Uesb abre vagas em cursos de graduação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo de Acesso e Inclusão, com vagas para o segundo período letivo de 2024. A seleção é destinada a quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência e pessoas trans. As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de junho.

São ofertadas 96 vagas em 24 cursos de graduação, distribuídos pelos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. Para participar, é necessário que ter concluído o Ensino Médio ou curso equivalente, não ser portador de diploma de curso de graduação e atender aos requisitos para ingresso nos cursos regulares de graduação da Uesb por meio de cotas adicionais, conforme instruções no Edital 127/2024, que rege a seleção.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas exclusivamente na página da Uesb. No Anexo único, é possível ter acesso ao quadro de vagas, bem como aos códigos do curso.

Deputados aprovam reajuste no salário dos servidores estaduais || Foto Sandra Travassos/ALBA
Tempo de leitura: 2 minutos

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou, nesta terça-feira (28), o Projeto de Lei que autoriza o reajuste de 4% sobre os vencimentos, subsídios, saldos e gratificações dos servidores ativos, inativos e de pensionistas da administração direta, autarquias e fundações do Poder Executivo.

O reajuste é dividido em 2% a partir de 1º de maio, incidindo sobre os valores vigentes em 30 de abril de 2024; e 2% a partir de 31 de agosto de 2024, incidindo sobre os valores vigentes em 30 de agosto de 2024. Também foram aprovados mais três PLs do Executivo e dois Projetos de Resolução da Mesa Diretora da ALBA.

TÉCNICO ADMINISTRATIVO

O segundo PL alterou a estrutura remuneratória dos cargos das carreiras dos Grupos Ocupacionais Artes e Cultura, Comunicação Social, Fiscalização e Regulação, Obras Públicas, Técnico-Administrativo, Técnico-Específico, Serviços de Apoio Técnico-Administrativo da Procuradoria Geral do Estado e Fisco, da carreira do Magistério Público das Universidades Estaduais, das carreiras de Nível de Apoio do Quadro Especial das Universidades Estaduais, dos cargos dos Quadros Especiais e dos cargos em comissão do Magistério Público Estadual do Ensino Fundamental e Médio.

A terceira proposição aprovou o pedido do governador Jerônimo Rodrigues de mudança da destinação de um empréstimo de R$ 2 bilhões, solicitado ainda na gestão de Rui Costa (PT) em 2015. O objetivo de fortalecer programas estruturantes relativos ao desenvolvimento de infraestruturas logísticas, institucionais e eficiência energéticas, à melhoria da mobilidade e acesso a oportunidades, à transição ecológica inclusiva para o crescimento sustentável.

O quarto PL, aprovado na sessão, dispõe sobre a transação de créditos tributários e não tributários inscritos em dívida ativa. O objetivo é estabelecer regras balizadoras para a celebração da transação para prevenir ou terminar litígios relativos à cobrança de créditos tributários e não tributários inscritos em dívida ativa, com esteio nos princípios constitucionais da isonomia, da transparência, da moralidade e da eficiência.

A quinta proposição aprovada foi um Projeto de Resolução da Mesa Diretora da ALBA, que institui o Programa de Aposentadoria Voluntárias dos Servidores da Assembleia Legislativa da Bahia. Por último, outro PRes, fixa os salários do governador, vice-governador, secretários de Estado e membros do Ministério Público nos mesmos valores do reajuste geral. Este último foi votado em dois turnos.

Prazo para quitar IPVA com desconto termina nesta quarta-feira (29) || Foto Paula Fróes
Tempo de leitura: 2 minutos

Termina nesta quarta-feira (29) o prazo para pagamento, com desconto de 8% no pagamento, em cota única, do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para proprietários de veículos com placas de final 6.

Caso opte pelo pagamento em cota única com o desconto de 8%, incluindo o licenciamento, o contribuinte pode quitar o tributo via Pix, por meio do portal www.ba.gov.br. Para isso, basta entrar com usuário, senha e solicitar o serviço “Pagar licenciamento cota única – emissão do DAE”. O pagamento também pode ser feito pelos canais das instituições como Banco do Brasil, Bradesco e Bancoob.

Outra opção é quitar o IPVA em cinco vezes. Para aderir ao parcelamento, o pagamento da primeira cota deve ser feito na mesma data do vencimento do desconto de 8%, isto é, esta quarta-feira (29) para placa final 6. Caso o contribuinte prefira quitar o imposto em cota única, sem desconto, o prazo para a placa 6 é até 30 de setembro.

