Jerbson (à esq.) recebe os irmãos John e Jabes Ribeiro na sede do SD || Foto Reprodução
Tempo de leitura: 2 minutos

O ex-prefeito Jabes Ribeiro (PP) e o vereador Jerbson Moraes se reuniram nesta segunda-feira (3), em Ilhéus. O parlamentar apresentou a Jabes as instalações de seu novo partido, o Solidariedade (SD). O encontro sinalizou movimento de aproximação dos pré-candidatos a prefeito.

Ex-presidente da Câmara de Vereadores, Jerbson deixou o PSD após rompimento com o prefeito Mário Alexandre, presidente da legenda no município. Como era esperado, o vereador perdeu a queda-de-braço com o prefeito na disputa pelo comando local do partido e buscou guarida no Solidariedade.

Para Jerbson, a presença de Jabes na sede municipal do SD tem relevância política. “É, realmente, uma visita ilustre, de um ex-prefeito, quatro vezes prefeito”, escreveu o vereador em uma rede social.

Ele acrescentou que a interlocução com o ex-prefeito representa fortalecimento eleitoral. “Política tem que ter diálogo, precisa ouvir muito. Então, foi muito importante a vinda dele aqui. Vamos continuar dialogando, dialogando com outros pré-candidatos, para que possamos nos fortalecer ainda mais para disputar essa eleição”.

E A FRENTE?

Augustão, Jabes e Valderico já estiveram mais próximos nesta pré-campanha

A reunião desta segunda-feira coincide com um momento de incertezas sobre o destino da frente ampla de oposição, que reúne partidos como o PP de Jabes e o União Brasil de Valderico Junior, também pré-candidato a prefeito. Valderico e Jabes travaram uma guerra fria nas entrevistas recentes, com declarações que sinalizam distanciamento, mas sem traumas.

Sem fazer críticas ao ex-prefeito, Valderico tem defendido a necessidade de renovação política e afirmado, repetidamente, que jamais seria candidato a vice em uma chapa liderada pelo progressista. Já o ex-prefeito passou a enfatizar que o desejo de mudança observado em parte dos eleitores é acompanhado pela busca de um nome com experiência.

Quem se mantém longe da frente ampla é o vereador Augustão, pré-candidato a prefeito pelo PDT. Mesmo após ser fotografado em reuniões com um ou outro membro da coalizão, o pedetista optou por não se vincular ao grupo, enquanto reivindica o papel de maior opositor do governo Mário Alexandre. Segundo o parlamentar, ele é o político com mais legitimidade para dizer que exerce oposição sistemática ao prefeito desde a chegada ao Legislativo, há exatos quatro anos.

VATICÍNIO

Quando a frente ampla foi lançada, no ano passado, o jornalista Jamesson Araújo, do Blog Agravo, a apelidou de “frente fria”, antecipando que ela teria o mesmo destino de tentativas fracassadas de formar grandes blocos partidários nas eleições de Ilhéus. A julgar pelos últimos lances no tabuleiro, o vaticínio parece perto de se concretizar.

2 respostas

  1. Não existe esfriamento da Frente Ampla.

    Eu participar das reuniões e conversas do grupo e não tem esfriamento nenhum.

    Jebson Moraes e o Solidariedade, se, está chegando é para somar e não para substituir a B, C ou D.

    Desde quando esse grupo se colocou à disposição, para dialogar, sobre os rumos da cidade de Ilhéus, vejo um grupo Unido e se propõe caminhar junto por muitos anos

  2. O que mais nos fortalece é a certeza de que estamos no caminho certo. Na Frente Ampla temos juventude, experiência, competência e determinação. O jogo não é para amadores!. Seguimos, afinal faltam apenas 4 meses para pormos nossa amada cidade nos trilhos do desenvolvimento novamente, desta vez, rumo aos 500 anos. Vamos deixar nossa cidade linda, como merece.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *