A UnexMed Itabuna promoveu roda de conversa com profissionais da Medicina e alunos para discutir o cuidado e a inclusão de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). Promovido pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP), o evento abordou o autismo para além do diagnóstico e integra a programação do Abril Azul. O evento foi promovido no campus da UnexMed, na última semana.
De acordo com a organização, o evento buscou ampliar o debate sobre o acolhimento, diagnóstico e estratégias interdisciplinares no cuidado às pessoas com TEA. O médico João Hermínio de Oliveira, médico clínico-geral, pediatra, farmacêutico e autista com formação em Transtornos do Neurodesenvolvimento, e Vanessa Paulo, pedagoga, advogada, estudante de Medicina e autista, trouxeram relato sensível sobre suas vivências pessoais e acadêmicas.
João Hermínio veio especialmente do Paraná para contribuir presencialmente com a roda de conversa. “Hoje, na minha região, virei referência. Atuo em nove cidades, duas com foco em pediatria, sete em clínicas especializadas em autismo, além de uma ONG. Minha trajetória é marcada por desafios, mas também por muito aprendizado e vontade de transformar realidades”, afirmou o médico.
O coordenador do curso de Medicina, Eric Ettinger Júnior, destacou a relevância da discussão, especialmente diante do crescente número de diagnósticos de TEA no Brasil. “Cada vez mais o diagnóstico de autismo vem sendo feito. Com isso percebemos a presença de pessoas com TEA em diferentes espaços do nosso cotidiano — como pacientes, colegas de trabalho, médicos, enfermeiros. Precisamos estar preparados para acolher, entender e cuidar com respeito e conhecimento técnico”, enfatizou.
REFLEXÕES
Durante a roda de conversa, os convidados abordaram temas como escuta ativa, abordagens multidisciplinares, inclusão escolar, empatia e o papel da formação médica humanizada no atendimento às pessoas com TEA.
De acordo com a coordenação do NAP, a proposta foi estimular reflexões e práticas que preparem os futuros médicos para uma atuação mais sensível às necessidades da população, especialmente em contextos que exigem compreensão, respeito às diferenças e cuidado integral.