Um médico e ex-candidato a vereador em Itabuna foi preso, na sexta-feira (14), no bairro Caminho das Árvores, em Salvador. Antônio Teobaldo Magalhães Andrade, de 68 anos, era considerado foragido. Ele foi condenado pela Justiça de Santa Catarina por estupro de vulnerável em Joinville. A punição foi confirmada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). O médico é acusado pelo mesmo tipo de crime em Uruçuca.
O médico, que morou e trabalhou no sul da Bahia, chegou a se candidatar ao cargo de vereador em Itabuna, por duas vezes. A última no ano passado, pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB), mas foi barrado pela Lei da Ficha Limpa. A Justiça Eleitoral acatou um pedido do do Ministério Público Eleitoral. Antes, em 2012, concorreu ao mesmo cargo de vereador em Itabuna. Na época, escolheu o Partido Progressista (PP) e terminou a eleição como suplente.
A primeira condenação de Antônio Teobaldo Magalhães ocorreu em Joinville, em 2022. Ele punido a 12 anos e cinco meses de prisão em regime fechado por estupro a uma paciente dentro do posto de saúde em que atuava, no bairro Iririú, na cidade catarinense. De acordo com os autos, o crime ocorreu em agosto de 2021.
O médico chegou a ser preso, mas recorreu da decisão ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ganhou o direito de agudar a decisão da terceira instância em liberdade. Depois, perdeu o recurso e passou a ser considerado um foragido da justiça.
VÍTIMA EM URUÇUCA
No sul da Bahia, em Uruçuca, Antônio Teobaldo Magalhães Andrade é acusado também de estupro de vulnerável. A vítima tinha 13 anos na época em que o caso foi denunciado, em 2010. O médico teria sido condenado na primeira instância, mas nunca havia sido preso na Bahia, até ontem, quando foi detido pelo crime cometido em Santa Catarina.
Antônio Teobaldo Magalhães Andrade foi preso em uma escola espírita, por equipes do Departamento de Inteligência Policial (DIP). Ele foi levado para a Coordenação de Polícia Interestadual, onde passou por exames e segue custodiado à disposição da Justiça. O médico será transferido para cumprimento da pena em Santa Catarina.