Trecho da rodovia erguido sobre vão que receberá trilhos da Fiol || Foto Divulgação
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A Bahia Mineração (Bamin) concluiu a primeira obra de arte de engenharia do lote 1F do trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que ligará a Mina Pedra de Ferro, em Caetité, ao Complexo Porto Sul, em Ilhéus. Localizada em território ilheense, a Passagem Inferior da Ba-262 fica próximo ao limite do município com Uruçuca.

Ao PIMENTA, a assessoria da empresa esclareceu que, com a entrega da Passagem Inferior, sentido BR-101, o desvio temporário da BA-262, na altura dos quilômetros 28 e 29, foi fechado, e o tráfego na região voltou ao trajeto original da rodovia nesses pontos. Na prática, o trecho da BA-262 foi erguido sobre o local por onde passarão os trilhos da Fiol.

A conclusão da etapa coincide com a marca de um ano após seu início oficial, em julho de 2023, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do governador Jerônimo Rodrigues, de outras autoridades e colaboradores da Bamin.

DESAFIOS

O gerente geral de Implantação de Ferrovia da Bamin, Marcelo Augusto, afirma que a obra, desde o início, impôs desafios de engenharia. “Precisamos construir um desvio para que o fluxo na rodovia não ficasse comprometido, com o mesmo padrão de pavimentação e todos os requisitos de segurança necessários”, acrescentou.

De acordo com a Bamin, após a entrega da Passagem Inferior da BA-262, nos próximos meses, será feito o lançamento das vigas da ponte sobre o Rio Mocambo e do viaduto sobre a BR-101, entre outras etapas.

3 respostas

  1. Enquanto isso as comunidades estão sendo expulsas dos seus territórios.
    A Comunidade do Assentamento Dom Hélder Câmara que foi atingida diretamente paga as duras penas do impacto ambiental que a BAMIM causou.
    Onde está a reparação que combinamos? A comunidade quer saber. Sumiram todos!

  2. Quando busquei o Mestrado em Gestão Pública, na Universidade Estadual de Feira de Santana, apresentei o Projeto de Pesquisa da INTEGRAÇÃO INTERMODAL DE TRABSPIRTE em que consistia a INTEGRAÇÃO MODAL DO FERROVIÁRIO, AÉREO E MARÍTIMO. Que partia de Feira de Santana, rasgando a BR 324, com estações em Candeias e São Francisco do Conde até o TERMINAL MARÍTIMO DE SALVADOR, que passaria a chamar-se TERMINAL INTERMODAL DE TRANSPORTE, que receberia os ônibus INTERESTADUAIS. Fazendo assim a INTEGRAÇÃO TURÍSTICA COM A BTS – BAÍA DE TODOS OS SANTOS.

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