MAIS INFORMAÇÕES

Para mais informações, o contribuinte pode utilizar o atendimento do Balcão Virtual, disponível no site www.sefaz.ba.gov.br, enviar e-mail para faleconosco@sefaz.ba.gov.br ou ligar para o call center, no 0800 071 0071 (para ligações de telefone fixo) ou no 71 3319-2501 (para ligações de celular ou de telefone fixo).

Além dos automóveis de final de placa 6, os proprietários de veículos na Bahia com placas terminadas em 7, 8, 9 e 0 ainda podem aproveitar o abatimento em cota única. Para esses mesmos veículos, também é possível parcelar o imposto em cinco vezes, sem o desconto de 8%.

Para os automóveis com placas de finais 7 e 8, os respectivos vencimentos estão previstos para 27 e 28 de junho. Já para as placas terminadas em 9 e 0 os prazos para pagamento com o desconto de 8% e para o início do parcelamento se encerram nos dias 30 e 31 de julho.

Valderico Junior faz sugestão ao prefeito Mário Alexandre
Tempo de leitura: < 1 minuto

O pré-candidato a prefeito de Ilhéus pelo União Brasil, Valderico Junior, sugeriu que a Prefeitura promova contagem regressiva para os 500 anos da antiga Capitania de São Jorge dos Ilhéus, a partir do próximo dia 28 de junho, no aniversário do município.

“Prefeito Mário Alexandre, ajude o próximo prefeito de Ilhéus. Daqui a exatamente um mês, nós estaremos fazendo 490 anos. Faça uma programação, uma contagem regressiva sobre os 500 anos de Ilhéus”, disse Junior em vídeo divulgado hoje (28) nas redes sociais.

Segundo ele, a efeméride é oportuna para projetar o futuro do município. “Esse planejamento que a gente tanto precisa fazer. Melhorar a cultura, o turismo. Pegar toda a infraestrutura da cidade, ser requalificada. Então, agora, dia 28 de junho, aproveita isso. Faz isso pelos ilheenses, pelo menos”, concluiu o pré-candidato, ainda se dirigindo a Marão. Assista.

Incêndio atinge imóvel vizinho ao Boteco Gaúcho || Imagem Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Na tarde desta terça-feira (28), um incêndio atingiu imóvel vizinho ao Boteco Gaúcho, ao lado do Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna. O Corpo de Bombeiros foi acionado e está no local.

Ouvido pelo PIMENTA, o 4º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede Itabuna, confirmou a ocorrência, mas ainda não tem informações sobre a presença de vítimas no local e a causa do incêndio. A corporação vai divulgar detalhes após o fim do atendimento. Confira vídeo feito no local.

Com a sua pré-candidata a vice, Miltinho do Axé lidera intenções de voto em Coaraci
Tempo de leitura: < 1 minuto

Pesquisa da PMX aponta vantagem de mais de 20 pontos do pré-candidato Miltinho do Axé (PSD) na corrida à Prefeitura de Coaraci. Ele atinge 51,67% das intenções de voto contra 29,67% de Célio do Asfalto (PT), apontado como novo candidato do prefeito Jadson Albano (Avante).

O universo de indecisos, de acordo com o levantamento, atinge 13,33%. Ainda segundo a PMX, 5,33% dos eleitores pretendem anular o voto. A pesquisa ouviu 600 eleitores coaracienses no período de 23 a 27 de maio. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais. Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BA-08591/2024.

POTENCIAL, EXPECTATIVA DE VITÓRIA E REJEIÇÃO

A pesquisa também aferiu o potencial de votos de cada candidato, rejeição e expectativa de vitória.

Para 52,33% do eleitorado consultado, Miltinho do Axé vencerá a disputa pela Prefeitura de Coaraci em 2024, enquanto outros 19,67% apontam para vitória de Célio do Asfalto.

O instituto quis saber em quem o eleitor não votaria (“de jeito nenhum”). Miltinho é rejeitado por 17,17% e Célio do Asfalto por 19,5%.

Quando avaliado o potencial de votos, 63,17 votariam ou podem votar no pré-candidato do PSD. Já o nome do PT, atinge 40,17%, segundo a PMX.

Evento será na próxima semana, nos dias 5 e 6 de junho
Tempo de leitura: 2 minutos

O colóquio As Humanidades e a Casa Comum vai reunir pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento nos dias 5 e 6 de junho, no auditório Professor Altamirando Marques, na Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus. Organizado pelo Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Uesc, o evento marcará o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho.

