O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), entregou, nesta sexta-feira (14), obra de melhoria e ampliação do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna. O Estado investiu R$ 75 milhões na construção de anexo com novos leitos de unidade terapia intensiva (UTI) e salas cirúrgicas e para tratamento intensivo, além de aquisição de equipamentos.
O Hospital de Base ganhou seis salas cirúrgicas, duas salas para tratamento intensivo, 29 leitos de UTI e Centro de Telemedicina, além de equipamentos modernos, como aparelhos de Raios-X, ultrassom, endoscopia e colonoscopia. O Centro de Telemedicina ofertará consultas online para moradores de Itabuna e municípios pactuados.
O Hospital de Base foi contemplado ainda com a ampliação da emergência, que passa a contar com oito leitos de observação, três leitos de sala vermelha e quatro leitos de sala amarela. Com isso, conforme a Secretaria de Saúde da Bahia, a capacidade de cirurgias eletivas aumentará de 60 para 300 procedimentos mensais. Além disso, 185 novos profissionais foram contratados para reforçar a equipe de assistência, incluindo 25 médicos
– Aqui é muito mais que uma ampliação, é um novo hospital. Estamos celebrando a saúde de Itabuna e da região. Por isso, parabenizo o prefeito Augusto Castro pela ousadia e a coragem de manter um Hospital Municipal deste porte – afirmou Jerônimo Rodrigues.
MAIS INVESTIMENTOS
Os investimentos na unidade hospitalar, destacou Jerônimo, continuarão para que a parte antiga também seja reconstruída. “Entregamos essa etapa, mas as obras e serviços continuam, já que os serviços de atendimento aos pacientes serão transferidos para esta parte que estamos entregando hoje”, disse.
O prefeito Augusto Castro citou o esforço dos governos estadual e federal em beneficiar a população com investimentos na saúde. “Um hospital de alta complexidade que salva muitas vidas. Só agradecer por esse avanço na saúde da região. Agradecer ao governador Jerônimo, ao ministro Rui Costa. Ele que tem feito um grande trabalho em defesa da Bahia e dos baianos”, completou o prefeito.
A cerimônia de ampliação do Hospital de Base contou com a participação do ministro da Casa Civil, Rui Costa, de profissionais da unidade, operários da obra, do vice-prefeito de Itabuna, Júnior Brandão, da secretária de Saúde do Município, Lívia Mendes, de deputados federais e estaduais, prefeitos de municípios pactuados, vereadores e líderes comunitários.