Já classificado, Itabuna fica apenas no empate com o Ipatinga ||Foto Reprodução TVE
Tempo de leitura: 2 minutos

O Itabuna Esporte Clube fez uma partida abaixo das expectativas da torcida e não saiu do 0 a 0 com o Ipatinga (MG), na penúltima rodada da Série D do Campeonato Brasileiro, na noite deste sábado (13), no Estádio de Pituaçu, em Salvador. Com o resultado, o Dragão do Sul chegou aos 24 pontos, quatro a menos que o líder Nova Iguaçu (RJ).

O Itabuna já está classificado para a segunda fase da Série do Campeonato Brasileiro, mas corre risco de perder a vice-liderança para a Portuguesa (RJ), que tem 22 pontos, na terceira posição. A quarta vaga no grupo 6 é disputada por duas equipes do Espírito Santo. O Serra, que tem 18 pontos, na quarta colocação; e o Real Noroeste, com 17, na quinta posição.

O Real Noroeste é o próximo adversário do Itabuna. As duas equipes se enfrentam no próximo sábado (20), a partir das 15h, no Estádio Joaquim Alves de Souza, no Espírito Santo. Já o Serra joga contra o Audax-RJ, no Estádio Moça Bonita, no Rio de Janeiro. O Audax é o lanterna do grupo 6, com apenas cinco pontos.

No grupo 4, o Juazeirense perdeu a chance de garantir uma vaga para próxima fase com uma rodada de antecedência. O time foi derrotado em Juazeiro por 2 a 1 pelo Retrô (PE) e estacionou nos 18 pontos. Na última rodada, no domingo (21), terá o enorme desafio de vencer o líder Itabaiana, em Sergipe, e torcer por uma combinação de resultados. O Itabaiana tem 26 pontos e está classificado para a próxima fase da Série D.

O Jacuipense está perto da classificação. A equipe de Riachão do Jacuípe recebe o Petrolina, que não tem mais chance na competição. A partida será no Estádio de Pituaçu, em Salvador, e está prevista para começar às 16h, no domingo.

Cantor é acusado de uso indevido de viatura da PM da Bahia|| Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

O cantor de arrocha Saimon Vitor, O Novinho, de 20 anos, está bombando nas redes sociais depois de gravar um videoclipe no interior de uma viatura da Polícia Militar da Bahia, em Itabuna. O veículo estava numa oficina credenciada para conserto e, segundo o comando geral da PM, foi utilizado indevidamente pelo músico.

Com pouco mais de 3.600 seguidores em uma rede social, Saimon Vitor ganhou destaque na mídia regional e estadual por causa do videoclipe musical gravado sem a devida autorização da Polícia Militar da Bahia. Ao saber que responderia a processo pelo incidente, o jovem retirou o vídeo do ar, mas já tarde. O vídeo se espalhou por sites e blogs de todo o estado.

Antes de gravar no interior da viatura da Polícia Militar, já havia gravado videoclipes com a mesma música em vários lugares, incluído um barco em Itacaré.”Quem me conhece sabe que faço vários vídeos tentando estourar uma música e esse era para ser só mais um. Acabou estourando, mas tem suas partes boas e as ruins. Estamos tentando resolver”, relatou.

A Polícia Militar informou que um processo investigativo foi aberto para apurar os fatos e responsabilizar os envolvidos na grave infração. “O proprietário da oficina falhou em sua responsabilidade de zelar pela segurança e integridade do veículo oficial sob sua custódia. Da mesma forma, a pessoa que fez uso indevido da viatura cometeu um ato de desrespeito à instituição e à sociedade”, informou a PM.

José Henrique Abobreira (1953-2024) dá nome a rua no Pontal
Tempo de leitura: 2 minutos

Familiares e amigos do ex-vice-prefeito José Henrique Abobreira (1953-2023) se reuniram neste sábado (13), no Pontal, em Ilhéus, para afixar as novas placas de identificação de uma rua do bairro. A via se chamava Américo Barreiro e, no ano passado, por força de lei municipal, passou a ser chamada de José Henrique Abobreira.

Familiares e amigos fazem homenagem à memória de Abobreira || Foto PIMENTA

O vereador Ivo Evangelista, propositor do novo topônimo, disse que entrou na vida pública em 1989, quando Abobreira o alertou sobre a importância das associações de bairro para a organização das comunidades.

Colega de Abobreira na Faculdade de Direito e na Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, José Antônio lembrou do papel do amigo na viabilização do Polo de Informática como saída industrializante para uma Ilhéus ainda às voltas com o declínio da lavoura cacaueira, no rastro da vassoura-de-bruxa. Também ressaltou o empenho do ex-vereador e ex-vice-prefeito para aumentar a capacidade de arrecadação do município.

