Itabuna Esporte Clube saiu na frente, mas cedeu empate || Imagem TV Vitória
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Itabuna Esporte Clube esteve muito perto de conquistar a sua terceira vitória na Série D do Campeonato Brasileiro.  Jogando neste sábado (18), no Estádio Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro, o Dragão do Sul marcou o seu gol aos 40 minutos do segundo tempo, com o centroavante Lawan, contra a Portuguesa.

O Itabuna levou o gol de empate aos 49 minutos do segundo tempo. Depois de uma cobrança de falta, Rafael Silva subiu mais que a defesa do Dragão do Sul para igualar a partida para a Portuguesa. Com o resultado, o time baiano segue invicto, com oito pontos e na briga por uma vaga na próxima fase da competição nacional.  A Portuguesa chegou aos 6 pontos e também está viva.

Na próxima rodada, o Itabuna recebe o Nova Iguaçu, no  sábado (25), a partir das 16, no Estádio de Pituaçu, em Salvador.  O Dragão do Sul atua na Série D do Campeonato Brasileiro com jogadores da equipe sub-23 do Vitória e manda seus jogos na capital baiana. Assista à partida com transmissão da TV Vitória.

 

Hoje, 18 de maio, é o Dia Nacional da Luta Antimanicomial
Tempo de leitura: 2 minutos

A liberdade é a única via de cuidado que possibilita o restabelecimento da saúde biopsicossocial das pessoas em sofrimento psíquico.

Jualiana Campos e Jádira Gomes 

No dia 18 de maio de 1987, o Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, em Bauru, deu origem ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Apesar do nome destacar os profissionais da área, foi também um encontro dos pacientes e familiares, os outros dois dos três pilares do movimento social que, em abril de 2001, resultou na Lei 10.216, de proteção dos direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais, responsável pelo redirecionamento do modelo assistencial em saúde mental.

A data ressalta a importância da liberdade como forma de cuidado das pessoas em sofrimento psíquico, que marca as mobilizações em torno do fechamento de manicômios e a formalização de novas legislações, a implantação da rede de saúde mental e atenção psicossocial e da instauração de novas práticas no importante movimento de Reforma Psiquiátrica Brasileira.

O 18 de Maio também nos lembra que a luta antimanicomial é constante, pois ainda hoje existe uma correlação de forças que tenta recorrer às práticas manicomiais, ou seja, práticas que isolam, excluem, desumanizam e aprisionam as pessoas em sofrimento psíquico.

A loucura é sempre mobilizadora de afetos intensos e marcantes. Muitas vezes, diante dela, sentimos repulsa, medo e estranhamento, porém a loucura é humana e está para todos nós, em alguma medida. Não à toa tivemos, até um passado recente, séculos de manicômios que, ao invés de tratar e cuidar, segregavam e maltratavam essas pessoas e as tornavam inexistentes para boa parte da sociedade.

Hoje é notório que a liberdade é a única via de cuidado que possibilita o restabelecimento da saúde biopsicossocial das pessoas em sofrimento psíquico. É condição inegociável para o tratamento dessas pessoas. Por isso a data é tão importante e significativa na historia da luta antimanicomial, que nunca cessa e deve se manter incessante e cotidiana.

Juliana Campos Oliveira é psicóloga e psicanalista; Jádira Gomes é assistente social.

Atletas de Itacaré e Ubaitaba disputam a Copa Brasil de Canoagem, no Paraná || Foto FBC
Tempo de leitura: < 1 minuto

A delegação baiana de canoagem disputa, em Curitiba (PR), a II Etapa da Copa Brasil de Canoagem de Velocidade e Paracanoagem, que acontece até este domingo (19).  Dentre os participantes estão atletas de Itacaré, Ubaitaba, Ubatã e Camamu.  A competição nacional reúne 150 atletas de nove estados e 20 associações.

A Bahia é representada pela Associação Cacaueira de Canoagem (ACC), de Ubaitaba; Associação de Canoagem de Itacaré (ACI); Associação de Clube de Remo (ACR), de Camamu; e a Associação Ubatense Esportiva de Canoagem. A equipe de Ubaitaba está em 2º lugar no ranking nacional e a de Itacaré, é terceira colocada.

Mesmo sem os nomes que já garantiram a vaga olímpica para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, como Isaquias Queiroz, Vadenice Conceição, Filipe Santana e Jack Goodman, a presidente da Federação Baiana de Canoagem (Febac), Camila Lima, espera bons resultados. “A expectativa da equipe é se manter entre os três melhores colocados e obter o melhor ranking nacional 2024”, afirma.

A Copa Brasil é um dos dos eventos que definem a pontuação geral do ranking nacional de Canoagem Velocidade, ao lado da primeira etapa, realizada em abril em Lagoa Santa (MG), e do Campeonato Brasileiro de Canoagem de Velocidade e Paraconagem 2024, previsto para setembro, também em Lagoa Santa.

Os competidores viajaram para a capital do Paraná com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

 

A estrutura (no lado esquerdo do campo) com toldos foi montada neste sábado (19) para mais um domingo com muito barulho
Tempo de leitura: 2 minutos

Quem prefere descansar da correria da semana no conforto lar, assistindo a um filme, ao futebol, uma série ou tirando uma “soneca” está revoltado com que os moradores afirmam ser barulho infernal no entorno do campo de futebol amador, no Centro de Integral à Criança (CAIC), no bairro Jardim Primavera. Eles se queixam de uma disputa de paredões promovida todos os domingos.

