nove das 20 maiores cidades da Bahia. São elas: Salvador (Bruno Reis), Feira de Santana (José Ronaldo), Vitória da Conquista (Sheila Lemos), Camaçari (Flávio Matos), Lauro de Freitas (Débora Régis), Alagoinhas (Paulo Cezar), Teixeira de Freitas (Marcelo Belitardo), Simões Filho (Del do Cristo Rei) e Eunápolis (Cordélia Torres).

Em algumas cidades, o União Brasil decidiu abrir mão de candidatura própria para apoiar aliados, como Juazeiro (Suzana Ramos), Santo Antônio de Jesus (Genival Deolino Souza) e Jequié (Zé Cocá). Em outros municípios, o vice-presidente eleito do União Brasil, ACM Neto, ainda tem negociado legendas aliadas para ter candidatura única na base política. Leia mais na coluna de Rodrigo Daniel Silva, no Correio.