HRCC começa a fazer extração dentária em pacientes em receberam valva cardíaca em transplante || Fotos Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Pacientes que receberam valvas cardíacas em transplantes necessitam de cuidado redobrado quando submetidos a extrações dentárias, pois uma infecção no procedimento pode lhes custar a vida. Desde 2017, ano de sua inauguração, o Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, fazia esse tipo de transplante, mas só agora passou a oferecer a extração dentária às pessoas transplantadas.

A iniciativa, pioneira na Bahia, evita que pacientes em estado delicado precisem ser transferidos para outras unidades ou retornem aos seus municípios de origem. “Ao longo de sete anos, esses pacientes eram expostos a situações de vulnerabilidade por não terem esse tipo de atendimento especializado no próprio hospital”, explicou o odontólogo Manoel Lúcio Santos Estrela, coordenador da Cirurgia Bucomaxilofacial do HRCC. “Hoje, oferecemos esse cuidado dentro da unidade, com segurança, equipe qualificada e compromisso com a vida”, acrescentou.

A ação é resultado de investimento da Fundação Fabamed, que administra o Hospital da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), na ampliação de serviços integrados. A nova equipe de cirurgia bucomaxilofacial é formada pelos especialistas Arnaldo Júnior, Ramon Mendes e Bruna Barreto, sob a coordenação de Manoel Estrela.

“O que estamos fazendo aqui é mais do que um avanço técnico, é respeito ao paciente. Esse é o compromisso da Fabamed e de seu presidente, José Saturnino Rodrigues, com uma assistência cada vez mais qualificada e resolutiva”, completou o coordenador do serviço.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.