Paulino Vieira será calçadão usando conceito de shopping a céu aberto || Foto Waldyr Gomes/Arquivo
Tempo de leitura: 2 minutos

A Rua Paulino Vieira, uma das principais do comércio central de Itabuna, será transformada em calçadão pela Prefeitura de Itabuna. A assinatura da ordem de serviço ocorreu na noite de quarta-feira (4) e as obras já começaram. A requalificação da Paulino Vieira será executada em três etapas.

De acordo com a secretária de Infraestrutura e Urbanismo de Itabuna, Sônia Fontes, a rua será transformada em uma atração para o comércio, com a instalação de piso intertravado, bancos, floreiras e arandelas com iluminação em LED. A proposta atende a pedido de lojistas.

O projeto transforma a rua em shopping a céu aberto e horário de atendimento estendido, segundo apresentado no ato da assinatura com a presença dos secretários municipais Sônia Fontes, Rosivaldo Pinheiro (Governo) e Mauro Ribeiro (Indústria, Comércio, Emprego e Renda).

Obras vão transformar a Paulino Vieira em shopping a céu aberto || Foto Pedro Augusto/PMI

PROJETO ITABUNA 2030

– É necessária essa revitalização da área comercial, principalmente com a preparação da cidade para a nova realidade do Projeto Itabuna 2030, com novas avenidas, ponte sobre o Rio Cachoeira, viaduto ligando a Aziz Maron à Princesa Isabel, a duplicação das pistas de acesso à rodovia BA-649, novo vetor de crescimento e interligação ao litoral – disse a secretária de Infraestrutura e Urbanismo.

A Nova Paulino Vieira estará integrada às praças Octávio Mangabeira, conhecida como Praça Camacan, e Olinto Leone, além da Beira-Rio, que passa por intervenção para modernizar toda a orla. A Praça Camacan deve ser reinaugurada em 20 de setembro, com novo projeto paisagístico e fonte luminosa. A Olinto Leone também será reformada

Para que não haja prejuízos às atividades comerciais, o projeto será executado em três etapas, gradativamente, com a primeira no trecho que vai da Praça Camacan até a Travessa Etelvina Miranda. Um novo quarteirão só entrará em obras quando o anterior estiver concluído. O projeto vai preservar o trânsito nas transversais para facilitar carga e descarga e acesso de ambulâncias e outros veículos de serviço de emergência.

REVITALIZAÇÃO

A Paulino Vieira não passa por grande reforma desde 2002, quando a via ganhou novo piso asfáltico, calçada padronizada e iluminação. A nova intervenção a transforma em um shopping a céu aberto, eliminando o tráfego de veículos.

“Finalmente, vamos poder ter vitrines à noite, como antigamente,” comentou o presidente da Associação dos Lojistas da Paulino Vieira, Paulo Costa. “Há grande esperança do empresariado com essa transformação”, completou o presidente da CDL, Carlos Leahy.

Vitor e Lucas estão desaparecidos desde 24 de agosto || Fotos redes sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um quarto homem suspeito de envolvimento no desaparecimento de dois turistas paulistas, na cidade de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, morreu após confronto com policiais militares, na quinta-feira (5). Os turistas estão desaparecidos desde 24 de agosto.

Segundo a Polícia Civil, o suspeito, identificado como Wesley Jefferson Silva, comandava uma facção criminosa na cidade e tinha dois mandados de prisão em aberto, expedidos pela Justiça de Minas Gerais. Com ele, foram apreendidos uma arma, carregador e munições.

Antes do confronto que terminou com a morte de Wesley Silva, a Polícia Civil de Eunápolis já tinha localizado outros três suspeitos de envolvimento no desaparecimento de Vitor Benites Teixeira, de 28 anos, e Lucas Ferreira de Sousa, de 22.

No dia 29 de agosto, policiais civis localizaram Gustavo dos Santos Oliveira, um dos suspeitos de envolvimento no desaparecimento dos turistas, no bairro Alecrim I. Ele morreu após um confronto com policiais.

]No mesmo dia, Wesley Felix do Nascimento, de 25 anos, foi preso. Ele estava escondido no fundo de um mercado localizado no mesmo bairro.

O terceiro suspeito foi encontrado no dia 30 de agosto. Carlos Oliveira de Souza, de 20 anos, também não resistiu aos ferimentos após ser baleado em confronto. Informações do G1-BA.

Shopping Jequitibá abre com horário especial neste sábado (7)
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Shopping Jequitibá funcionará em horário especial neste sábado (7), Feriado da Independência da República. O centro de compras, lazer, serviços e entretenimento de Itabuna terá lojas e quiosques abertos a partir das 13h. O supermercado abrirá um pouco mais cedo, às 7h, fechando também às 21h. Farmácia vai das 10h às 21h.

