Vereadora Wilma Oliveira propôs a sessão especial desta quarta (20) || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta quinta-feira (20), às 18h30min, a Câmara de Itabuna promove sessão especial dedicada ao Mês das Mulheres. Proposto pela vereadora Wilma Oliveira, o encontro terá como tema de debate os impactos da jornada 6×1 na vida das trabalhadoras.

Como os números indicam, nesse tipo de jornada, o empregado trabalha em seis dias da semana e tem direito a um dia de folga. No Brasil, o movimento Vida Além do Trabalho defende o fim da escala 6×1 e a implementação da jornada 4 por 3, com três dias de folga na semana. A reivindicação é matéria de, pelo menos, duas Propostas de Emenda à Constituição protocoladas na Câmara dos Deputados.

Na sessão especial, a mesa de debate reúne a professora Aline Setenta, da Uesc; a cantora e servidora federal Ize Duque; Amanda Santos, presidente do Sindicato dos Comerciários; Zilar Portela, presidente da Federação dos Agentes de Saúde; e a professora Adriana Pereira, do Educandário Isa Brito.

Uma das questões em pauta é a sobrecarga de trabalho imposta às mulheres, especialmente as que atuam em empregos com escala 6×1. Além do trabalho remunerado, em regra, a sociedade atribui as funções de cuidado da vida às mulheres. É assim com as tarefas domésticas e no acompanhamento dos filhos, por exemplo.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.