Itabuna adere a sistema eletrônico de informações, o SEI || Foto Thiago Barba Ruiva/PMI
Tempo de leitura: 2 minutos

O município de Itabuna, no sul da Bahia, acaba de dar largada no processo de implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Trata-se de software que é referência nacional em tramitação eletrônica. Ontem (25), a Prefeitura promoveu evento para apresentar às suas equipes a iniciativa desenvolvida em parceria com o governo baiano. O objetivo é eliminar o uso do papel em seus processos e documentos administrativos.

Durante o encontro, no auditório do Edifício Jequitibá Trade Center, na Avenida Aziz Maron, no Góes Calmon, o prefeito Augusto Castro fez assinatura simbólica do termo de apoio, firmado juntamente com a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), na área de transformação digital.

– Esta parceria vai ajudar muito a nossa estrutura administrativa na direção de algo que nós sempre pregamos aqui na prefeitura, que é a inovação. Sabemos que a inovação tem um custo e não dá para implementar uma mudança como esta de uma hora para outra, mas com a cooperação do governo da Bahia nós estamos conseguindo avançar nesta área – resumiu o prefeito.

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL 

O coordenador-executivo de Transformação Digital da Saeb, Igor Takenami, ressaltou as diversas iniciativas realizadas pelo Estado com foco na municipalização da transformação digital, incluindo não apenas o SEI Bahia Municípios como a oferta de serviços públicos municipais na plataforma digital ba.gov (www.ba.gov.br).

Na sequência, o diretor de Inovação e Gestão de Projetos de TIC, Anderson Vasconcelos Prazeres, narrou um pouco da experiência do governo do Estado com o Sistema Eletrônico de Informações, além de apresentar o portal onde estão reunidas as principais informações sobre a iniciativa (https://www.portalseibahia.saeb.ba.gov.br/).

– No próximo dia 29 de março, vamos completar oito anos da abertura do primeiro processo no SEI. No último dia 4 de fevereiro, registramos oito milhões de processos abertos: a cada dia, são gerados no Estado mais 7.500 novos processos e cerca de 90 a 100 mil documentos”, contabilizou o diretor.

Até o momento, 88 municípios baianos já firmaram parceria com o Estado para a implantação do SEI. Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o sistema já proporcionou ao governo baiano uma economia direta de mais de R$ 230 milhões, além de viabilizar a preservação de mais de 115 mil árvores com a redução no consumo de papel.

Agora, com o SEI Bahia Municípios, as equipes do Estado estão transferindo a expertise obtida com a implantação do sistema para as administrações municipais. Além disso, a cooperação com o Ministério da Gestão e Inovação permite ao governo estadual gerir as cessões de uso do sistema e a transferência de códigos fontes para os municípios. Já a parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb) viabiliza a infraestrutura para a implantação do software, com serviços na área de suporte e hospedagem de dados.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.