As mais recentes pesquisas que revelam recuperação da popularidade de Lula no país e retomada entre os baianos aos níveis dos primeiros governos do petista acenderam luz de alerta na pré-campanha de ACM Neto, que sonha em governar a Bahia. É o que publica a coluna MetroPolítica, do site Metro1, do mesmo grupo da Rádio Metrópole, de Salvador.
A coluna assinada por Jairo Costa, ex-Correio24h, informa que o nível de alerta tem a ver com “o súbito crescimento da popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Bahia”. Que acrescenta: “Até agosto, as sondagens que encomendamos mostravam Lula em viés de baixa na Bahia e nos demais estados do Nordeste também. Mas de setembro para cá e, sobretudo, em outubro, a maré virou a favor dele. É fato que Lula hoje está muito perto de atingir os mesmos níveis de aprovação que tinha entre os baianos ao longo dos seus dois primeiros mandatos”.
A recuperação do presidente, reforça a coluna, é vista como complicador para Neto, tradicionalmente um antipetista e que já até ameaçou em dar surra em Lula. “Não quer dizer que vai definir a parada a favor do governador (Jerônimo Rodrigues, do PT), mas que terá peso, terá, e não será pequeno”, confidenciou um aliado de primeira hora do pré-candidato do União Brasil à coluna do site Metro1, do Grupo Metrópole.
GÁS DO POVO E ISENÇÃO DO IR
O Efeito Lula nas eleições baianas é conhecido. A fonte do União Brasil lembra como o presidente ajudou a assegurar a vitória de Jerônimo Rodrigues, mesmo o petista sendo desconhecido de grande parte do eleitorado baiano. Fatores ainda como Gás do Povo e a isenção do Imposto de Renda para pessoas que ganham até R$ 5 mil, avalia a fonte, teriam impacto de dar ainda mais caldo à popularidade e às intenções de voto no presidente da República.


















