Bernardo e a mamãe, Lilian: registro histórico no HMIJS || Foto Maurício Maron/Fesf-SUS
Tempo de leitura: 2 minutos

Uma gestação tranquila permitiu a Lilian Santos Alves, de 27 anos, sentir melhor o corpo e perceber a hora de partir para a maternidade, na sexta-feira (19). “Nem dor eu sentia”, diz a mamãe de Bernardo, o bebê número 8 mil nascido no Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio (HMIJS), em Ilhéus. Ele veio ao mundo quando o relógio marcava 14h45min, no último sábado (20), em um parto que evoluiu para cesariana.

Moradora de um dos bairros mais populosos de Ilhéus, o Teotônio Vilela, localizado na zona oeste do município, Lílian é mãe solo. A chegada de Bernardo, seu primeiro filho, traz um sentimento de esperança e de profundas transformações na sua vida. “Agora somos uma família”, externou.

Bernardo nasceu com 3.195 kg e 51 centímetros e deve receber alta ainda nesta segunda-feira (22). “Estou feliz por representar este momento do hospital porque ele representa a felicidade de muita gente também. Fui recebida com carinho e respeito. Foi tudo muito lindo”, narra Lílian.

100% SUS

O HMIJS é a única maternidade 100% SUS da região e conta com 105 leitos, destinados à obstetrícia, à gestação de alto risco, pediatria clínica, UTI pediátrica, UTI neonatal e centro de parto normal, integrados à Rede Cegonha e atenção às urgências e emergências, com funcionamento 24 horas e acesso por demanda espontânea e referenciada de parte significativa da região sul da Bahia. O investimento do estado foi de aproximadamente 40 milhões de reais, entre obras e equipamentos. É a única unidade no estado habilitada a prestar atendimento especializado aos Povos Indígenas de toda a Bahia.

O nascimento do bebê de número 8 mil ocorre dois dias após o hospital registrar o 300º parto de indígenas na unidade. Para além de partos, neste período o HMIJS realizou mais de 16 mil internações e 126 mil exames clínicos, laboratoriais e de imagem. Inaugurado em dezembro de 2021, o Hospital Materno-Infantil é uma obra do Governo da Bahia, administrado desde a sua inauguração pela Fundação Estatal de Saúde da Família (FESF SUS).

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *