Cozinha da Cabana do Zé foi completamente destruída || Fotomontagem PIMENTA
Tempo de leitura: 2 minutos

O cenário de destruição na cozinha da churrascaria Cabana do Zé, na rua São José, no bairro de Fátima, em Itabuna, atingida por um incêndio na última quinta-feira (30), está comovendo dezenas de pessoas não só do sul da Bahia, mas também em outros estados. Os donos do estabelecimento foram incentivados a lançar uma vaquinha online para reconstruir e reequipar o espaço. O objetivo é arrecadar R$ 80 mil.

Lançada na quinta-feira (30), dia em que um vazamento de gás causou o incêndio na cozinha do restaurante, a vaquinha ainda está em ritmo lento. Até noite desta sexta-feira (31), arrecadou pouco mais de 7 mil, menos de 10% do valor estimado para que a cozinha seja reformada e reequipada e a Cabana do Zé volte a funcionar. O interessado pode contribuir com qualquer valor. Acesse aqui. A conta está no nome de Daniela Costa dos Santos, sócia do estabelecimento.

Além de destruir completamente a cozinha da Cabana do Zé, as chamas causaram queimaduras de primeiro e segundo graus nos braços, pernas e rosto de George Luiz Costa dos Santos, um dos proprietários. Ele foi socorrido para o Hospital de Base de Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna. O estado de saúde dele é estável.

Além da recuperação de George, irmão de Daniela e filho de Seu Zé, a família está preocupada com os salários dos trabalhadores e despesas com fornecedores. Por isso, querem reabrir o estabelecimento o mais rápido possível.

CHURRASCARIA TRADICIONAL EM ITABUNA

A Cabana do Zé é das churrascarias mais antigas de Itabuna e uma das mais famosas pela qualidade do serviço e da comida caseira, uma combinação de feijão tropeiro, carnes e saladas. O estabelecimento mantém o padrão do comerciante José Alves dos Santos, que fazia questão de sentar à mesa para um bate-papo divertido com os clientes.

Seu Zé, como era carinhosamente chamado pelos amigos, faleceu em setembro de 2020, meses depois da partida da sua companheira de mais de 50 anos. Os filhos George Luiz e Daniela tocam o estabelecimento desde o falecimento dos pais.

A cozinha da Cabana do Zé havia sido reformada e equipada recentemente. O salão do churrascaria também foi reformado. Este espaço não chegou a ser atingido pela explosão e incêndio de quinta-feira (30).

Repetimos: a doação para a reabertura do estabelecimento pode ser de qualquer valor. Entre nessa corrente de solidariedade para ajudar não somente os proprietários, mas também todos os funcionários que dependem do emprego para pagar suas contas. Para acessar a vaquinha, clique aqui. Outra opção é fazer PIX em nome de um dos sócios, George Luiz dos Santos. A chave PIX é 433.418.455-34, conta Pagseguro Internet S.A.

 

Acusado de "rachadinha" e assédio sexual por ex-assessoras, Lucas Lima reassumirá mandato de vereador em Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) suspendeu decisão da Câmara Municipal de Ilhéus e devolveu o mandato ao vereador Luca Lima (PSDB). Acusado de uma séries de irregularidades, dentre as quais “rachadinha”, assédio moral e sexual, uso de servidores em desvio de função, o político teve o mandato cassado em agosto de 2021, depois de cinco horas sessão.

Para a desembargadora Heloísa Pinto Freitas Vieira Graddi, houve irregularidade no processo que cassou o mandato de Luca Lima. A magistrada determinou que Lima seja reconduzido ao cargo imediatamente, mas sem direito ao pagamento de salário retroativo. “Que este juízo de primeiro grau seja oficiado, imediatamente, para que sejam adotadas as medidas necessárias ao seu célere e irrestrito cumprimento da decisão, além de atribuir força de mandado e/ou ofício à própria decisão”.

O mandato de Luca Lima foi cassado por 18 votos a 1. Somente o vereador Nerival Reis (PSL) votou a favor do colega. Luciano Luna (PV) se absteve. De acordo com o relatório da Comissão Processante que investigou a quebra de decoro parlamentar, o vereador praticou “rachadinha”, assédio moral e sexual, desvio de função dos seus servidores no legislativo para atuação em sua clínica particular que atende a dependentes químicos em Ilhéus.

