Belezas naturais são dos grandes atrativos de Itacaré, no sul da Bahia
Tempo de leitura: 4 minutos

Praias paradisíacas e ideais para prática de surf, rios e cachoeiras que são um convite para esportes radicais, uma natureza exuberante com áreas de Mata Atlântica preservadas, uma das maiores biodiversidades do planeta, povo acolhedor e estrutura de hotéis, pousadas, restaurantes e lojas que mantém a cidade em atividade durante todo o ano.

Atrativos não faltam para Itacaré, um paraíso no sul da Bahia, localizado a apenas 80 quilômetros do aeroporto de Ilhéus, com acesso fácil pelas rodovias BA-001 e BRs 415 e 101. E são eles que estão fazendo da cidade um dos destinos preferidos para turistas do Brasil e do exterior.

Pôr do sul na Ponta do Xaréu, no encontro do rio com o mar, encanta turistas

Dados da Secretaria de Turismo indicam que a cidade está vivendo a melhor temporada de verão de sua história. Hotéis e pousadas com quase 100% de ocupação (a maioria totalmente ocupada), barracas de praia e bares-restaurantes lotados, agitação permanente na Passarela Pituba e na orla do Centro. Uma combinação perfeita de vocação natural para o turismo e o clima acolhedor de uma cidadezinha litorânea, cheia de charme e encanto.

– A temporada de verão está superando todas as nossas expectativas e o mais importante é que a cidade está deixando de ser um destino sazonal e recebe turistas durante todas as estações do ano – afirma o secretário de Turismo de Itacaré, Marcos Souza “Japu”.

“A transição de governo um outro ponto positivo para o turismo local. O ex-prefeito Antônio de Anízio entregou um município estruturado, e o atual prefeito, Nego de Saronga, reforçou o compromisso de fortalecer a divulgação de Itacaré, tanto no Brasil quanto no exterior”, observa Japu, que vem sendo um importante articulador de ações integradas entre a administração municipal e o trade.

O secretário de Turismo, Marcos Japu, e o prefeito Nego de Saronga: turismo fortalecido

Para isso, tem sido importante a participação da Secretaria de Turismo em eventos nacionais como Feira da ABAV e a Bolsa de Turismo de Lisboa, em Portugal, além de grandes eventos, como Olympikus Bota Pra Correr, Festival de Reggae, Réveillon, Carnaval Antecipado, Aniversário da Cidade, Verão Costa a Costa, Raly dos Mares, Festa de Iemanjá, Carnaval Oficial Festival Gastronômico e Festa Literária de Itacaré (Flicaré).

Outro fator que contribuiu para esse boom é que pela primeira vez Itacaré recebeu turistas de navios de cruzeiro de alto padrão, com centenas de pessoas movimentando a economia da cidade. E já está confirmada a chegada de novos navios na temporada 2025-2026.

Programação deixa o Centro de Itacaré lotado à noite

O UNIVERSO DO CACAU E CHOCOLATE

Das pequenas e acolhedoras pousadas aos grandes hotéis, da alta gastronomia a bares com petiscos deliciosos, passando por barracas de praia, cachoeiras, o Rio de Contas, comércio de produtos típicos e artesanato e fazendas de cacau que produzem chocolates de origem, opões de lazer e entretenimento não faltam em Itacaré.

Giulio Lombardi, proprietário do Chocolate Hotel, o primeiro hotel temático do divino produto sul-baiano, destaca que “percebemos um crescimento expressivo do turismo de experiência, com um público cada vez mais interessado na rica cultura do cacau, no universo do cacau e do chocolate e na gastronomia local. Esse movimento reflete a tendência de visitantes que buscam vivências autênticas e imersivas”. “Nesta temporada, recebemos um número significativo de visitantes portugueses, norte-americanos e europeus, além de um forte fluxo de turistas nacionais, especialmente de São Paulo, Rio de Janeiro e do Sul do país”, diz Giulio.

Geraldo Sobral, proprietário da Pousada Vila do Dengo, não tem dúvida sobre a temporada de verão 2024-2025. “Foi a nossa melhor temporada, com ocupação se aproximando do 100% e a expectativa é de recebermos visitantes durante todo o ano”. Ele ainda acrescenta: “A presença de grande número de turistas israelenses que vieram para o Carnaval e retornaram a partir do dia 10 de março contribuiu bastante para as nossas altas taxas de ocupação”.

O turista alemão Michael Hoffster, que visitou a cidade pela primeira vez, afirmou que as praias são fantásticas, a vida noturna é agitada e existem várias opções de passeios. “Na Europa, vou recomendar para os amigos”.

A bancária paulista Solange Araújo esteve em Itacaré pela terceira vez. “É o meu destino de férias de todos os anos. Um clima de cidade pequena à beira-mar, um povo acolhedor e uma estrutura turística completa”, afirma.

Atraído pela novela Cacau, campeão de audiência na TVI Portugal, Carlos Almeida, morador de Lisboa, ressaltou que “a novela já dava uma dimensão da cidade, mas conhecer Itacaré é uma experiência fantástica para quem gosta do contato com a natureza, além de uma gastronomia única. Estive no Café com Cacau e fiquei encantado”.

Daniel Thame | Cacau, Chocolate e Turismo

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.