A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou a criação de mais uma secretaria estadual no Governo Jerônimo Rodrigues (PT). A criação da Secretaria Extraordinária do Sistema Viário Oeste Ponte Salvador-Itaparica (Seponte) é defendida pelo governo como uma forma de “coordenar, articular, promover, acompanhar e integrar as ações e projetos prioritários da fase de implantação”.
Conforme a mensagem do Governo, a Seponte “atuará diretamente e em apoio a programas, projetos e ações executados por outros órgãos ou entidades da administração pública de quaisquer esferas governamentais”. A construção da Ponte Salvador-Itaparica foi anunciada ainda no primeiro governo do hoje senador Jaques Wagner (2007-2010).
A promessa, agora, é de que as obras devem começar em junho de 2026, tocada pela Companhia de Construções de Comunicação da China (CCCC) e pela a Corporação de Construção de Engenharia Civil da China (CCECC).
A Seponte, conforme o governo, terá vida tão somente enquanto durar a fase de projetos e de obras da nova ponte e seja definida a empresa que administrará o tráfego pela futura interligação entre a capital baiana e o baixo-sul do estado. A estimativa é de investimento de R$ 12 bilhões para construção da ponte de 12,4 quilômetros de extensão e acessos rodoviários.
Há expectativa quanto aos nomes que vão compor a Seponte: se a opção será por nomes técnicos ou se o Governo Jerônimo fará opção pelo critério político, transformando a nova pasta em cabide de empregos.

