Em junho de 2022, um juiz de primeiro grau anulou o processo de cassação do mandato de Luca Lima, mas a Câmara de Vereadores recorreu da decisão e o parlamentar foi afastado pelo Tribunal de Justiça da Bahia. Em setembro de 2021, a justiça determinou que a Câmara de Vereadores de Ilhéus empossasse no cargo Marisvaldo dos Anjos (PSD), o “Baiano do Amendoim”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A equipe médica do Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB), em Teixeira de Freitas, fez as primeiras cirurgias cardíacas da unidade inaugurada no início deste mês. Com isso, moradores de 22 municípios do extremo-sul da Bahia passaram a contar com as subespecialidades que contemplam a Unidade de Alta Complexidade em Cardiologia, incluindo cirurgias cardíacas e hemodinâmica.

As primeiras cirurgias beneficiaram dois pacientes que foram submetidos a procedimento para implante de marcapasso cardíaco. “O Serviço de Cirurgia Cardíaca é responsável por procedimentos como cirurgias endovasculares, de aorta, cirurgias cardíacas convencionais, cirurgias cardíacas minimamente invasivas e implante de dispositivos cardíacos artificiais, que são os marcapassos cardíacos”, explicou o coordenador médico do Serviço, Douglas Barbosa.

Cirurgias de maior complexidade estão programadas para os próximos dias, conforme adiantou Douglas Barbosa. “A região precisava de um hospital com estrutura desse porte, que atenda todas as subespecialidades para dar um atendimento por completo não só voltado à cirurgia cardíaca, como as outras especialidades. Todas são muito importantes para a população”, afirmou o profissional.

ESTRUTURA

Com 216 leitos, dentre os quais 30 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o HECB faz diagnósticos e tratamentos nas especialidades de clínica geral, ortopedia, cardiologia e angiologia, além de urologia, mastologia, cirurgia torácica, cirurgia vascular, neurocirurgia e oncologia.

Também integram o parque tecnológico do Hospital Estadual Costa das Baleias centro de bioimagem, ressonância magnética e tomografia computadorizada; ultrassonografia, eletroencefalograma (EEG), mamografia, eletrocardiograma (ECG), endoscopia e raio-x. O paciente é encaminhado para a unidade via Central Estadual de Regulação ou Sistema Lista Única.

Vacina contra paralisia infantil é ofertada nos postos de Itabuna e Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna e Ilhéus aderiram à Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, a paralisia infantil. O imunizante é destinado a crianças com idade entre um e cinco anos. A meta do país é imunizar 95% dessa faixa etária neste ano. As ações seguem até 14 de junho.

Nas duas maiores cidades do sul da Bahia, a vacina é ofertada nos postos de saúde, de segunda a sexta, em horário comercial. Para assegurar a vacinação, os pais e responsáveis devem levar os próprios documentos e os das crianças.

“A vacinação é a única forma de prevenção contra a poliomielite, também chamada paralisia infantil. Pedimos aos pais ou responsáveis que levem as crianças ao posto mais próximo para que elas não sofram com as sequelas de doenças imunopreviníveis”, explica Eder Gatti, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunização.

DIA D

No dia 8 de junho, Ilhéus e Itabuna também vão se juntar ao Dia D da Vacinação contra a Poliomielite. A escolha do sábado visa facilitar o acesso do serviço às pessoas que têm dificuldades de ir aos postos de saúde no meio da semana.

Makrisi fala sobre a possibilidade de ser vice na chapa de Adélia
Tempo de leitura: 2 minutos

O PSOL analisa a possibilidade de retirar a pré-candidatura de Makrisi Angeli a prefeito de Ilhéus e iniciar, formalmente, discussão sobre aliança com a professora Adélia Pinheiro, pré-candidata da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV). O movimento foi tema de reunião extraordinária da Executiva municipal do partido na quarta-feira (29), revela Makrisi em entrevista ao PIMENTA.

– Ilhéus caminha para uma disputa entre a direita, com possibilidade de retrocesso, de um retorno, e a intenção de fazer um governo progressista. Diante dessa conjuntura, deliberamos que é hora de abrir um diálogo formal com a pré-candidatura do PT – explicou o pré-candidato.

Ilhéus precisa de um governo que inverta as prioridades da Prefeitura, avalia Makrisi. Na educação, por exemplo, isso significa priorizar a contratação de professores por meio de concurso, abandonando as seleções precárias, aponta. Segundo ele, essa é a única forma de promover a capacitação continuada do magistério. “A prioridade tem sido fazer uns caixotes que chamam de escola, fazer contratos temporários, precarizando, para garantir apenas que tenha uma pessoa na sala de aula”, dispara.

