Três anos, três meses e 13 dias depois de ter sido inaugurado pelo Governo da Bahia, o Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, chegou hoje (19) à marca de 10 mil bebês nascidos na unidade. Maria Flor nasceu aos 48 minutos desta quarta-feira (19), com 3,425 kg e 51 centímetros.
A bebê é filha da vendedora Maria Eduarda Ramos, de 20 anos, e do motorista Hellinghton Rodrigo dos Santos, de 30 anos. É a primeira filha do casal, que mora no Malhado, em Ilhéus. Maria Eduarda começou a sentir as primeiras contrações ainda em casa, ontem à tarde. Às 18h30min deu entrada na Emergência Obstétrica da unidade e foi imediatamente encaminhada para o Centro de Parto Normal. “Foi tudo maravilhoso, rápido. Me senti protegida, ajudada e segura”, assegura.
Mãe e filha seguem acompanhadas pela equipe multidisciplinar da unidade. Maria Flor já recebeu todas as vacinas e teve seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) feito na Unidade de Registro Civil instalada na própria unidade.
O Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio pertence à Secretaria da Saúde da Bahia e é o único com este perfil no sul do estado, com atendimento 100% via Sistema Único de Saúde (SUS), sob a gestão da Fundação Estatal Saúde da Família (Fesf-SUS).