Arte circense ganha ruas do Centro Histórico de Ilhéus || Foto Karol Vital
Tempo de leitura: 3 minutos

Karol Vital

Música, cantoria, dança, malabares, perna de pau e um grupo de palhaças e palhaços despertou olhares curiosos e arrancou muitos sorrisos, no último dia 14. Foi quando houve a culminância do 2º Festival e da 7ª Palhasseata de Ilhéus, com cortejo circense pelas ruas do Comércio e mostra cênica na Praça Pedro Mattos. Neste sábado (21), haverá o espetáculo PalhaçAs e PalhaçOs para crianças do bairro Nossa Senhora da Vitória. O evento gratuito será às 15h, no Centro Cultural Ocupaê.

Organizado pelo Grupo Teatro Circo Maktub, o evento que exalta a arte circense é um dos poucos do gênero no interior da Bahia. Além de celebrar o Dia Universal do Palhaço, 10 de dezembro, o evento reúne grupos e artistas locais oriundos de várias partes do Brasil e da América Latina. Após oito anos de ausência, o cortejo voltou a animar as ruas de Ilhéus com irreverência e alegria. Houve ainda homenagens aos saudosos palhaços Cocada e Tremendão e ao cordelista Gilton Thomaz, parceiros da Palhasseata de Ilhéus que deixaram saudade.

Artistas circenses em cortejo pelo centro da cidade || Foto Júnior Stiffer/Divulgação

Na sua primeira versão presencial, o 2º Festival Palhasseata de Ilhéus transformou a Praça Pedro Mattos em picadeiro. As oito atrações apresentaram números circenses clássicos e autorais. O riso também deu lugar ao protesto. As palhaças presentes homenagearam a palhaça Miss Jujuba, artista venezuelana vítima de feminicídio, enquanto viajava de bicicleta. As palavras de ordem destacaram demandas por segurança, respeito e liberdade.

Interação é uma das marcas da Palhasseata || Foto Karol Vital

Um dos diferenciais desta edição foi a inclusão. A 7ª Palhasseata de Ilhéus e o 2º Festival Palhasseata contaram com pessoas com deficiências trabalhando como monitores e no público, reserva de espaço especial, sinalização e intérpretes de Libras durante o cortejo e as apresentações. Os artistas também puderam se comunicar com os surdos da plateia, graças à Oficina de Acessibilidade em Libras ofertada pelo projeto.

FESTIVAL

Durante a 7ª Palhasseata de Ilhéus e 2º Festival Palhasseata foram arrecadados brinquedos para as crianças do bairro Nossa Senhora da Vitória. As doações partiram de lojistas, do público e também dos artistas que participaram dos eventos. A entrega e a apresentação do espetáculo PalhaçAs e PalhaçOs serão a contrapartida do projeto, que tem financiamento público. Inclusive, as ações foram acompanhadas pela coordenadora de Artes Circenses da Funceb, Laisa Ferreira.

Espetáculo gratuito será neste sábado (21), no Nossa Senhora da Vitória

Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.