Militante do PT por 18 anos e ex-vereador (2016-2020), Makrisi considera que os demais pré-candidatos ainda não firmaram compromissos objetivos com a população de Ilhéus. E coloca a pré-candidatura do PT no bolo.

“Todas as pré-candidaturas, inclusive a da companheira Adélia,  não demonstraram claramente à sociedade as suas prioridades e seus compromissos. Está posto que a pré-candidatura [de Adélia] representa o Governo do Estado, dialoga com os movimentos populares, com a esquerda, assim como a gente. Mas, precisamos saber se o que o PSOL enxerga como inversão de prioridades vai caber nessa proposta”.

VICE?

O PSOL também sonda a possibilidade de indicar candidato a vice na chapa liderada pela Federação Brasil da Esperança, diz Makrisi. “Temos um nome, que é o meu, que pode fazer um debate para compor a majoritária. Como é que eles recebem essa possibilidade de compormos juntos essa chapa majoritária? É outra questão”.

Makrisi afirma que o PSOL ainda vai definir os termos do acordo que pretende levar à Federação. Mas, ao PIMENTA, antecipou o que defenderá no partido. O passe livre no transporte coletivo para estudantes da rede municipal é um dos pontos, diz o pré-candidato. “Não abro mão. Outro ponto é a nova licitação do transporte público”, acrescentou.

PLANEJAMENTO

O socialista afirmou que a gestão do prefeito Mário Alexandre (PSD) é responsável pela desfasagem do orçamento do município em relação aos de cidades de porte semelhante, a exemplo de Porto Seguro e Jequié. “Nosso orçamento é quase a metade do de Itabuna”, emenda, atribuindo o problema à falta de planos municipais estratégicos para a captação de recursos.

“Ilhéus precisa de um choque de gestão. O que isso significa? No primeiro ano, disparar a construção dos planos municipais. Sem eles, a gente perde muito. Estou falando de recursos. A Universidade Federal do Sul da Bahia apresentou sua proposta de criação do Plano Municipal de Redução de Riscos. A Prefeitura aparece bancando que está fazendo, mas quem está fazendo é a Universidade. Só que o Plano Diretor está vencido há oito anos, e o Plano de Redução de Riscos depende do Plano diretor. Não temos os planos de saneamento e de habitação, não temos quase nenhum plano”, conclui.

Isaac Nery (à esquerda) aponta jogo duplo de Pancadinha e imposição de candidatura
Tempo de leitura: < 1 minuto

Médico e pré-candidato a prefeito de Itabuna pelo PDT, Isaac Nery reagiu à entrevista do deputado Fabrício Pancadinha (SDD) ao PIMENTA. “Ele quer impor a candidatura dele”, afirmou ao site, por telefone, há pouco, quando negou que ainda esteja conversando com o parlamentar sobre uma possível união dos oposicionistas.

O último diálogo entre os dois ocorreu em fevereiro, segundo Isaac. “Não fui mais procurado [pelo deputado]”, emendou. O pedetista disse ter aconselhado Pancadinha a “agir com bom senso”, quando apontou a necessidade de Itabuna continuar com um deputado na Assembleia Legislativa.

A proposta, revelou Isaac, era Pancadinha continuar no parlamento e apoiar o nome ungido da oposição para a Prefeitura de Itabuna. A definição do candidato se daria por meio de pesquisa.

“Podia ser o meu, o de [Capitão] Azevedo, de Chico França… Disse a ele que, se tivesse consciência, abriria mão de disputar [a eleição a prefeito]. A cidade precisa de um deputado que possa ecoar na Assembleia o que está acontecendo em Itabuna”, emendou. Pancadinha, narra Isaac, reagiu negativamente dizendo que ser prefeito de Itabuna é um sonho pessoal.

NEM VICE NEM APOIO A PANCADINHA

Isaac ainda afirmou que só há uma hipótese de composição com Pancadinha. “Se ele me apoiar”, observou. E completou: “Para ser vice dele, não. Nem ser vice nem [dar] apoio [a ele]”.

Outro pré-candidato que se pronunciou quanto à entrevista de Pancadinha ao PIMENTA foi Chico França, do PL. Também incisivo, negou ter conversado sobre eleições com o deputado (reveja aqui).

CONSELHO É DISTENSIONAR

Segundo apurou este site, Pancadinha foi aconselhado a distensionar as relações fazendo contato com os pré-candidatos Azevedo, Chico França e Isaac Nery. O parlamentar faria reunião ainda hoje para discutir saídas para a crise detonada com a fala durante a entrevista.

Concurso abre vagas para enfermeiros e técnicos de enfermagem
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Vitória da Conquista vai fazer concurso público para preencher 25 vagas de enfermeiros e 65 de técnicos de enfermagem. As oportunidades são para contratação imediata. Os aprovados terão jornada de trabalho de 40h semanais e remuneração mensal de R$ 1.493,46 a R$ 3.266,16.

Além da ampla concorrência, há reserva de vagas para pessoas com deficiência e pretos e pardos. Para concorrer a uma das oportunidades, é necessária a comprovação do nível de escolaridade exigido, além do registro no respectivo conselho de classe.

As inscrições começaram hoje (31) e seguem até 23 junho, no site do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (IDCAP). A taxa é de R$ 90 ou R$ 110, a depender do cargo pretendido. Pedidos de isenção podem ser feitos até domingo, no mesmo endereço eletrônico.

As provas estão previstas para 4 de agosto, em Vitória da Conquista. O prazo de validade do concurso é de dois anos, contados da data de publicação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez, pelo mesmo período. Veja mais informações no edital.

Chico França nega que tenha conversado com Pancadinha sobre eleições em Itabuna || Fotos CacauBlog e PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O engenheiro e pré-candidato do PL a prefeito de Itabuna, Chico França, rebateu afirmação do deputado estadual Fabrício Pancadinha (SDD) sobre diálogo por união das oposições para enfrentar o prefeito Augusto Castro (PSD) nas eleições de 2024.

Na entrevista ao PIMENTA, Pancadinha disse que vem conversando com Capitão Azevedo (UB) – a quem elogiou e disse ter feito contato há 4 dias -, Isaac Nery (PDT), Geraldo Simões (PT) e Chico França.

– Nunca conversei com o deputado Fabrício [Pancadinha] sobre campanha política em Itabuna – rebateu o prefeiturável do PL em resposta a questionamento feito, por aplicativo de mensagem, pelo articulista político Marco Wense horas depois de publicada a entrevista concedida por Pancadinha ao PIMENTA.

Movimento alerta para malefícios do cigarro eletrônico || Foto Jóedson Alves/ABr
Tempo de leitura: 3 minutos

No Dia Mundial sem Tabaco, comemorado nesta sexta-feira (31), a Fundação do Câncer lançou o #movimentovapeOFF, para chamar a atenção para o uso crescente dos dispositivos eletrônicos para fumar, conhecidos como cigarros eletrônicos ou vapes. Dados da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) mostram que o consumo de vape aumentou 600% nas Américas, nos últimos seis anos.

O movimento da Fundação do Câncer faz parte da campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS) Proteger as crianças da interferência da indústria do tabaco, que visa evitar a formação de novos fumantes. A campanha pretende que os governos façam cumprir as determinações estabelecidas na Convenção Quadro para Controle do Tabaco (CQCT) e as diretrizes adicionais do Artigo 13, adotadas na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2004 (COP 10), sobre proibição da propaganda, promoção e patrocínio do tabaco.

De acordo com a OMS, as empresas de tabaco gastam mais de US$ 8 bilhões por ano em marketing e publicidade. O foco principal, segundo o diretor executivo da Fundação do Câncer, cirurgião oncológico Luiz Augusto Maltoni, é a população mais jovem, onde se dá o início da dependência, tentando estimular o consumo do cigarro eletrônico.

PRESSÃO

Maltoni destacou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) manteve a proibição de entrada no Brasil do cigarro eletrônico, mas admite que há uma pressão imensa por parte das indústrias de tabaco no sentido de formação de novos fumantes, “o que traz um risco grande para a população mais jovem e mais vulnerável”.

Para comemorar o Dia Mundial sem Tabaco, a fundação optou por lançar o #movimentovapeOFF para passar a mensagem para os jovens que isso é ruim, com conteúdo importante sobre os malefícios que esses dispositivos trazem.

“A ideia do movimento é mobilizar de fato a sociedade, entidades públicas e privadas, para a gente vir juntos nessa causa, com objetivo de oferecer um futuro saudável para os nossos jovens. É por isso que estamos fazendo esse chamado de vir com a gente nesse movimento e se tornar um vapeOFF”, disse Maltoni à Agência Brasil.

De acordo com o médico, há uma falsa ilusão de que o cigarro eletrônico ajuda o fumante a largar o vício. “Isso não acontece. Acaba sendo uma porta de entrada para o vício. A gente já sabe também que quem começa a fumar o cigarro eletrônico tem o dobro de possibilidades de migrar para o cigarro convencional”, alerta.

