Convenção Batista em Itabuna reúne participantes de 20 municípios || Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O Congresso de Ação Social da Convenção Batista Baiana reuniu participantes de mais de 20 cidades e 46 igrejas, em Itabuna, neste final de semana. O evento na Igreja Batista Teosópolis de Itabuna trouxe nomes como Maurício Cunha, referência brasileira no cuidado e proteção à criança e ao adolescente.

– O nosso Congresso atingiu o objetivo proposto. Reunimos um grande número de pessoas, realizamos excelentes oficinas de capacitação na elaboração de projetos – disse Uellinton Rocha, gerente de Responsabilidade Social da Convenção Batista Baiana, que destacou a participação de Maurício Cunha.

Anfitriã do evento, a Igreja Batista Teosópolis também tem sido referência nacional na execução de projetos sociais. “Pudemos compartilhar as boas práticas com diversas cidades da Bahia”, assinalou Uellinton.

Representante de Camaçari, o pastor Silas Gomes de Santana falou do compartilhamento de experiências. “O Congresso foi muito positivo para nós. Pudemos compartilhar experiências em projetos e conhecer as ações exitosas da Teosópolis”, disse.

AÇÃO EXTRAORDINÁRIA

Um dos principais palestrantes do Congresso, o engenheiro e ex-secretário nacional de Proteção à Criança e ao Adolescente Maurício Cunha, reconhecido no Brasil e no exterior nesta área, com quatro livros publicados e 30 anos de trabalho com o social considerou o Congresso extraordinário.

– Foi uma oportunidade extraordinária de estar mobilizando o povo de Deus, conscientizando sobre sua missão, que inclui também o engajamento e a transformação social. A Convenção Batista Baiana está de parabéns pelo congresso com a participação de vários municípios baianos. Eu fico muito feliz de ver uma igreja como a Teosópolis engajada na cidade, discutindo políticas públicas, mobilizando os membros, uma igreja com tantos projetos – elogiou.

Para Maurício Cunha, a assistência social deveria ter mais recursos. “Falta financiamento. Vemos [que as] políticas da saúde e da educação têm o princípio constitucional que garante os recursos, e o social depende do poder discricionário do prefeito. Se o prefeito não pensar nos mais vulneráveis, a política fica enfraquecida” , constatou.

FUNDO DE ATENÇÃO À CRIANÇA

Maurício Cunha é diretor do Childfund, fundo de atendimento às crianças com 57 anos de presença no Brasil e 83 anos no mundo, mais antigo que a Organização das Nações Unidas (ONU). O Childfund atua em 24 países e em sete estados do Brasil, onde já passou por 781 comunidades.

De acordo com os números da Childfund, nesse período foram atendidas 85 mil crianças, adolescentes e jovens e cerca de 39 mil famílias. O Childfund tem vários exemplos de apadrinhados que cursaram faculdades, se formaram e montaram empreendimentos. Gente que teve a história de vida transformada.

Ainda em sua participação no evento em Itabuna, Maurício Cunha aconselhou. “Deixar uma criança sem supervisão é deixá-la em um carro a 180 km por hora. Temos que dialogar com os filhos e afirmar o amor”, aconselhou.

TRABALHO DE RELEVÂNCIA

Representando o município, a secretaria interina de Promoção Social, Luciana Seara, avaliou como importante a realização do congresso. “Estamos felizes em sediar o Congresso. Vejo como relevante. A gente sabe o trabalho que a Igreja Teosópolis realiza com as famílias. É um trabalho de responsabilidade e compromisso, uma ação contínua. Fico muito feliz em saber que a igreja caminha junto com o poder público, que não consegue atender todos que precisam dos nossos serviços. Foi uma troca de experiências muito importante”, disse a gestora.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *