Confira números do mercado de trabalho de Itabuna || Foto Zé Drone
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério do Trabalho e Emprego divulgou, nesta quarta-feira (31), os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) para junho. Itabuna fechou o mês passado com 98 empregos de saldo, encerrando o primeiro semestre deste ano com geração de 707 novos postos de trabalho.

O comércio liderou a geração de emprego no período, com 229 vagas novas, seguido da indústria (218) e dos serviços (204). O dados do Caged colocam Itabuna à frente de cidades como Ilhéus (190), Itaberaba (295), Serrinha (246) e Itapetinga (399), segundo levantamento da Prefeitura de Itabuna.

No total, de janeiro a junho, Itabuna teve 7.446 admissões e 6.739 desligamentos, com estoque de 39.762 postos de trabalho. O maior saldo do ano foi registrado em abril, quando o município ganhou 309 vagas em relação ao mês anterior.

Pancadinha deverá ter Diego Pitanga (MDB) como vice na disputa à Prefeitura de Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

O ex-prefeito Geraldo Simões e o presidente de honra do MDB estadual, Lúcio Vieira Lima, decidiram pela indicação do ex-vereador Diego Pitanga para vice-prefeito de Itabuna na chapa do deputado Fabrício Pancadinha (Solidariedade).

Quadro do PT que migrou para o MDB, Diego Pitanga terá seu nome confirmado como vice na convenção do próximo sábado (3), a partir das 15h, no estacionamento da Câmara de Vereadores.

A indicação por parte do ex-prefeito Geraldo Simões será um dos temas da conversa que o ex-deputado terá com o público no Café Pomar, na Avenida do Cinquentenário, às 16h de hoje.

Desde o ano passado, Geraldo e o MDB estadual têm jogado entrosados em relação à disputa em Itabuna. Outros nomes avaliados para a vice de Pancadinha foram Charliane Sousa e Coronel Serpa.

ACM NETO E O UB

A convenção de Solidariedade e MDB para confirmação da chapa deverá contar com a presença do ex-prefeito de Salvador e dirigente nacional do UB, ACM Neto, que, no último final de semana, anunciou o apoio do seu partido à candidatura de Pancadinha.

Com isso, deixou o ex-prefeito Capitão Azevedo de fora da disputa. Azevedo havia deixado o PDT e se filiado ao UB para disputar a principal cadeira do Centro Administrativo Firmino Alves.

Além do Solidariedade e do MDB, Pancadinha terá no arco de alianças PMN, PRD, DC e UB.

Diogo Silva, CEO do Colo-Colo, e Hermano Fahnning no jantar do acesso || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: 2 minutos

A Unlock Energy, patrocinadora master do Colo-Colo, manifestou interesse em se juntar ao projeto de criação da Sociedade Anônima de Futebol da equipe ilheense. A informação foi revelada pelo presidente do clube, Hermano Fahning, em entrevista ao PIMENTA. No entanto, ressalva o dirigente, essa é uma conversa inicial, que só poderá avançar com anuência do Conselho Deliberativo.

O Conselho vai se reunir na próxima terça-feira (6), a partir das 18h, na sede da Câmara de Dirigentes lojistas de Ilhéus, localizada na Rua Prado Valadares, no Centro. A pauta é a proposta de alteração do Estatuto Social do Colo-Colo, autorizando a constituição de Sociedade Anônima do Futebol.

“Vai ser apenas uma alteração de estatuto, porque o atual não prevê a criação da SAF, que é uma lei recente. O estatuto precisa ser alterado para que o time se adeque à Lei da SAF”, esclareceu Hermano. Uma vez aprovada a emenda ao estatuto, os conselheiros poderão discutir o melhor formato para a SAF do Tigrão, que está de volta à elite do futebol estadual.

“Sem dúvida, o patrocinador master, que é a Unlock, eles se apaixonaram pela cidade, pelo clube, pela proposta, pelo projeto. E são, sim, interessados, a depender das condições, em adquirir uma possível SAF do clube, caso seja essa a nossa decisão”, acrescentou o presidente.

