Ministério dos Transportes autoriza obras complementares da Fiol || Foto Alberto Coutinho/GovBA
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Do PIMENTA

O Ministério dos Transportes autorizou a Bahia Ferrovias S.A a fazer serviços de infraestrutura e pavimentação necessários às obras complementares da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), no trecho Ilhéus-Caetité. Publicada hoje (14), no Diário Oficial da União, a autorização abrange o Lote 4F, nos municípios de Brumado, Tanhaçu, Ibiassucê, Caetité, Lagoa Real e Rio do Antônio.

As intervenções autorizadas incluem a construção de pátios de cruzamento, desvios, remanejamento de linhas de transmissão de eletricidade, áreas de passagem de gado e pequenos veículos, pontes e viadutos.

A exemplo da Bahia Mineração, a Bahia Ferrovias também é subsidiária do Eurasian Resources Group (ERG). As duas empresas são os braços nacionais do grupo, responsáveis pelas concessões ligadas à Fiol e ao terminal privado do Porto Sul, em Ilhéus, além da exploração da Mina Pedra de Ferro, em Caetité.

A autorização foi publicada menos de duas semanas após a notícia de que a Bamin desmobilizou o canteiro de obras do trecho 1F da Fiol, em Uruçuca, no sul do estado, suspendendo a construção da estrada de ferro na região (veja aqui).

Respostas de 14

  1. Falta de vontade política, não é atoa que o nordeste é sempre subdesenvolvido, o resultado disso é desemprego e aumento da miséria.

  2. Eu prefiro acreditar que vai dá certo, afinal temos um Presidente, preocupado com o Brasil, sem falar que é um Nordestino.

  3. Primeiramente teria que colocar uma empresa verdadeira porque esse grupo que está tocando TT de Isa e triunfo uma empresa com várias denúncias vários processos por falta de pagamento e de muitas coisas uma pergunta como consegue ganhar uma licitação

  4. É decepcionante o que fazem com nosso nordeste, sempre estacionado e na contramão do desenvolvimento, no trecho da FIOL 2 não é diferente.

  5. As obras estão recomeçando graças ao governo lula.Com Lula no governo o nordeste está dando salto de qualidade.So falta construir ferrovias para passageiros, ligando todo o norte Nordeste à Brasília.

  6. Na verdade essa obra serve para desestimular o transporte rodoviário.
    Essas empresas não se preocupam nada com o meio ambiente e saem propagando obras mas não investem nas comunidades que está as margens de duas “propriedades”.
    Já faz tempo que o Brasil não é dos brasileiros, passou a ser propriedade privada.
    E o povo continua a viver numa escravidão moderna onde o empresário que diz “gerar empregos” na só passam de escravocratas modernos.
    Antes o senhor do engenho fornecia casa, comida, roupas e tudo mais que o escravo precisava para trabalhar e manter o luxo e as mordomias dos seus “donos” e família.
    Hoje o mesmo senhor do engenho que são denominados por empresário, foram um salário mínimo para o escravo da atualidade manter a família com; alimentação, transporte, remédio, luz, água, escola lazer, etc.
    Essa e a causa da falta de distribuição de renda.
    E ainda temos de ouvir o ex ministro Armindo Fraga falar que e precisou congela o salário mínimo por pelo menos 5 anos!
    Será que esses “geradores de empregos” conseguiriam sobreviver com um salário mínimo mesmo sozinhos mesmo pra manter somente ele?
    Pergunta que não quer calar.

    E ainda temos de conviver com os inocentes úteis torcendo e brigando por times de futebol pertencentes aos donos dos escravos!

    Difícil mudar essa situação, pois a mídia cúmplice da escravidão propaga; torçam para seu time de coração.
    AFFF

  7. Na verdade essa obra serve para desestimular o transporte rodoviário.
    Essas empresas não se preocupam nada com o meio ambiente e saem propagando obras mas não investem nas comunidades que está as margens de duas “propriedades”.
    Já faz tempo que o Brasil não é dos brasileiros, passou a ser propriedade privada.
    E o povo continua a viver numa escravidão moderna onde o empresário que diz “gerar empregos” não passam de escravocratas modernos.
    Antes o senhor do engenho fornecia casa, comida, roupas e tudo mais que o escravo precisava para trabalhar e manter o luxo e as mordomias dos seus “donos” e família.
    Hoje o mesmo senhor do engenho que são denominados por empresário, foram um salário mínimo para o escravo da atualidade manter a família com; alimentação, transporte, remédio, luz, água, escola lazer, etc.
    Essa e a causa da falta de distribuição de renda.
    E ainda temos de ouvir o ex ministro Armindo Fraga falar que e precisou congela o salário mínimo por pelo menos 5 anos!
    Será que esses “geradores de empregos” conseguiriam sobreviver com um salário mínimo mesmo sozinhos mesmo pra manter somente ele?
    Pergunta que não quer calar.

    E ainda temos de conviver com os inocentes úteis torcendo e brigando por times de futebol pertencentes aos donos dos escravos!

    Difícil mudar essa situação, pois a mídia cúmplice da escravidão propaga; torçam para seu time de coração.
    AFFF

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