Fred Abobreira cola placa de rua com nome do pai || Foto PIMENTA

O memorialista José Nazal, ex-vice-prefeito de Ilhéus, disse que Abobreira sempre o convidou para movimentos e lutas em defesa de causas coletivas. Assista a trechos dos depoimentos.

Jabes Ribeiro divulga Carta aos Ilheenses
Tempo de leitura: 2 minutos

O ex-prefeito Jabes Ribeiro (PP) anunciou, neste sábado (13), que não será candidato a prefeito de Ilhéus nas eleições deste ano. Na Carta aos Ilheenses, o progressista afirma ter trabalhado muito para formar uma chapa que unisse experiência e juventude em prol do futuro do município. “Não foi possível”, constata.

O trecho inicial parece referência indireta à tentativa de construir aliança em que o União Brasil pudesse indicar o empresário Valderico Junior como vice de Jabes, algo descartado por Valderico, que mantém a pré-candidatura a prefeito. Nessa hipótese, Jabes representaria a experiência, e Junior, a juventude.

“UM DEFENSOR PERMANENTE DA UNIDADE”

O ex-prefeito informa que o PP solicitou reunião com os partidos da Frente Ampla para comunicar a decisão e “construir a melhor estratégia para as eleições que se aproximam”. A Carta não declara apoio a nenhum dos pré-candidatos ainda no páreo.

Jabes Ribeiro avalia que, por força das lideranças estaduais, PT e PSD tendem a se unir em Ilhéus. “No campo da oposição, a necessidade de juntar as nossas forças foi debatida e defendida pelos partidos da Frente Ampla, formada por expressivas lideranças políticas, constituída no ano passado, logo após as últimas eleições. Afirmei que seria, e sou, um defensor permanente da unidade”, acrescenta.

QUATRO VEZES JABES

A Carta aos Ilheenses traz sínteses dos quatro mandatos à frente da Prefeitura de Ilhéus, segundo a perspectiva do ex-prefeito. Para dimensionar a capacidade de atuação do Executivo na década de 1980, ele afirma que, no seu primeiro mandato (1983-1988), o município tinha 15 mil funcionários. Hoje, esse número não passa de 6 mil.

Também saiu em defesa da reforma do Código Tributário de 2014. A iniciativa implicou em aumento da carga tributária e desgastou o governo. “A reforma do Código Tributário foi essencial para recuperar a capacidade do município em honrar seus compromissos. As possíveis distorções já deveriam ter sido resolvidas”.

O ex-prefeito reivindica contribuição para a atração de investimentos importantes para o munícipio, a exemplo do Hospital Regional Costa do Cacau, da Ponte Jorge Amado e das moradias populares do Minha Casa Minha Vida. No final, Jabes informa que seguirá na Secretaria Geral do PP na Bahia e ativo na vida política de Ilhéus.

Moradores de Buararema protestam contra a Rota || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

DO PIMENTA

Moradores de Buerarema bloquearam, na noite desta sexta-feira (12), a Avenida Inácio Tosta Filho, em Itabuna, para cobrar melhorias no serviço de transporte. Os manifestantes relataram que, quando um dos ônibus da linha quebra, a empresa não o substitui de imediato, o que sempre causa transtornos para quem precisa se deslocar até o trabalho ou retornar para casa, principalmente, no final do dia. A manifestação durou cerca de 40 minutos.

Segundo os passageiros, no final da tarde de sexta-feira, por exemplo, a Rota não disponibilizou ônibus suficientes na linha Itabuna/Buerarema. Eles relataram que desde às 16h30min que a linha não era operada entre as duas cidades. Revoltados, retiveram dois veículos em frente à agência da empresa que funciona nas imediações da Receita Federal, na Inácio Tosta Filho.

A Rota, conforme informada em seu site, disponibiliza horários de Itabuna para Buerarema a partir das 4h50min. A última saída ocorre às 20h. O intervalo seria de 30 minutos de um ônibus para o outro, o que, segundo os passageiros, quase nunca ocorre. Fazendo o itinerário inverso, a primeira saída é às 5h20min e última às 20h. A passagem de Buerarema para Itabuna custa R$ 7,50. O retorno custa R$ 10,10.

Moradores de Buerarema afirmam que os atrasos são constantes e a situação se agrava quando um dos veículos quebra. Os usuários do serviço cobram fiscalização da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba). O espaço está aberto para as manifestações da empresa e da Agerba.