Candidatos ganham mais tempo para inscrição no Enem
Tempo de leitura: 2 minutos

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogaram o período de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O prazo, que terminaria na sexta-feira (7), foi ampliado para o próximo dia 14. O pagamento da taxa de inscrição segue até 19 de junho. As provas serão aplicadas em 3 e 10 de novembro.

“Com essa decisão, queremos ampliar as oportunidades para que os jovens façam o Enem, que é a porta de entrada para a graduação. Estudantes do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil agora têm mais uma semana para se inscrever, pela Página do Participante. Quem está concluindo o ensino médio em escola pública não paga taxa de inscrição”, informou o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana.

Para fazer a inscrição, é necessário acessar a Página do Participante com o login único do Gov.br. Quem não se lembra da senha da conta pode recuperá-la a partir das orientações da própria plataforma. A aprovação da isenção da taxa ou da justificativa de ausência, na edição de 2023, não significa que a inscrição para o Enem 2024 ocorreu automaticamente.

É necessário se inscrever no exame para participar. O portal do Inep conta com uma página em que é possível encontrar as principais orientações para os participantes do Enem. Há também uma seção destinada às perguntas frequentes sobre o exame. Com isso, os interessados podem conferir os questionamentos mais comuns e os respectivos esclarecimentos.

TAXA DE INSCRIÇÃO

Quem não é isento deve pagar a taxa de inscrição, que continua no valor de R$ 85. Ela pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). Para pagar por Pix, basta acessar o QR code que consta no boleto.

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

BALANÇO

Estados como Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe já estão com praticamente todos os concluintes da rede pública de ensino médio inscritos no Enem. Mesmo no Rio Grande do Sul, que enfrenta as dificuldades em função da tragédia climática, já são mais de 70% dos formandos da rede pública inscritos.

Itabuna segue na briga por vaga na segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Itabuna Esporte Clube entra em campo neste domingo (9), em Sete Lagoas,  em Minas Gerais, para enfrentar o Democrata,  quinto colocado no Grupo 6 da Série D do Campeonato Brasileiro. Com 12 pontos, o Dragão do Sul caiu, temporariamente, da 1ª para terceira posição no mesmo grupo. Foi ultrapassado pela Portuguesa (RJ), que neste sábado venceu o Serra (ES) por 2 a 1; e Nova Iguaçu (RJ), que bateu o Real Noroeste (ES) por 1 a 0.

Com a vitória, a Portuguesa chegou aos 13 pontos em sete rodadas. O Nova Iguaçu está com 12 pontos, a mesma pontuação do Itabuna, que só entra em campo amanhã. A partida do Dragão do Sul contra o Democrata está revista para começar às 19h30min, na Arena Jacaré. O time baiano está invicto na competição nacional, com três vitórias e três empates.

A Portuguesa é a outra equipe invicta no grupo. A equipe carioca tem três vitórias e quatro empates, um deles contra o Itabuna  na quarta rodada, no Estádio Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro. O jogo do returno entre as duas equipes está previsto para o dia 3 de julho, no Estádio de Pituaçu, em Salvador, onde o Dragão do Sul manda os seus jogos.

Fernando Netto, presidente do PDT, e o pré-candidato Isaac Nery || Foto Blog Pauta
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) lançará a pré-candidatura do médico Isaac Nery a prefeito de Itabuna, a partir das 17h30min deste sábado (8), em ato no plenário da Câmara de Municipal. Também será lançada a chapa de vereadores.

Isaac Nery foi candidato a prefeito de Itabuna, em 2020. Já em 2022, o pedetista candidatou-se a deputado federal, obtendo 11,4 mil votos apenas em Itabuna.

Médico humanista com atuação na rede pública de saúde, Isaac é casado com a enfermeira Sheila Nery, com quem tem duas filhas. De origem humilde, formou-se em Medicina sempre estudando em escolas públicas.

Tem uma história de superação, chegou a Itabuna em uma Kombi, junto com sua família, como sua mãe gosta de acentuar. Antes de se formar em Medicina, estudou no Ciso, escola pública, ingressou por concurso na Polícia Militar, formou-se em Enfermagem e, por último, em Medicina pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

Tem atuado em organizações sociais e comunitárias, prestando atendimento gratuito à população carente.

VEREADORES

O presidente do PDT de Itabuna, Fernando Netto, também apresentará o time de postulantes à Câmara de Vereadores. Serão 22 candidatos e candidatas, pessoas ligadas a movimentos sociais, empresários, mulheres, artistas, motoristas de aplicativos e pequenos empreendedores que vão disputar uma vaga para representar a população.

Fernando Netto vê o PDT formando bancada com até três vereadores. “Vamos eleger Isaac e seremos o partido com o maior número de votos de legenda. Não podemos esquecer que Isaac, em um pequeno partido e sem estrutura, elegeu um vereador em 2020”, diz otimista.