Ilhéus recebeu mais de 49 mil turistas e quase 19 mil tripulantes na temporada de cruzeiros 2024/2025 encerrada nesta quarta-feira (9), conforme levantamento da Secretaria Municipal de Turismo. A estimativa é que os visitantes com passagem rápida pelo município do sul da Bahia injetaram R$ 4,9 milhões na economia.
A temporada de cruzeiros 2024/2025 começou no dia 5 de novembro passado, com a passagem do MSC Seaview, com mais de 3 mil turistas a bordo. A embarcação partiu de Santa Cruz de Tenerife, na Espanha, com turistas estrangeiros e brasileiros e passou por Salvador antes de chegar ao município do sul da Bahia. Ilhéus recebeu 18 navios na atual temporada.
De acordo com a Secretaria de Turismo de Ilhéus, a passagem dos cruzeiros resultou na geração de 495 empregos indiretos— beneficiando principal motoristas de vans, de aplicativos, táxis, guias turísticos, aldeias indígenas, expositores de cacau e chocolate e artesanato local.
PRINCIPAIS ATRATIVOS
Durante a temporada de cruzeiros, turistas de diferentes partes do mundo conheceram atrativos como Quarteirão Jorge Amado, com ícones como o Bataclan, o Bar Vesúvio e a Catedral de São Sebastião. Esses locais são eternizados na literatura de Jorge Amado. A exposição do acervo do escritor no Teatro Municipal também foi um destaque.
“Tivemos uma temporada muito positiva, que reforça o potencial de Ilhéus como destino turístico de excelência. Já estamos trabalhando para qualificar mais o receptivo e oferecer uma experiência ainda melhor na próxima temporada”, disse o secretário de Turismo, Maurício Tavares.