O prefeito reeleito Augusto Castro na manhã desta terça-feira, na Beira-Rio
Tempo de leitura: 2 minutos

O prefeito Augusto Castro (PSD) sai das urnas consagrado como primeiro gestor municipal reeleito em Itabuna e por obter a maior votação da história na corrida ao Centro Administrativo, feito nem mesmo conseguido pelo fenômeno eleitoral sul-baiano Fernando Gomes, já falecido. Acompanhando as obras de modernização da orla da Beira-Rio, na manhã desta terça-feira (8), o prefeito conversou há pouco com o PIMENTA.

Para Augusto, o principal desafio a partir de janeiro de 2025 é fazer um governo melhor do que o primeiro. Mas o prefeito sinaliza o caminho a ser trilhado para chegar em 2028 com a certeza de meta cumprida. “É fazer as entregas das obras, dos investimentos, avançar no saneamento e continuar trabalhando na reestruturação da cidade”, afirmou ao PIMENTA.

Após as entregas previstas para a região do Lomanto e São Caetano nos próximos dias, além de investimentos para ampliar a distribuição de água para a região da Califórnia e Fátima, o prefeito se comprometeu a buscar os recursos para a universalização do saneamento básico. Hoje, Itabuna coleta 82% do esgoto produzido e trata cerca de 34% desse volume.

O município já conta com recursos do Fonplata para investimentos no tratamento do esgoto, com captação em tempo seco, revitalização de duas estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e construção de uma terceira. Para avançar no saneamento, também buscará recursos de programa federal de universalização do serviço.

OBRAS ESTRUTURANTES

Obras estruturantes são elencadas entre as principais prioridades. “Desafio grande é a duplicação da entrada de Itabuna [Viaduto Paulo Souto, na Nova Itabuna] até Ferrradas, [um trecho de] 7 quilômetros”, acrescentou, falando de uma promessa de sucessivos governos, desde a gestão de Azevedo, e que agora pode sair do papel depois de compromisso firmado com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, em setembro.

Das promessas que estão sendo executadas, o prefeito citou a duplicação da entrada de Itabuna até o Cidadelle, em Ilhéus. As obras foram iniciadas em julho passado e devem ser concluídas até o início do segundo semestre do próximo ano. O trecho será interligado à Nova Rodovia Ilhéus-Itabuna, a BA-649, por meio de viaduto e ponte nas proximidades do condomínio de alto padrão.

EMPREGOS

Augusto também elencou entre os desafios a atração de novos negócios e empresas. Uma das empresas que avançam no processo de instalação de planta industrial em Itabuna é a GNLink, investimento de R$ 180 milhões e geração de até 120 empregos no município. A empresa e o Banco do Nordeste assinaram contrato de financiamento para acelerar o processo de implantação no município, que terá uma distribuição de gás natural liquefeito e comprimido (reveja aqui).

SAÚDE E EDUCAÇÃO

Educação e saúde são das prioridades na nova gestão. O prefeito sinalizou ampliar a rede básica e atacar um dos gargalos no atendimento, que é a regulação. O município, numa parceria com o governo do Estado, deverá inaugurar, em dezembro as obras do Novo Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.

Ao PIMENTA, Augusto também citou como prioridade buscar os investimentos em moradia por meio do “Minha Casa, Minha Vida”. Segundo ele, o processo de construção de cerca de 700 moradias para vítimas da enchente foi destravado no Tribunal de Contas da União (TCU).

A corte de contas não considerou adequado o terreno onde as moradias seriam erguidas, na Vila Paloma. Augusto adiantou que uma das áreas já definidas fica na Nova Itabuna. “A licitação já está em andamento”, assegurou. Em julho, município e estado contemplaram 80 famílias atingidas pela enchente com apartamentos no Jaçanã.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *