Jerônimo enfatiza autonomia de Adélia para articulação política em Ilhéus || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: 2 minutos

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) disse, há pouco, ao desembarcar no Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, que o seu cargo o leva a trabalhar pela unidade na base aliada na disputa eleitoral na Terra da Gabriela. “Se estivesse na militância partidária, teria uma posição, a do meu partido. Na condição de governador, dirijo um conselho político que tenta mediar o tempo inteiro”, afirmou ao analisar a insatisfação do grupo da pré-candidata Adélia Pinheiro (PT) com falas de Jerônimo apontando composição com o PSD do também pré-candidato Bento Lima, indicado do prefeito Mário Alexandre.

Jerônimo vê o nome de Adélia consolidado na disputa, mas aponta a legitimidade do grupo do prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), em ter um nome na peleja. “O prefeito Marão, com dois mandatos, tem gordura e ambiente de apresentação. É legítimo isso”, frisou.

Para o mandatário baiano, embora consolidado, o nome de Adélia “surgiu há pouco tempo, não está posto desde o início”. E acrescentou: “Ela tem autonomia, não tem vinculação direta ao governo Marão. Meu papel é buscar uma unidade. Se há resistência de um lado e de outro, meu papel, como presidente de conselho [político], é ver até que ponto eu posso ir”, enfatizou em entrevista exclusiva ao PIMENTA.

DIÁLOGO

Pela unidade, Jerônimo diz estar dialogando com os presidentes estaduais Eden Valadares (PT) e Otto Alencar (PSD) e descartou tomada de decisão sem ouvir os nubentes. “Eu não vou governar impondo, de Salvador, quais são as realidades de cada canto desse estado. Alguém pode perguntar: mas você está na dúvida? Nesse lugar [de governador] não é lugar de dúvida, é de tomada de decisão”, disse acrescentando que, também em Ilhéus, há, ainda, a pré-candidatura do vice-prefeito e suplente de senador Bebeto Galvão (PSB).

Na entrevista, o gestor estadual também fez questão de apontar a decisão de governar com estilo próprio. “Vai chegar uma hora que eu não vou ficar sacrificando nem um lado nem outro. O meu desejo é que a gente possa continuar tendo uma prefeitura parceira. Rui governou 6 anos com o Governo Marão. Independente de avaliação do passado, eu estabelecerei quais são os padrões que eu desejo, como Rui estabeleceu. Quando Rui [sucedeu] a Wagner, estabeleceu padrão com Ilhéus, com Marão e o time de Marão. Eu vou estabelecer os meus. Vou jogar na lata? Claro que não, mas eu tenho o meu estilo de governar”, asseverou.

ELOGIOS A ADÉLIA

O governador não deixou de apontar paralelos entre ele e a pré-candidata Adélia Pinheiro. Vindos da carreira acadêmica, ambos vão para disputa na majoritária pela primeira vez, ele ao governo baiano e Adélia, agora, à Prefeitura de Ilhéus. “Tenho muita identidade com Adélia: partidária, o jeito, secretária de Educação [da Bahia]”, disse recordando pastas por onde ela passou anteriormente, as de Ciência e Tecnologia e de Saúde.

Por fim, ainda afirmou ver, na ex-secretária de Educação, papel de agregadora. “Tenho muita afinidade, identidade com a ex-secretária, a reitora Adélia. Ela agremia as forças tanto de Ilhéus quanto da região. A avaliação que eu faço: é um quadro qualificado do Partido dos Trabalhadores. É uma pessoa muita equilibrada e [que tem] um jeito muito firme de fazer a política”.

Uma resposta

  1. 1. Mario Alexandre tá jogando paralelamente e conjuntamente com o Jabes Ribeiro , jogando pesado para evitar a consolidação da Candidatura da Adélia Pinheiro e do Valderico Júnior 2. Adélia Pinheiro eventualmente vencendo a peleja municipal irá enterrar antecipadamente a Chapa Mario Alexandre & Soane 2026 ou seja Mario Alexandre Deputado Federal & Soane reeleição para Deputada Estadual 3. Se ocorrer a eventual vitória do Valderico Júnior essa significa também o enterro da chapa Mário Alexandre & Soane 2026. 4. Mario Alexandre & Jabes Ribeiro estão afiadíssimos no combate contra o surgimento de novos grupos políticos no Município de Ilhéus.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *