Equipe que atuou na logística para transporte de múltiplos órgãos || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Um hospital ilheense fez, no último sábado (15), a sua terceira captação de múltiplos órgãos em 2025. Unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) gerida pela Fundação Fabamed, o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC) alcançou número expressivo de doações já em fevereiro.

Naama Ramos e Silva, enfermeira da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HRCC, falou do trabalho da equipe multidisciplinar do HRCC, em conjunto com a Central Estadual de Transplantes da Bahia (CET-BA) e Organização de Procura de Órgãos do Sul da Bahia (OPO Sul).

A enfermeira ressaltou a posição de destaque do HRCC na captação de órgãos na saúde pública baiana. “Começamos o ano obtendo muitos avanços e fazendo a diferença nos serviços de saúde. Esse resultado só foi possível graças ao empenho, dedicação e acolhimento dos profissionais da unidade, que mais uma vez se mobilizaram para que o desejo da família doadora fosse efetivado”, destacou.

Equipe de HRCC atuou de forma ágil para fazer a captação || Foto Divulgação

Ela ainda fez uma referência à esperança que uma captação leva para as pessoas na lista de espera e agradeceu à família que disse sim à doação. “Mais uma vez, será possível aos pacientes que esperam na fila por um transplante receber essa qualidade de vida através desta doação de órgãos. Nosso agradecimento à família doadora pela sensibilidade, empatia e solidariedade. Mesmo nesse momento de dor, permitiu que vidas sejam salvas. Desejamos muita força e fé para enfrentar a dor, a ausência e a saudade que fica”, concluiu.

Uma resposta

  1. Parabéns para a família que doou os órgãos, só quem ja passou por uma fila de espera como eu sabe da importância desse ato.
    Doe órgãos, Salve vidas…

    Damaris
    Transplantada renal

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.