A Vigilância Sanitária de Itabuna (VISA) da Secretaria Municipal de Saúde vai incinerar cerca de 900 kg de carne bovina de procedência duvidosa. A carne foi apreendida, na manhã desta quinta-feira (20), nas imediações da Rua Europa Unida, no bairro São Judas Tadeu, no momento em que três homens “despostavam” o animal.
O flagrante da ilegalidade ocorreu após denúncia anônima, conforme informou o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Inácio Pereira. “Fomos informados que o animal havia morrido após uma queda e que o dono da vaca havia autorizado fazer a limpeza e doar a carne para população. Apreendemos tudo, prendemos os acusados e os encaminhamos para Delegacia da Polícia Civil para a adoção dos procedimentos legais”, informou.
A coordenadora da Vigilância Sanitária de Itabuna, Ieda Lomes, informou que a incineração da carne e vísceras ocorrerá em razão da procedência duvidosa, da causa real da morte, e por se tratar de um abate clandestino, sem as mínimas condições de higiene. “O animal será levado para incineração”, informou.