A Federação Bahiana de Futebol (FBF) divulgou, nesta segunda-feira (6), alterações em duas partidas do estadual deste ano. Uma das mudanças foi no jogo do Barcelona, na segunda rodada, que estava marcado para o estádio Alberto Ferreira, em Feira de Santana. Com alteração, a equipe de Ilhéus jogará contra o Jequié no Estádio Manoel Barradas, o Barradão, em Salvador, no dia 15, a partir das 19h15min.
Outra alteração ocorreu na partida entre o Jacuipense e Bahia, pela 1ª rodada. O jogo foi transferido do Estádio Alberto Oliveira, em Feira de Santana, para o Estádio Antônio Carneiro, em Alagoinhas. A partida está confirmada para o próximo domingo (12), às 16h.
O Campeonato Baiano de Futebol 2025 começa no sábado, com as partidas: Vitória x Barcelona, às 16h, no Barradão; Atlético x Colo Colo, em Alagoinhas, às 18h30min; Porto x Jacobina, no Estádio Agnaldo Bento, em Porto Seguro, a partir das 21h. A rodada será completada no domingo, com Jequié x Juazeirense, no Estádio Waldomiro Borges, a partir das 18h30min.
MESMA FÓRMULA DAS EDIÇÕES ANTERIORES
O Baianão terá a mesma fórmula dos últimos anos. Os 10 clubes irão compor um único grupo para a 1ª fase. Os jogos acontecerão em sistema apenas de ida e os quatro melhores colocados avançarão para a semifinal, enquanto que os dois últimos colocados serão rebaixados para a Série B de 2026.
Na semifinal, os quatro clubes classificados serão divididos em dois grupos, de números 2 e 3, com a seguinte formação: Grupo 2 (1º do Grupo 1 x 4º do Grupo 1) e Grupo 3 (2º do Grupo 1 x 3º do Grupo 1). Nesta fase, eles se enfrentarão dentro de cada grupo, em jogos de ida e volta.
Os dois vencedores farão a final do campeonato e decidirão o título em duas partidas, de ida e volta. O Baianão 2025 terá o total de 13 datas, como estabelecido pelo calendário do Futebol Brasileiro apresentado pela CBF.
Campeão e vice-campeão garantirão as duas primeiras vagas na Copa do Brasil 2026. A 3ª vaga será do Campeão da Copa Governador do Estado, ou competição que receba outro nome, aprovada pelos clubes para ser iniciada em até 20 dias após a conclusão da 1ª fase do Baianão.
VAGA NA COPA DO NORDESTE
O campeão baiano terá direito à primeira vaga na Copa do Nordeste 2026. A segunda vaga será do clube mais bem posicionado do Estado no ranking Nacional de Clubes da CBF. Já a terceira vaga, na Pré-Copa do Nordeste, será do clube que tiver a melhor colocação no Baianão, excluindo os clubes presentes na primeira e segunda vagas.
Caso o clube da primeira vaga não esteja disputando as Séries A ou B do Brasileirão, a terceira vaga será destinada ao clube com a segunda melhor colocação no Ranking Nacional de Clubes da CBF. As vagas na Copa do Nordeste são distribuídas de acordo com a deliberação da entidade nacional.
Terão direito às três vagas no Brasileirão Série D de 2026 os clubes melhores colocados do Baianão que não sejam integrantes das outras séries do Campeonato Brasileiro. O Campeonato Baiano será disputado de 11 de janeiro a 23 ou 26 de março.