Um hospital do sul da Bahia fez, pelo SUS, procedimento minimamente invasivo para extração transvenosa de eletrodos (ELT) como marca-passos e e desfibriladores pela primeira vez. A conquista para a assistência médica na região é do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) gerida pela Fundação Fabamed, em Ilhéus.
De acordo com o médico Eric Rodrigo Mercado, cirurgião cardiovascular do HRCC, a técnica permite a remoção de dispositivos cardíacos implantados, como marca-passos e desfibriladores. “A cirurgia remove dispositivos cardíacos implantados que não estão mais funcionando corretamente ou que precisam ser substituídos”, explica.
O especialista reforça que a indicação formal do procedimento é o comprometimento do sistema de condução artificial, seja por infecção de algum componente ou mau funcionamento do mesmo. “Este procedimento reduz o risco de complicações associadas a uma extração por toracotomia convencional (incisão na parede do tórax para acessar órgãos internos), podendo realizar a extração de uma forma mais segura e proporcionando uma alternativa para os pacientes, onde o risco de extração convencional contraindica o procedimento”, assegurou.
De acordo com José Saturnino Rodrigues, presidente da fundação gestora do HRCC, a Fabamed, a primeira cirurgia cardíaca de extração transvenosa é um marco importante para a unidade hospitalar e para a saúde pública do sul da Bahia. “Com essa técnica, temos uma opção segura e eficaz para os pacientes que necessitam desse procedimento”, concluiu.
ALTA HOSPITALAR
A paciente Venazilda de Jesus Santana, submetida ao procedimento no início deste mês, teve alta médica na última terça-feira (22). Ela agradeceu à equipe do hospital pelos cuidados que recebeu durante sua internação.