De acordo com a direção do Jequitibá, os restaurantes da Praça de Alimentação e o espaço Zig Zag abrirão das 12h às 21h, enquanto a Five e o Ise Japonês, no piso superior, ficarão abertos das 12h às 22h.

A programação do cinema deve ser consultada no site da Cinemark. No sábado, o comércio da área central de Itabuna, onde ocorre o Desfile do 7 de Setembro, estará fechado. No município, o Feriado da Independência não altera o horário de funcionamento de farmácias e supermercados como o Itão.

Silvio Almeida, ministro dos Direitos Humanos, é alvo de investigação || Foto Marcelo Camargo/ABr
Tempo de leitura: 3 minutos

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, foi chamado na noite desta quinta-feira (5) para prestar esclarecimentos ao controlador-geral da União, Vinícius Carvalho, e ao advogado-geral da União, Jorge Messias, em razão de supostas denúncias de assédio sexual publicadas pela imprensa. A convocação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).

Em nota, a Secom informou que o próprio ministro irá encaminhar ofício à Controladoria-Geral da União (CGU), ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e à Procuradoria Geral da República (PGR) para que investiguem o caso. Ainda de acordo com a nota, a Comissão de Ética da Presidência da República decidiu abrir procedimento para apurar as denúncias.

“O governo federal reconhece a gravidade das denúncias. O caso está sendo tratado com o rigor e a celeridade que situações que envolvem possíveis violências contra as mulheres exigem”, concluiu a Secom.

A DENÚNCIA

Uma reportagem do site Metrópoles publicada na tarde desta quinta-feira afirmou que Silvio Almeida foi denunciado à organização Me Too Brasil por supostos episódios de assédio sexual contra mulheres. Segundo a matéria, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, estaria entre as vítimas do ministro.

Em nota, a Me Too Brasil confirmou ter sido procurada por mulheres que relataram supostos episódios de assédio sexual praticados pelo ministro. “A organização de defesa das mulheres vítimas de violência sexual, Me Too Brasil, confirma, com o consentimento das vítimas, que recebeu denúncias de assédio sexual contra o ministro Silvio Almeida, dos Direitos Humanos”.

“Elas foram atendidas por meio dos canais de atendimento da organização e receberam acolhimento psicológico e jurídico”, destacou o comunicado. “Como ocorre frequentemente em casos de violência sexual envolvendo agressores em posições de poder, essas vítimas enfrentaram dificuldades em obter apoio institucional para a validação de suas denúncias. Diante disso, autorizaram a confirmação do caso para a imprensa”.

Até a manhã desta sexta-feira (6), a ministra Anielle Franco não havia se manifestado sobre as denúncias em questão. Em seu perfil no Bluesky (plataforma semelhante ao X, ex-Twitter) e na rede social Instagram, a primeira-dama Janja Lula da Silva postou uma foto em que aparece beijando Anielle na testa. A imagem, entretanto, não acompanha nenhum tipo de legenda.

O QUE DIZ O MINISTRO

Em nota divulgada à imprensa também na noite desta quinta-feira, Silvio Almeida diz repudiar “com absoluta veemência” as acusações, às quais ele se referiu como “mentiras” e “ilações absurdas” com o objetivo de prejudicá-lo.

“Repudio tais acusações com a força do amor e do respeito que tenho pela minha esposa e pela minha amada filha de 1 ano de idade, em meio à luta que travo, diariamente, em favor dos direitos humanos e da cidadania neste país”.

No comunicado, o ministro avaliou que “toda e qualquer denúncia deve ter materialidade” e se declarou triste com toda a situação. “Dói na alma. Mais uma vez, há um grupo querendo apagar e diminuir as nossas existências, imputando a mim condutas que eles praticam. Com isso, perde o Brasil, perde a pauta de direitos humanos, perde a igualdade racial e perde o povo brasileiro”.

“Toda e qualquer denúncia deve ser investigada com todo o rigor da lei, mas, para tanto, é preciso que os fatos sejam expostos para serem apurados e processados. E não apenas baseados em mentiras, sem provas”.

Na nota, Almeida confirma a informação divulgada pela Secom e diz que encaminhou ofícios à CGU, ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e à PGR “para que façam uma apuração cuidadosa do caso”. “As falsas acusações, conforme definido no artigo 339 do Código Penal, configuram ‘denunciação caluniosa’”.

“Tais difamações não encontrarão par com a realidade. De acordo com movimentos recentes, fica evidente que há uma campanha para afetar a minha imagem enquanto homem negro em posição de destaque no Poder Público, mas estas não terão sucesso. Isso comprova o caráter baixo e vil de setores sociais comprometidos com o atraso, a mentira e a tentativa de silenciar a voz do povo brasileiro, independentemente de visões partidárias”, disse.

