Tempo de leitura: 2 minutos

Da próxima segunda-feira (7) até 18 de abril, 50 jovens angolanos participarão de um treinamento especializado na cadeia produtiva do cacau em Ilhéus, no sul da Bahia. A capacitação faz parte do Youth Technical Training Program, numa tradução livre Programa de Treinamento Técnico para Jovens (YTTP), numa iniciativa do Instituto Brasil África (IBRAF) para fortalecimento de competências técnicas de jovens africanos.

A iniciativa oferece abordagem integrada de conhecimento técnico e vivência em campo para qualificar os participantes na modernização da cadeia produtiva do cacau em Angola. O curso inclui módulos sobre produção de viveiros de mudas de cacau, poda de cacaueiros, tecnologia e inovação no cultivo, manejo de pragas e doenças, processos de clonagem, entre outros temas. As atividades ocorrerão nas instalações do Instituto de Fomento e Desenvolvimento Agro-Sócio-Ambiental da Bahia (Biofábrica da Bahia) e na Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).

“O YTTP adota estratégias de formação profissional adaptadas às necessidades dos países africanos. Ao aproveitar a expertise brasileira em setores estratégicos, garantimos que os participantes adquiram não apenas conhecimento técnico, mas também habilidades práticas que geram impacto real em suas comunidades”, ressalta João Bosco Monte, fundador e presidente do Ibraf.

A iniciativa reforça o compromisso da instituição com o desenvolvimento sustentável por meio da capacitação, proporcionando aos jovens as ferramentas necessárias para transformar as economias locais.

Para avançar na implementação da primeira turma de 2025, o presidente do IBRAF esteve em Luanda, Angola, onde se reuniu com o ministro das Relações Exteriores, Teté António, e o ministro da Agricultura e Florestas, Isaac Francisco Maria dos Anjos, em janeiro. Os encontros tiveram como objetivo alinhar a estruturação do programa e garantir que a iniciativa esteja em sintonia com as estratégias de desenvolvimento agrícola do país.

O ministro Teté António destacou a importância da capacitação para os objetivos agrícolas de longo prazo de Angola, ressaltando o papel das parcerias internacionais na promoção do desenvolvimento sustentável. “Este projeto está alinhado com a estratégia do governo angolano para garantir segurança alimentar e soberania, ao mesmo tempo que atende a demandas mais amplas de desenvolvimento por meio da agricultura.”

O cacau encerrou 2024 como a commodity mais valorizada do ano, atingindo um preço recorde de US$ 12.646,00 por tonelada, na Bolsa de Nova York, um aumento anual de aproximadamente 300%. Países africanos, especialmente da costa ocidental do continente, lideram a produção mundial, e Angola tem grande potencial para expandir sua participação no mercado internacional.

Criado em 2017, o YTTP é a principal iniciativa de capacitação do IBRAF dentro do modelo de Cooperação Sul-Sul e Triangular. O programa qualifica jovens profissionais africanos em áreas onde o Brasil se destaca globalmente, promovendo educação técnica que impulsiona o desenvolvimento socioeconômico em seus países de origem.

Além da agricultura e do desenvolvimento rural, sua atuação abrange setores como saúde, tecnologia da informação, infraestrutura, indústria criativa, educação e comunicação, ampliando seu impacto para diversas áreas estratégicas.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.