SÉRIE B DO BAIANÃO

O Colo-Colo é finalista da Série B do Baianão 2024 e já garantiu retorno à elite do futebol estadual a partir de 2025, após sete anos na segundona. O Tigrão enfrentará o estreante Porto em jogos de ida e volta. O primeiro será no próximo domingo (4), às 15h, no Estádio Agnaldo Bento, em Porto Seguro. A partida decisiva está marcada para 10 de agosto, às 15h, no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus.

Para Hermano Fahning, Colo-Colo e Porto já são campeões, devido à conquista do acesso à primeira divisão do Baiano, mas os jogos das finais serão disputados. “A expectativa é a melhor possível. A gente confia muito no elenco. O Colo-Colo está invicto até agora. A gente sabe da dificuldade que é o adversário. O Porto Seguro é um time que também começou o campeonato com muita dificuldade e foi se acertando, houve troca de comissão técnica e o time cresceu de rendimento nessa parte final”, concluiu.

Inscrições para o evento terminam nesta quinta (1º)
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Centro de Convenções de Ilhéus vai sediar, de 13 a 15 de agosto, o 6° Seminário de Mineração da Bahia, com a participação de mais de 20 empresas mineradoras, construtoras e outras prestadoras de serviço do setor. Responsável pela organização do evento, o grupo Appian Capital Brazil, controlador da Atlantic Nickel, informa que o objetivo é expor e discutir os grandes projetos e empreendimentos do estado.

“O Semba é uma oportunidade única para debater o cenário da mineração local e compartilhar boas práticas. Estamos empolgados em sediar o evento este ano e contribuir para a troca de conhecimentos e experiências no setor”, afirma Diogo Oliveira, diretor de ESG & Pessoas da Appian Capital Brazil. A expectativa, segundo ele, é de que a edição atual supere as 350 inscrições de 2023.

“Além disso, o evento promoverá fóruns de discussão, apresentação de estudos e cases de sucesso, proporcionando um ambiente de intercâmbio de informações e práticas inovadoras”, explica Guilherme Guedes, vice-presidente da comissão organizadora.

INSCRIÇÕES

Interessados(as) podem se inscrever até amanhã (1º), no site oficial do evento. A participação de profissional custa R$ 520 e a de estudante, R$ 270. A inscrição dá direito ao kit congressista (material didático, sacola e caneta), traslado ida/volta para o local do almoço; coffe break; almoço nos dias 13, 14 e 15; e participação no 12º Encontro dos Engenheiros da Bahia.

Governador Jerônimo Rodrigues na convenção do PSD, ontem (30), em Itabuna || Foto José Nazal
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Instituto Quaest divulgou, nesta quarta-feira (31), pesquisa sobre a avaliação do Governo Jerônimo Rodrigues, que recebeu aprovação de 63% entrevistados e desaprovação de 32%. Outros 6% não souberam ou não responderam.

A pesquisa também sondou a percepção do desempenho da gestão estadual. Para 38% das pessoas ouvidas, ele é positivo, enquanto 16% veem saldo negativo e 39% como regular. Outros 6% não responderam.

O Governo da Bahia tem a aprovação de 54% dos eleitores na área de Educação, que é reprovada por 20% e considerada regular por 26%, conforme a pesquisa. A maior reprovação é da segurança pública, avaliada como negativa por 33% dos entrevistados, enquanto 37% a consideram positiva e 31% regular.

O levantamento ouviu 900 pessoas na Bahia, de 25 a 28 de julho, e tem margem de erro de 3,3 pontos percentuais. Com G1

Município vai credenciar leiloeiro para alienação de bens
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus publicou o Edital de Credenciamento Nº 001/2024, que visa habilitar leiloeiro oficial para alienar bens imóveis de propriedade do município. Interessados já podem entregar a documentação no setor de licitações da Secretaria de Gestão e Inovação, no 4º andar do Prédio Anexo das Secretarias, ao lado do Palácio Paranaguá, na Rua Santos Dumont, Centro.

De acordo com a Prefeitura, para a contratação, também será considerada pesquisa na Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb), que disponibiliza relação de licitantes aptos a executar o objeto edital.

Havendo mais de um profissional credenciado, será feito sorteio dos interessados para definir o Leiloeiro Oficial. O credenciamento, que terá validade de 12 meses, não obrigará o município a firmar contrato com os futuros credenciados. Acesse o edital na edição de segunda-feira (29) do Diário Oficial do Município.

Unidade do SAC de Eunápolis, onde funciona o SineBahia, que hoje traz 62 vagas || Imagem GoogleMaps
Tempo de leitura: 4 minutos

Fechando julho, o SineBahia traz mais de 100 vagas para professor, engenheiro, auxiliar administrativo, consultor, motorista rodoviário de ônibus, comprador, cuidador de idosos, técnico de enfermagem, vendedor pracista e vendedor externo nas regiões sul, baixo-sul, extremo-sul e sudoeste nesta quarta-feira (31).

O maior quantitativo de vagas é oferecido por Jequié, com 77, seguido por Itabuna, com 52. Ilhéus traz mais 15 oportunidades, Eunápolis mais 8 e Valença tem 2 vagas hoje.

O cadastramento dos interessados é feito somente nas unidades do SineBahia nestes municípios. Em Valença, o atendimento vai até as 14h, encerrando às 16h em Itabuna, Ilhéus e Eunápolis e às 17h em Jequié. Os documentos exigidos são carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade.

ENDEREÇO DO SINEBAHIA

O SineBahia em Valença atende na Avenida Antônio Carlos Magalhães, no Novo Horizonte. A unidade de Itabuna fica no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), no Góes Calmon. Em Ilhéus, na Rua Eustáquio Bastos, no Centro. A unidade de Eunápolis está localizada na 5 de Novembro, no Centro. Em Jequié, fica na Octávio Mangabeira, no Mandacaru. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas.

Leia Mais

Augusto, ao centro, tem nome oficializado pelo PSD para disputar reeleição || Reprodução/Instagram
Tempo de leitura: 2 minutos

O prefeito Augusto Castro (PSD) vai disputar a reeleição reunindo 13 partidos, dentre eles o PV do vice de chapa, o ex-secretário Júnior Brandão. Pela primeira vez em 12 anos, um candidato a prefeito de Itabuna terá o apoio declarado e a participação em campanha de um governador. Jerônimo Rodrigues (PT) estava ao lado de Augusto, assim como o senador e presidente estadual do PSD, Otto Alencar, na convenção partidária no estacionamento do Centro de Cultura Adonias Filho, na noite desta terça-feira (30).

A convenção estava marcada para as 16h55min, mas houve atraso. Por volta das 17h50min, deu-se a confirmação do ex-secretário Júnior Brandão como companheiro de chapa. Augusto e Júnior subiriam ao palco mais de uma hora depois, às 19h, acompanhados de Jerônimo e Otto e de deputados federais e estaduais, como Paulo Magalhães, Rosemberg Pinto e Soane Galvão e secretários estaduais, a exemplo de Davidson Magalhães, da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

QUEBRAR TABU

Último a discursar no evento que homologou o seu nome na disputa de 2024, Augusto falou em construir “a maior vitória” da história de Itabuna. “O povo reconhece e eu vejo esse reconhecimento nas ruas. Não tenho dúvida que Itabuna vai quebrar o tabu da reeleição”, disse.

Líder do Governo Jerônimo Rodrigues na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) também foi na mesma linha, antes citando sondagens internas. “Apesar de Augusto ter o dobro do adversário, temos que sair de porta em porta, de casa em casa e construir a maior vitória que Itabuna já deu a um candidato”, afirmou. “Vamos fazer história”.

GRATIDÃO

O governador Jerônimo Rodrigues falou de eleições. Não deixou de lembrar de como começou a corrida da qual saiu vencedor em 2022. Ele pontuava abaixo de um dígito na largada da pré-campanha e as pesquisas apontavam o ex-prefeito de Salvador ACM Neto como o favorito para o governo baiano. Jerônimo teve crescimento constante até outubro. Usou o seu exemplo para falar que o prefeito começa a disputa numa condição bem melhor que a sua.

Na sequência, Jerônimo agradeceu a votação obtida no município. “Eu recebi a mão estendida de Itabuna. Hoje, eu vim aqui retribuir, nós viemos dizer que nós marcharemos juntos. Os próximos finais de semana são para a gente apresentar o que fazemos de melhor”.