“Quaisquer distorções da realidade serão descobertas e receberão a devida responsabilização. Sempre lutarei pela verdadeira emancipação da mulher, e vou continuar lutando pelo futuro delas. Falsos defensores do povo querem tirar aquele que o representa. Estão tentando apagar a minha história com o meu sacrifício”, concluiu o ministro. Com informações d´Agência Brasil.

O início do Itabuna no velho Campo da Desportiva || Foto Acervo de Walmir Rosário
Tempo de leitura: 4 minutos

 

 

Apesar da queda do rendimento no segundo turno, o Itabuna manteve a quinta colocação no campeonato de 1967, o primeiro que disputou, embora tenha perdido na classificação dos times do interior, liderada pelo Flamengo de Ilhéus, em quarto lugar, com um ponto a mais que o escrete itabunense.

 

Walmir Rosário

No início do ano de 1967 os homens que comandavam o futebol amador de Itabuna são convencidos pelos dirigentes da Federação Bahiana de Futebol e dos clubes de Salvador e Feira de Santana a disputar o futebol profissional. Após dezenas de reuniões, em que a tônica era elevar o nome de Itabuna ao cenário nacional esportivo com o que existia de craques na cidade, aceitaram o desafio.

Em 23 de maio de 1967, finalmente, o Itabuna Esporte Clube é fundado e estava pronto para disputar o Campeonato Baiano daquele ano como um dos 14 participantes. Agora se encontrava de igual para igual com o Bahia, Vitória, Botafogo, São Cristóvão, Leônico, Ypiranga e Galícia (Salvador), além do Fluminense, Bahia (Feira de Santana), Conquista Esporte Clube (V. da Conquista), Flamengo, Colo-Colo e Vitória (Ilhéus).

E finalmente o Itabuna estreia no Campeonato Baiano de Futebol Profissional no dia 4 de junho de 1967, com a vitória de 1X0 contra o São Cristóvão, gol de Nélson, no campo da Desportiva. No próximo domingo (11), torcida entusiasmada, o time volta ao campo da Desportiva para enfrentar o Botafogo, com mais uma vitória em casa, pelo placar de 1X0, gol de Bal.

Na quinta-feira (15-06) enfrentou o Flamengo de Ilhéus no Mário Pessoa e sofreu a primeira derrota como profissional por 3X1, gols de Jurandi, Clemente e Zé Pequeno, para os ilheenses, e Bal para o Itabuna. Em seguida (06-07) ganhou para o Bahia de Feira na casa do adversário por 2X1, gols de Carlos Riela e Déri (Ita) e Almir (BF); e venceu o Vitória da capital por 2×1, em Itabuna (20-07), com gols de Neném e Nélson (Ita) e Itamar (V).

No próximo jogo (27-07) o Itabuna volta a vencer, e desta vez a vítima foi o Conquista, que levou 3X1, no campo da Desportiva, com gols de Danielzão, Déri e Bal (Ita), e Piolho (Conq). Em 3 de agosto, o Itabuna vai a Feira de Santana e empata com o Fluminense em 0X0. Em pleno estádio Mário Pessoa o Itabuna vence o Vitória ilheense pelo placar de 1×0, gol de Batuqueiro. Em 20 de agosto empata com o Ypiranga no campo da Desportiva por 1×1, com gols de Batuqueiro (Ita) e André Catimba (Ypi).

No próximo jogo (31-08), contra o Colo-Colo, em Ilhéus, o Itabuna não teve sorte e perdeu por 1X0, gol de Ronaldo (CC). No dia 7 de setembro, em Salvador, empata com o Galícia por 2X2, com gols de Florizel e Déri (Ita) e Nélson e Enaldo (Gal). Ainda na capital baiana, no dia 10 de setembro perde para o Bahia por 3X1, gols de Zé Eduardo, Manezinho e Canhoteiro (Ba) e Florizel (Ita). No último jogo do primeiro turno (01-10) empata com o Leônico em 2X2, com gols de Itajaí (contra) e Gajé (Leo), e Maranhão (Ita).

Com esses resultados o Itabuna estreia no profissionalismo e termina o primeiro turno na quinta colocação, com 16 pontos, sendo seis vitórias, quatro empates e três derrotas. Nos 13 jogos disputados marcou 17 gols, sofreu 15 e manteve saldo de apenas dois gols. Foi um resultado bastante positivo, pois encerrou o primeiro turno como a equipe do interior melhor colocada.