O diretor do Departamento, professor Antônio Balbino Maçal Lima, informa que o colóquio ultrapassa o interesse acadêmico e é voltado para todas as pessoas motivadas a compreender a crise ambiental e agir face às exigências que ela impõe. “A ideia é possibilitar a partilha de experiências e saberes relacionados com as mais urgentes interrogações do nosso tempo”, acrescentou.

PROGRAMAÇÃO

O auditório fica no Pavilhão Waldir Pires. A abertura do colóquio será às 8h30min do dia 5 de junho. Às 9h, a professora Christiana Cabicieri Profice vai proferir a palestra Os Nós do Antropoceno. Já a professora Anna Fridha Ott abordará, às 11h, o ecofeminismo e a agroecologização de territórios.

O colóquio recomeça às 14h, com a apresentação de Maria Medrado, Territórios, identidades e movimentos: reflexões socioambientais na contemporaneidade. A última atividade do dia será uma discussão sobre natureza e deidades, ministrada por Luís Marcelo Rusmando, em diálogo com a obra de Espinosa (1632-1677). A programação continua na quinta-feira, 6 de junho, das 8h30min às 17h. Confira na imagem.

Programação do colóquio no dia 6 de junho

As inscrições são limitadas e podem ser feitas até 4 de junho, por meio do formulário eletrônico disponível aqui.

CASA COMUM

O nome do colóquio faz referência à Encíclica Louvado Seja: Sobre o Cuidado com a Casa Comum (2015), do Papa Francisco. “Esquecemo-nos de que nós mesmos somos terra (cf. Gn 2, 7). O nosso corpo é constituído pelos elementos do planeta; o seu ar permite-nos respirar, e a sua água vivifica-nos e restaura-nos. Nada deste mundo nos é indiferente”, escreveu Francisco. Leia na íntegra.

Manifestantes ocupam a via sentido Ilhéus || Fotomontagem PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Funcionários da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) fazem nova manifestação na BR-415, trecho Ilhéus-Itabuna, nesta terça-feira (28). Eles ocupam parte da rodovia, em frente ao Hospital Regional Costa do Cacau. O ato faz parte da mobilização das categorias que reivindicam reajuste salarial de 10% ao Governo do Estado. Protesto semelhante ocorreu na quarta-feira da semana passada (relembre).

A proposta do Governo, de 4% de reajuste linear para o funcionalismo, será apreciada hoje, a partir das 14h, pela Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba). A matéria iria à votação na semana passada, mas a sessão foi encerrada sob protesto dos servidores presentes.

Sindicatos convocaram manifestações em diversas cidades do Estado, a exemplo de Salvador, onde vão se concentrar na sede da Alba. A Praça Adami, em Itabuna, também recebe ato de servidores nesta terça.

Ao PIMENTA, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), responsável pelo policiamento daquela parte da BR-415, informou que a manifestação já foi encerrada, e o trânsito flui normalmente no local.

REDUÇÃO DO PODER DE COMPRA DOS SERVIDORES

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação acumulada de 2015 a 2023 chegou a 47,16%, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). No mesmo período, o Governo da Bahia concedeu reajuste salarial aos servidores somente no ano passado e em 2022, ambos de 4%. A defasagem do poder de compra do funcionalismo baiano é, em média, de 39,16% em nove anos. Atualizada às 12h13min para acréscimo de informações.

Pagamento foi creditado nesta terça-feira (28), informa SEC
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os professores da rede estadual de ensino da Bahia que não atuaram no período contemplado pelos precatórios do Fundef, de 1998 a 2006, tiveram direito a um abono extraordinário. O benefício foi pago nesta terça-feira (28), informa o Governo do Estado. O valor é de R$ 3.179,80 para quem atua 20h por semana e de R$ 6.359,61 para os docentes com vínculo de 40h; ambos em parcela única.

A soma dos valores, equivalente a cerca de R$ 450,4 milhões, representa 30% dos recursos repassados pela União ao Estado em 2024 como precatórios do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério.

Ao anunciar o depósito, a secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, ressaltou o compromisso da gestão com o Magistério Público. “Todos serão contemplados. Aproximadamente, 85 mil profissionais. Mais uma vez, o Governo do Estado honrando seu compromisso de valorização do professor e da professora, do coordenador e da coordenadora pedagógica”, declarou.

No primeiro repasse da União ao Estado, em 2022, a Bahia destinou cerca de R$ 1,4 bilhão em recursos dos precatórios do Fundef a mais de 87 mil beneficiários. No ano passado, o governo pagou a segunda parcela, de R$ 1,36 bilhão. Com o terceiro repasse, foram destinados mais de R$ 4,2 bilhões para o pagamento dos precatórios aos educadores, conforme a Secretaria da Educação do Estado (SEC).

Samu presta socorro a vítima de acidente na BR-415 || Imagem OziTV
Tempo de leitura: < 1 minuto

Motociclista ficou ferido após engavetamento na BR-415, em Itabuna, nesta manhã de terça-feira (28). Além da moto, o acidente envolveu três carros de passeio e um Fiat Toro. O condutor da moto ficou deitado no acostamento da rodovia até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192). Não há detalhes sobre o estado de saúde dele.

O acidente ocorreu nas imediações do bairro Morumbi, por volta das 8h. Os veículos trafegavam sentido Itabuna. As colisões danificaram severamente dois carros de passeio. Um Chevrolet Onix teve a frente destruída.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) reorientou o trânsito no local e registrou a ocorrência. Uma longa fila de carros se formou, mas a rodovia já foi completamente liberada.

Panorâmica da cidade de Teixeira de Freitas, no extremo-sul || Foto Wagner Morau/PMTF
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Justiça determinou à Prefeitura de Teixeira de Freitas a retificação do edital 01/2024 do concurso público do Município para adequar os vencimentos de profissionais da Enfermagem ao piso salarial nacional da categoria. A decisão do juiz da Vara Federal Cível e Criminal em Teixeira de Freitas, Raimundo Bezerra Mariano Neto, decorre de ação civil pública movida pelo Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) contra a oferta salarial abaixo do piso estabelecido pela Lei 14.434/2022.

O edital inicial previa vencimentos de R$ 2.375,00 para enfermeiros e R$ 1.662,50 para técnicos de enfermagem, ambos para 40 horas semanais. No entanto, a legislação estabelece um piso salarial de R$ 4.750,00 para enfermeiros e R$ 3.325,00 para técnicos de enfermagem. A decisão judicial assegura que os profissionais sejam remunerados de forma justa, reconhecendo a importância de seu trabalho na assistência à saúde da população.

O presidente do Coren-BA, Davi Apóstolo, celebrou a decisão. A vitória judicial, observa, beneficia não apenas os profissionais de Teixeira de Freitas, mas todos da Bahia. “Estamos comprometidos com a defesa dos direitos da nossa categoria e essa vitória judicial reforça a nossa missão de lutar pela valorização da Enfermagem”, afirmou.

ADVERTÊNCIA

A justiça também fixou uma multa de R$ 50.000,00 em caso de descumprimento da liminar, advertindo sobre a possibilidade de responsabilização pessoal dos agentes públicos omissos. “Fixo multa de R$50.000,00 (cinquenta mil reais) para o caso de descumprimento do preceito liminar, advertindo, também, para a possibilidade de responsabilização pessoal dos agentes públicos omissos”, advertiu o magistrado em decisão a qual o PIMENTA teve acesso.

Recepcionista de hotel está entre as vagas ofertadas nesta terça-feira || Foto Omnibees
Tempo de leitura: 4 minutos

Quem está à procura de vagas de emprego, estágio ou Jovem Aprendiz, nesta terça-feira (28), terá várias oportunidades a depender da qualificação e área de interesse em Itabuna, Ilhéus, Jequié e Valença. O cadastramento para disputa de vagas é feito no SineBahia nestes municípios.

O interessado deve ficar atento ao horário de funcionamento e documentação exigida. Em Itabuna e Ilhéus, até as 16h. Em Valença, encerra às 14h e em Jequié às 17h. Deve-se chegar, pelo menos, 30 minutos antes do encerramento do expediente.

Para o cadastramento, é exigida a apresentação de carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de endereço e de escolaridade. Caso possua, também pode juntar certificação de cursos de qualificação na área desejada. São 115 vagas em Jequié, 38 em Itabuna, 17 em Ilhéus e 3 em Valença.

ONDE FICA O SINEBAHIA

Mora em Ilhéus? O cadastramento é feito na Rua Eustáquio Bastos, no Centro. Em Valença, fica na Avenida ACM, no Novo Horizonte. Em Itabuna, o SineBahia fica no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), no Góes Calmon. A unidade de Jequié atende na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru. Clique em Leia Mais e veja as vagas anunciadas.

Leia Mais