A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) promoveu, nesta quarta-feira (12), audiência pública em Salvador para apresentar e discutir o projeto de concessão das ferrovias de Integração Leste-Oeste (FIOL) e de Integração Centro-Oeste (FICO). Durante o encontro foram abordados aspectos como engenharia dos projetos, modelagem econômico-financeira, operação e estudos socioambientais.
Combinadas com outros projetos ferroviários, a FIOL e a FICO ajudarão a integrar os sistemas ferroviários ao longo dos eixos Norte-Sul e Leste-Oeste. A iniciativa busca ampliar a interconectividade do transporte de cargas, criando uma alternativa logística para o escoamento da produção do interior do país a diferentes regiões portuárias, como o arco norte e os portos do sudestes, por exemplo. Além de fortalecer a competitividade do setor, a concessão das ferrovias pode reduzir a dependência das rodovias, que hoje respondem por 65% da matriz de transportes do Brasil.
Durante a sessão, foram apresentados detalhes da concessão, que contempla investimentos estimados em R$ 28,7 bilhões e um prazo de operação de 35 anos. Apenas a construção da FIOL 3 exigirá um investimento de cerca de R$ 12,3 bilhões, com previsão de geração de 93 mil empregos diretos e indiretos durante o pico das obras. Na fase de operação, estima-se que até 56 mil postos de trabalho sejam criados.
A operação das ferrovias possibilitará uma significativa redução dos custos logísticos, estimada em R$ 500 milhões anuais, beneficiando a exportação de produtos agrícolas como soja, milho e farelo de soja, além do transporte de fertilizantes.
O secretário Nacional de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes (SNTF/MT), Leonardo Ribeiro, destacou o trabalho técnico realizado para viabilizar o projeto. “Após dois anos de estudos, redesenhamos o traçado para atrair o interesse do setor privado. Do ponto de vista regulatório, o projeto está muito bem estruturado”, afirmou.
Ribeiro também ressaltou a importância da participação da sociedade no aprimoramento do projeto. “A audiência pública é a etapa em que podemos escutar as contribuições para aperfeiçoar o que for necessário.” A próxima audiência para debater o projeto de concessão será realizada em Cuiabá, no Mato Grosso, na sexta-feira, a partir das 9h, na Rua Antônio Dorileo