As inscrições para o Universidade para Todos serão abertas na terça-feira || Foto Danilo Oliveira/Ascom Uneb
Tempo de leitura: 2 minutos

O Programa Universidade para Todos abre, na próxima terça-feira (18), inscrições para 20.110 vagas em 218 municípios baianos, com atividades em 358 polos de funcionamento. As aulas serão iniciadas no próximo dia 14 de abril, com o suporte de 624 profissionais das áreas administrativa, pedagógica e de monitoramento.

Para concorrer a uma vaga no Universidade para Todos, no ato da inscrição, o candidato deverá selecionar o município, o turno e a modalidade de oferta das aulas de seu interesse.  As inscrições podem ser feitas até o dia 27 deste mês pela internet, no endereço upt.educacao.ba.gov.br.

A seleção dos candidatos inscritos será por sorteio eletrônico, por meio do sistema informatizado da Secretaria da Educação (SEC). De caráter classificatório, o sorteio ocorrerá em 28 de março de 2025, às 9h.

As ações pedagógicas do Universidade para Todos se dão por meio de aulas de segunda a sexta feira, abordando os componentes curriculares – Português, Redação, Literatura, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) –, que são ofertados e desenvolvidos pelas universidades públicas parceiras.

AULAS NOS FINAIS DE SEMANA

Aos finais de semana, a maratona do conhecimento continua com a oferta de atividades complementares, de acordo com a modalidade de oferta escolhida pelo candidato. Entre as opções, aulões, com conteúdo cobrados nos processos seletivos de ingresso ao Ensino Superior (ENEM/exame vestibular).

Ainda nos finais de semana serão realizados simulados para que os alunos possam vivenciar como acontece o processo do ENEM, testar seus limites e possibilidades e estabelecer metas e redimensionar os estudos; orientação profissional; giro das profissões e oficinas, sempre buscando estratégias diversificadas que possibilitam a interdisciplinaridade com as áreas do conhecimento, com participação dos monitores e interação dos estudantes.

Pode participar do programa o estudante da rede pública da Bahia que estiver regularmente matriculado, em 2025, no 3º ano do Ensino Médio regular e suas modalidades correspondente; no 4º ano da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio ou suas modalidades correspondentes na rede estadual ou egressos do Ensino Médio estadual e/ou municipal do Estado da Bahia.

O Universidade para Todos contará, ainda, com o envolvimento de 1.413 monitores, preferencialmente estudantes universitários. Além do aumento de vagas, outra novidade é a parceria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que se junta às demais instituições de Ensino Superior parceiras em 2024 (Uneb, Uesc, Uefs, Uesb, UFRB, UFSB e Ufob).  Este ano, o governo estadual está investindo R$ 18 milhões no programa.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.