A Bahia manteve sua posição de destaque como principal porta de entrada de turistas estrangeiros no Norte/Nordeste, nos primeiros três meses de 2025. Dados divulgados pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), indicam que, no período, o estado recebeu 68.024 visitantes internacionais. O número é 50% maior que o primeiro trimestre de 2024.
Somente em março, foi registrada a chegada de 17.583 pessoas de outras nações. No mesmo intervalo de tempo, o Brasil recebeu 3.739.649 pessoas vindas de fora do país, o melhor desempenho da história. Este desempenho é 47,8% maior em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Para o secretário de Turismo, Maurício Bacelar, os números são reflexo de “um trabalho do Governo do Estado na promoção do destino Bahia em âmbito internacional, associado à captação de voos. Um fator importante que impacta na decisão da viagem é a facilidade de chegar ao destino. Somado a isso, tem a qualificação de trabalhadores e empreendedores e os investimentos em obras de infraestrutura nas 13 zonas turísticas, o que dá segurança e atrai turistas”, explicou.
INTERNACIONALIZAÇÃO
Hoje, a Bahia está ligada diretamente a três capitais na Europa: Lisboa, em Portugal; Madri, na Espanha; e Paris, na França. Já na América do Sul, tem rotas para Buenos Aires, na Argentina, Montevidéu, no Uruguai, e Santiago, no Chile. A Argentina, com 24.441 passageiros, lidera o ranking dos principais mercados emissores de turistas para a Bahia, seguida por Portugal, França, Chile, Uruguai, Itália, Alemanha e Espanha.