Ilhéus e Itabuna vai receber concerto da Camerata Neojiba || Foto Fran Marrocos/Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O violinista francês David Grimal e o pianista baiano Ricardo Castro farão turnê inédita pela Bahia, em agosto, acompanhados da Camerata Neojiba. As primeiras apresentações serão em Ilhéus e em Itabuna, nos próximos dias 5 e 6 de agosto, respectivamente, com entrada gratuita, de acordo com a lotação de cada espaço (veja mais abaixo).

A turnê trará repertório composto por canções europeias e brasileiras de diferentes épocas, informa a organização da turnê. O público poderá apreciar o Concerto para violino, cordas e contínuo em ré menor, de Bach, a Sinfonia de câmara para orquestras de cordas, de Shostakovich, e o prelúdio das Bachianas Brasileiras n.4, de Villa-Lobos, além de composições contemporâneas do baiano Elomar Figueira Mello, natural de Vitória da Conquista.

A apresentação em Ilhéus será na próxima segunda (5), às 19h, na Catedral de São Sebastião, com entrada gratuita e disponibilidade condicionada aos assentos e espaço da igreja localizada no Centro Histórico de Ilhéus, ao lado do Vesúvio. Em Itabuna, o concerto será na terça-feira (6), também às 19h, no Teatro Candinha Doria, ao lado do Hospital de Base, no Loteamento Nossa Senhora das Graças.

Francês David Grimal é das atrações do Concerto || Foto Beatriz Meneses/Divulgação

Esta será a primeira vez que Grimal e Castro, diretor-geral do Neojiba, se apresentam juntos no interior da Bahia. São músicos que acumulam prêmios internacionais ao longo da carreira e costumam se apresentar com as melhores instituições musicais do mundo.

Ricardo Castro apresenta-se com a camerata e Grimal || Foto Karol Azevedo/Divulgação

A Camerata Neojiba, formada especialmente para a turnê, reúne músicos selecionados entre os integrantes do naipe de cordas da Orquestra Neojiba, principal formação do programa. O grupo tem 14 instrumentistas, que também atuam como multiplicadores.

Os artistas tiveram a oportunidade de desenvolver um trabalho intenso de preparação com Grimal, que, além de famoso violinista, é também professor. Atualmente, ele ensina na Escola Superior de Música de Saarbrücken, na Alemanha, e, a partir de setembro de 2024, assume a cátedra de violino do famoso Conservatório Superior de Paris.

Grimal também é o criador da orquestra sinfônica Les Dissonances, que realiza concertos sem maestro. Durante a turnê, os músicos seguirão esta mesma filosofia e tocarão sem regente. A turnê tem patrocínio do Nubank, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Concertos da Turnê Camerata NEOJIBA na Bahia
Ilhéus (05/08)
Catedral São Sebastião (Centro Histórico, s/n), às 19h
Classificação livre

Itabuna (06/08)
Teatro Municipal Candinha Dória (Av. Fernando Gomes, n. 665-701 – Nossa Sra. das Graças), às 19h
Classificação livre

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *