Chico França, no centro, participa de evento de apoio do PL a Bruno Reis || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Pré-candidato a prefeito de Itabuna pelo PL, o engenheiro Chico França participou de evento que selou o apoio do seu partido ao projeto de reeleição de Bruno Reis, prefeito de Salvador e filiado ao União Brasil (UB), nesta terça-feira (30). A aliança foi fechada, segundo Chico, com o compromisso do prefeito soteropolitano de reduzir impostos e evitar a vitória da base petista no Estado.

O evento teve a participação do ex-deputado e ex-ministro João Roma, principal nome do bolsonarismo na Bahia. Chico França foi a Salvador, segundo ele, atendendo a convite da cúpula do PL.

Na capital baiana, conversou com o deputado Leandro de Jesus e com o presidente do PL na Bahia, João Roma. O apoio do PL a um nome do UB não se reproduz em Itabuna, onde o União Brasil tem Capitão Azevedo e a delegada Lisdeili Nobre como prefeituráveis.

APOIO DO BOLSONARISMO

O engenheiro disse que sua pré-candidatura a prefeito de Itabuna tem o apoio de João Roma e de Leandro de Jesus. Chico afirma ser hoje o único pré-candidato de direta, no momento, que está “fechado com Bolsonaro”. Ele articula a vinda de nomes do bolsonarismo na Bahia para fortalecer o seu nome na corrida eleitoral de Itabuna.

A aposta de Chico França no bolsonarismo pode ser explicada pelo empenho do ex-presidente em Itabuna no pleito de 2022. Num dos principais colégios eleitorais da Bahia, Jair Bolsonaro (PL), hoje declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), teve 47,07% dos votos válidos. Foram 59.332 votos para Lula (PT) ante 52.768 para Bolsonaro.

Charliane é chamada de "filha da p..." pelo ex-colega Ronaldão || Fotomontagem Pimenta
Tempo de leitura: < 1 minuto

A tensão entre os ex-colegas de Câmara de Vereadores Charliane Sousa (MDB) e Ronaldo Geraldo, o Ronaldão (PL), descambou para xingamento nesta semana. Numa reação a críticas de Charliane ao legislativo, considerado por ela como omisso na fiscalização do governo municipal, Ronaldão fez questionamentos na tribuna do plenário Raymundo Lima.

A reação do vereador à ex-colega era considerada normal e seguindo a linha habitual dele em plenário quando reage a críticas. Porém, o ataque ocorreu quando ele deixou a tribuna do plenário e se dirigia ao seu assento. Como o microfone ficou aberto, pôde-se ouvir Ronaldão justificando que tinha que dar uma resposta a Charliane.

– Eu falei para dar resposta àquela filha da puta – bradou durante a sessão da segunda-feira (29).

Ronaldão e Charliane foram colegas de parlamento na legislatura 2017-2020, quando a emedebista teve atuação destacada e tinha reeleição dada como certa, mas preferiu disputar a Prefeitura de Itabuna pelo MDB. Obteve 3,17% dos votos válidos numa eleição vencida pelo ex-deputado e hoje prefeito Augusto Castro.

O vereador ainda não se pronunciou publicamente sobre o ataque desferido contra a ex-colega.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Na Atlântico Transportes, celebramos o Dia do Trabalhador honrando aqueles que impulsionam nossa nação. Obrigado a todos os trabalhadores que confiam em nós para chegar ao trabalho, movendo não apenas pessoas, sonhos e projetos.

temporais causam 10 mortes no Rio Grande do Sul || Maurício Tonetto/ Porto Alegre 24 horas
Tempo de leitura: 2 minutos

Os temporais que atingem o Rio Grande do Sul já deixaram dez mortos e 21 pessoas desaparecidas. De acordo com balanço divulgado pela Defesa Civil do estado, na manhã desta quarta-feira (1º), 104 municípios foram afetados, 1.431 pessoas estão desalojadas e 1.145 foram levadas para abrigos.

