O empresário Gumercindo Tavares faleceu na madrugada desta segunda-feira (17), no Hospital de Brotas, em Salvador. Candidato a prefeito de Ilhéus nas eleições de 1982, ele completaria 75 anos na próxima quinta-feira (20).
Ao PIMENTA, o deputado estadual Pedro Tavares (UB), sobrinho de Gumercindo, informou que o tio enfrentava diversas complicações de saúde e chegou a ficar internado no Hospital São José, em Ilhéus, antes de ser transferido para a unidade na capital baiana.
O parlamentar afirmou que seu tio será lembrado com carinho por todos que o conheceram. “Era uma figura muito querida em Ilhéus. Todo mundo conhecia. Um cara extremamente gentil, bem-humorado. Todo mundo o chamava de gentleman [cavaleiro], um cara muito gentil, querido, amigo das pessoas”.
Também ouvido pelo site, o fotógrafo e memorialista José Nazal recordou que Gumercindo foi liderança regional e ocupou cargos de representação nos governos de Antônio Carlos Magalhães e do grupo político do ex-ministro.
Gumercindo Tavares deixa os irmãos Misael e Florzinha; os filhos Fernando, Marcelo e Ana Paula; uma neta; e legião de amigos. O velório será na tarde desta segunda-feira (17), às 14h, na Capela 5 do Cemitério Campo Santo, em Salvador. O sepultamento ocorre na sequência, às 16h, no mesmo cemitério.