Nos jogos de volta do segundo turno, o Itabuna inicia bem aplicando 2X0 no Flamengo de Ilhéus (08-10), gols de Maranhão; empata com o Leônico por 1X1, também no campo da Desportiva (15-10), gols de Carlos Riela (Ita) e Catu (Leo). Em casa, torna a empatar com o Bahia de Feira por 1X1, gols de Fernando Riela (Ita) e Maromba (BF); e perde para o Bahia da capital por 2X0, em 5 de novembro, com gols de Elizeu e Alencar. Já em 12 de novembro, em jogo com mando de campo invertido, aplica 3X1 no São Cristóvão, na Desportiva, com 3 gols de Florizel (Ita) e Iaúca (SC).

Outro placar favorável ao Itabuna em frente sua torcida foi contra o Vitória de Ilhéus, pelo placar de 3X0, 2 gols de Maranhão e 1 de Carlos Riela. Jogando em Salvador empata com o Botafogo em 2X2 (01-12), com 2 gols de Florizel (Ita), Nílson e Ronaldo (Bot). Em Vitória da Conquista perde por 2X1 para o Conquista (17-12), gols de Durvalino e Dão (Conq) e Fernando Riela (Ita). Em 28 de janeiro de 1968, valendo pelo mesmo campeonato, empata com o Ypiranga, por 0X0, em Salvador; e em 11 de fevereiro cai diante do Galícia por 2X0, no campo da Desportiva, gols de Santinho (contra) e Carlinhos Gonsálves (Gal).

Ainda no campo da Desportiva, no dia 18 de fevereiro, o Itabuna enfrenta o Vitória e empata em 1X1, com gols de Danielzão e Arcângelo (contra); e no jogo seguinte (03-03) perde para o Fluminense de Feira por 1X0. No segundo turno o Itabuna não obteve o mesmo resultado positivo do primeiro e fica na sétima classificação (duas abaixo), com 12 pontos, sendo seis vitórias, seis empates e quatro derrotas. Marcou 16 gols, sofreu 15, com apenas um de saldo positivo.

Apesar da queda do rendimento no segundo turno, o Itabuna manteve a quinta colocação no campeonato de 1967, o primeiro que disputou, embora tenha perdido na classificação dos times do interior, liderada pelo Flamengo de Ilhéus, em quarto lugar, com um ponto a mais que o escrete itabunense. Entre os artilheiros do campeonato, Florizel marcou 7 gols; Maranhão, 5; Carlos Riela, Bal e Déri, 3 gols; Fernando Riela, Danielzão, Batuqueiro e Nélson, 2; Neném 1 gol. Itajaí, Santinho e Arcângelo marcaram 1 gol contra, cada.

E a direção do Itabuna Esporte Clube colocou um time em campo, formado basicamente pelos jogadores oriundos da seleção amadora, com alguns reforços: Goleiros – Luiz Carlos, Betinho; lat. dir. – De Aço, Neném, Roberto, Miltinho e Nocha; zag. – Itajaí, Ivan, Santinho, Ronaldo e Clésio; lat. Esq. – Caxinguelê, Leto e Zito; meio-campistas – Arcângelo, Déri, Carlos Riela, Lua Riela, Nélson e Bel; atacantes – Neves, Maranhão, Raimundo, Vandinho, Fernando Jorge, Firmino, Fernando Riela, Batuqueiro, Danielzão, Pinga e Florizel; técnicos – Luiz Negreiros e Tombinho.

Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado, além de autor de livros como Os grandes craques que vi jogar: Nos estádios e campos de Itabuna e Canavieiras, disponível na Amazon.

Motorista de caminhão está entre as vagas oferecidas hoje || Foto FrotaeCia
Tempo de leitura: 3 minutos

Encarregado administrativo, subgerente de pousada, motorista de caminhão e subchefe de cozinha são algumas das funções com vagas de emprego abertas nesta sexta-feira (6) em Itabuna, Ilhéus e Jequié.

Há 56 vagas em Jequié, 35 em Itabuna e 25 em Ilhéus nesta sexta-feira nas unidades do SineBahia nestes municípios. O atendimento vai até as 16h, exceto em Jequié, que encerra às 17h, porém a recomendação é ir o quanto antes ou, no máximo, a 30 minutos do fechamento.

O cadastramento para disputa de vagas é feito apenas pessoalmente. É necessário apresentar carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade, além de certificado de cursos de qualificação na área desejada.

ONDE FICA O SINEBAHIA

A unidade de Ilhéus está situada na Rua Eustáquio Bastos, em frente à Praça Cairu, no Centro. O SineBahia atende no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), no Góes Calmon, em Itabuna. Já a unidade de Jequié fica na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas anunciadas para hoje.

Leia Mais