Maltoni lembrou que não há nenhuma publicação científica que comprove a eficácia da utilização do cigarro eletrônico como instrumento para parar de fumar. “Pelo contrário. Só tem riscos. Há um volume de substâncias tóxicas, de substâncias cancerígenas e, sobretudo, um percentual de nicotina alto, que leva à dependência”.

Com mais de 200 sabores e aromas, de formatos variados, os cigarros eletrônicos enganam os jovens quando, na verdade, provocam catástrofes, como pneumonias graves, queimaduras, explosões, segundo especialistas. “Não tem nada de bom isso”, sustentou Maltoni.

Ele avalia que o grande desafio do movimento é chegar na população que está se formando e é vulnerável à entrada no vício e se transformar em um tabagista. “Acho que o grande desafio do movimento é mobilizar e informar, trazer questões claras”.

DESAFIO

Pesquisa do Ministério da Saúde revela que mesmo proibido no país, o cigarro eletrônico já foi experimentado por cerca de 1 milhão de brasileiros, dos quais 70% são jovens na faixa etária de 15 a 24 anos.

Segundo o epidemiologista e consultor médico da Fundação do Câncer Alfredo Scaff, “além dos diversos malefícios, há uma prevalência de que crianças e adolescentes que usam vapes têm duas vezes mais probabilidade de fumar cigarros tradicionais na vida adulta”.

A Fundação do Câncer está formalizando parceria com o braço social da Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), visando lançar um desafio universitário que convoque alunos de universidades públicas e privadas de todo o Brasil e professores para desenvolverem projetos que cheguem nos jovens, com a temática do cigarro eletrônico.

“Eles estão nos apoiando a construir um segundo movimento, um segundo desafio universitário para o Brasil todo, que é, justamente, a gente estimular o desenvolvimento de projetos que cheguem nos mais jovens até o nível secundário escolar, que possam sensibilizá-los, utilizando o linguajar dos jovens para que eles entendam que o cigarro eletrônico é tão ruim ou pior que o cigarro convencional”, disse Scaff.

Esse desafio será lançado no próximo ano. O projeto está sendo desenvolvido em conjunto pela Fundação do Câncer e Anup Social, prevendo-se ainda este ano o lançamento do edital. “Acho que é o único caminho: informação qualificada batendo na tecla e, sobretudo, sensibilizar os mais jovens, adolescentes, universitários. Eles podem ser fortes aliados dessa história”.

MORTES

De acordo com a OMS, há 1,3 bilhão de usuários de tabaco em todo o mundo. O tabaco mata cerca de 8 milhões de pessoas por ano, sendo mais de 7 milhões de fumantes ativos e em torno de 1 milhão de não fumantes passivos. Desse total, 1 milhão óbitos ocorrem nas Américas. A expectativa de vida dos fumantes é, pelo menos, 10 anos mais curta do que a dos não fumantes.

Confira as ofertas no mercado de trabalho anunciadas para hoje pelo SineBahia || Foto ABr
Tempo de leitura: 4 minutos

Comércio, construção civil, indústria e serviços são os setores da economia com os maiores números de vagas de emprego e Jovem Aprendiz, nesta sexta-feira (31), em Itabuna, Ilhéus e Jequié, informa o SineBahia.

Localizada no sudoeste do Estado, Jequié tem oferta de 43 vagas de emprego e concentra as 70 oportunidades para jovens aprendizes, que devem ter entre 18 e 21 anos e estar cursando ou já concluiu o Ensino Médio. Itabuna traz 42 oportunidades hoje, enquanto Ilhéus oferta 14 vagas.

O que fazer? Se uma das vagas lhe interessou, você deve comparecer no SineBahia do município que oferta a oportunidade. O atendimento em Ilhéus e Itabuna vai até as 16h e em Jequié encerra-se às 17h. Mas, atenção: não deixe para a última hora, pois o preenchimento das vagas é dinâmico.

ONDE FICA O SINEBAHIA?

Se você reside em Jequié ou no entorno, o SineBahia no município atende na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru. A unidade de Ilhéus fica na região central, na Rua Eustáquio Bastos, ao lado do Mercado do Artesanato e em frente à Praça Cairu. A de Itabuna está situada no piso superior do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), bairro Góes Calmon. Em Leia Mais, abaixo, confira todas as vagas anunciadas.

Leia Mais