Os moradores denunciam que os donos de carros de som tipo paredões começam a disputa logo depois das partidas de futebol. Às vezes, segundo relatam ao PIMENTA, a muvuca vai até mais tarde. A acionada, a Polícia Militar atende às ocorrências, determina que os barulhentos respeitem o limite de decibéis estabelecido em lei, mas, quando os PMs deixam o local, tudo fica como antes, conforme os denunciantes.

Os moradores afirmam que o tormento teve início há cerca de cinco meses, quando começou um campeonato amador patrocinado por um vereador. “Eles alegam que têm alvará para utilizar os paredões. Essa autorização teria sido concedida ao vereador, que seria da base do prefeito. Por isso, os policiais quase nada podem fazer”, afirma uma moradora que preferiu não se identificar.

Os moradores asseguram que não são contra a realização da competição esportiva no campo de futebol amador, mas com controle no volume de som. “Trabalhamos a semana inteira e não temos o direito de descansar dentro da nossa própria casa aos domingos? Isso é um abuso, absurdo. Só queremos que nos respeitem, como cidadãos que pagamos os nossos impostos”, acrescenta a moradora.

PREFEITURA PROMETE AÇÃO PARA CONTROLAR BARULHO

O secretário de Segurança e Ordem Pública de Itabuna, Humberto Mattos, por meio da Assessoria de Comunicação do Município, informou ao PIMENTA que tomou conhecimento do problema apresentado pelos moradores do Jardim Primavera. Disse que a fiscalização vai atuar para impedir paredões nas proximidades do campo de futebol.

O secretário acrescentou ainda que, por sua determinação, equipes do Grupo Ostensivo de Proteção Ambiental (GOPA) e da Guarda Civil Municipal já vão ao local neste final de semana.

Bebeto reúne lideranças do PSB no Centro de Convenções
Tempo de leitura: 2 minutos

O vice-prefeito de Ilhéus, Bebeto Galvão, reuniu lideranças do PSB no lançamento de sua pré-candidatura a prefeito, nesta sexta-feira (17), no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. Marcaram presença a deputada federal Lídice da Mata e o secretário Nacional de Formação do PSB, Domingos Leonelli. Também participaram o vereador Cláudio Magalhães, do PCdoB; o presidente do Sintepav-BA, Irailson Gazo; e o presidente da Força Sindical Bahia, Emerson Gomes.

Bebeto defendeu a construção coletiva de um programa de desenvolvimento para o município. “Precisamos construir um projeto através do debate, ouvindo o povo e, de forma colaborativa, criar uma teia de propostas que reflitam as necessidades da nossa gente. A partir disso faremos um programa de governo participativo, popular e transparente”, apontou.

Para Bebeto, é necessário criar as condições de assegurar um governo inovador. “Capaz de induzir a um novo ciclo de desenvolvimento econômico e social. Nós temos muito a fazer para que a cidade possa renascer criativamente pelas mãos do seu próprio povo”, acrescentou.

APOIO PARTIDÁRIO

Lídice afirmou que Bebeto terá todo o apoio necessário do PSB, atribuindo ao aliado as qualidades do gestor público experiente e comprometido com as necessidades da população. “Eu tenho a confiança de que Bebeto, com a experiência que teve na Câmara dos Deputados, continuará buscando recursos para Ilhéus, recursos que ele enquanto deputado destinou ao município. Ele é um candidato diferente dos outros, porque dificilmente outro candidato tem essa ligação tão profunda com a vida e a história da cidade”.

Segundo Bebeto, o momento é de união. “Agradeço ao PSB e a todas as pessoas que acreditam nesse projeto e caminham conosco. Com o comprometimento dos nossos pré-candidatos, vamos fazer a diferença e conduzir um processo democrático, que seja o reflexo daquilo que pensa o ilheense sobre a cidade”, concluiu.

Lideranças do PSB que não puderam ir ao ato enviaram vídeos de apoio a Bebeto, a exemplo do presidente nacional do partido, Carlos Siqueira; do ministro Márcio França (Empreendedorismo), e da deputada estadual Fabíola Mansur.

Originais, Paulo Alves e Orlando Neto são as atrações do Cola na Manu neste sábado
Tempo de leitura: < 1 minuto

Sábado de arrasta-pé em Itabuna. É a sétima edição do Arraiá Cola na Manu, com Originais do Forró, Paulo Neto e Orlando Alves, a partir das 21h, no Bairro São Judas, em Itabuna. A festa vem com o seu formato inicial, com comidas típicas e a estrutura junina tradicional.

– Estou muito animada com o retorno do Arraiá Cola Na Manu, que não acontece desde 2019. Essa foi a festa que deu início à marca e é a que mais está no coração das pessoas – afirma a produtora do Arraia, Manu Berbert.

Ela lembra que o público do Arraiá Cola na Manu amadureceu junto com a festa, que volta a abrir a temporada do melhor do forró. “Hoje nós queremos um evento confortável, para reencontrar amigos e nos divertirmos. E essa é a proposta do Arraiá”, comenta Manu. A festa tem ingressos limitados, que podem ser adquiridos no site da Bilheteria Digital (clique aqui).

SERVIÇO
🎶 Arraiá Cola Na Manu
QUANDO: Hoje, 18 de maio, a partir das 21h
LOCAL: Rua Itália, 198, Bairro São Judas
INGRESSOS: https://www.bilheteriadigital.com/arraia-cola-na-manu-18-de-maio