Polícia acusa grupo de apologia ao tráfico e tráfico de drogas || Foto PC-BA
Tempo de leitura: 2 minutos

A Polícia Civil da Bahia deflagrou, nesta quarta-feira (22), a Operação Erva Afetiva, com o objetivo de desarticular um grupo acusado de tráfico de drogas, que contava com a participação de uma influenciadora digital investigada por apologia ao uso de entorpecentes e associação ao tráfico.

Foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, sendo cinco em Salvador e cinco em São Paulo, além de três mandados de prisão. Dois homens foram capturados em Lauro de Freitas, em cumprimento a ordens judiciais de prisão temporária. Um deles também foi autuado em flagrante por tráfico de drogas, após serem apreendidos 1,4 kg de maconha tipo skank, 270 gramas de haxixe, além de porções de maconha comum, balanças de precisão, embalagens plásticas, celulares, cartões e dois veículos com indícios de utilização na atividade criminosa.

Ao PIMENTA, a Polícia Civil esclareceu que uma terceira pessoa, também alvo da operação, foi presa no estado de São Paulo.

FORAGIDA É APONTADA COMO ARTICULADORA DO GRUPO

A influenciadora digital, que tem mais de 300 mil seguidores, é apontada como articuladora do grupo. As investigações, iniciadas em 2024, indicam que ela incentivava o transporte e o consumo de drogas, orientando seus seguidores sobre como despistar a atuação policial durante viagens e deslocamentos, conforme os investigadores.

A mulher também já havia sido conduzida anteriormente a uma unidade policial, após ser flagrada com uma porção de droga no aeroporto. Nas plataformas digitais, fazia apologia ao uso de entorpecentes e utilizava seu alcance para comercializar maconha, com fornecedores identificados na Bahia e em São Paulo, segundo a Polícia Civil.

As apurações apontam que ela comprava a droga e repassava a alguns seguidores, por meio de contatos em redes sociais. Numa ocasião, no período natalino, a investigada distribuiu cigarros de maconha nas ruas, em ato de autopromoção.

De acordo com o delegado Ernandes Júnior, durante o cumprimento dos mandados relacionados à investigada, foram feitas buscas em três endereços, onde os policiais apreenderam pequenas porções de drogas e um celular, que será submetido à perícia. A influenciadora não foi localizada e é considerada foragida.

“As diligências continuam para identificar possíveis outros envolvidos. Por meio de oitivas, diligências e trabalho de inteligência, a operação continua para localizar a foragida e esclarecer todas as circunstâncias e responsabilidades”, afirmou o delegado.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.