A prioridade do governo é no resgate de famílias ilhadas. Na terça-feira (30), o governador Eduardo Leite conversou, por telefone, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que garantiu apoio federal nas ações.

“Começamos o dia com a triste notícia de que já são 8 mortes causadas pelo temporal desta semana no estado. Seguimos trabalhando intensamente para localizar os desaparecidos e garantir a segurança das comunidades em áreas de risco. Infelizmente, ainda há previsão de mais chuva”, escreveu Eduardo Leite, hoje, em publicação nas redes sociais. Os dados foram atualizados hoje. Infelizmente, já são 10 mortes confirmadas.

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que foi acionada e disponibilizou dois helicópteros para o resgate dos atingidos pela enchente na região de Santa Maria. Em uma das ações, a FAB resgatou uma família que estava ilhada em uma casa com risco de desabamento.

PREVISÃO

Os temporais castigam o Rio Grande do Sul desde segunda-feira (29) e a previsão da Defesa Civil é que o volume de chuvas continue elevado até a próxima sexta-feira (3). Estradas foram bloqueadas, escolas foram danificadas e suspenderam aulas e há municípios com problemas no abastecimento de água, energia elétrica e telefonia.

O estado vem sofrendo com ciclos cada vez mais recorrentes de intempéries climáticas. No segundo semestre do ano passado, enchentes provocadas por fortes chuvas fizeram transbordar o Rio Taquari, em uma das piores cheias em décadas, e deixaram um rastro de destruição, perdas materiais e cerca de 50 mortes.

Os vales do Caí e Taquari já enfrentam uma situação severa, com risco de alagamentos no mesmo nível dos ocorridos em novembro do ano passado, quando o estado enfrentou uma das maiores enchentes da história”, informou o governo do RS.

Todos os rios monitorados pelas autoridades do estado estão com níveis acima dos limites de alerta. Nos próximos dias, a preocupação se estenderá aos municípios da região metropolitana de Porto Alegre, incluindo os rios Jacuí, Guaíba e Sinos, que também podem transbordar.

Leia Mais

Irmã de criminoso de Itabuna é presa no Rio de Janeiro || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A irmã de homem acusado de ser um dos maiores criminosos do sul da Bahia foi presa, nesta terça-feira (30), no Rio de Janeiro. Procurada pelos crimes de tráfico de drogas, homicídio e associação ao tráfico, Sidcleia Silva dos Santos, de 42 anos, “Teinha”, foi detida pela Polícia Civil, no Complexo da Penha, na Zona Norte da capital Fluminense.

Sidcleia Silva foi presa quando saía do Complexo da Penha para ir a uma agência bancária. De acordo com a polícia, a mulher é a responsável pela contabilidade dos lucros, fruto do tráfico de drogas de uma das facções criminosas na Bahia.  Ela foi detida por agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes em um trabalho conjunto com a Subsecretaria de Inteligência da Polícia Civil (SSINT) do Rio de Janeiro

Teinha é irmã do conhecido e temido traficante Sidmar Soares Santos, o “Bolota”. O criminoso já foi condenado a 18 anos por dois assassinatos. Ele foi punido pelos homicídios de Juvenal Nonato de Oliveira, ocorrido em 2009, e de Robson Bispo de Souza, morto no interior do Conjunto Penal de Itabuna, em 2005.

DE ALTA PERICULOSIDADE

Bolota também é acusado de porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas, formação de quadrilha e outros assassinatos em municípios do sul, extremo-sul e sudoeste da Bahia. Bolota é uma das caras estampadas no “Baralho do Crime”, uma ferramenta da Secretaria de Segurança Pública da Bahia para localizar criminosos foragidos. Ele é considerado de alta periculosidade.

No ano passado, a Polícia Civil do Rio de Janeiro informou que Bolota e um um comparsa, identificado como Manoaldo Falcão Costa Júnior, o Gordo Paloso, participaram de uma série de assaltos e roubos a bancos no Rio. As investigações apontaram que a dupla ajudou a arregimentar bandidos de outros estados para os assaltos.