O governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou, nesta segunda-feira (3), a nomeação do arquiteto e urbanista Mateus Dias para o comando da Secretaria Extraordinária do Sistema Viário Oeste Ponte Salvador-Itaparica (Seponte), durante coletiva de imprensa no gabinete oficial, em Salvador.
“A gente não limita esse projeto à ponte. Estamos falando de um sistema viário, um novo vetor de acesso, de desenvolvimento, de turismo. A ponte será um dos maiores projetos dos últimos 40, 50 anos realizados na América Latina, mas não será só a ponte. Então, essa pasta vai integrar as ações até a entrega da ponte, quando o consórcio passa a gerir”, explicou o chefe do Executivo baiano.
Especializado em Políticas Públicas e Gestão Governamental, o secretário já atuava em projetos ligados à infraestrutura da ponte como superintendente de Planejamento e Logística de Transporte e Intermodalismo, da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra). No novo cargo, vai coordenar e integrar programas e projetos de órgãos da administração pública na fase de implantação do sistema viário.
“Hoje nossa prioridade é garantir os estudos para a construção de uma estrutura resistente, que conecte a capital baiana a Itaparica e outros municípios, mas também o cuidado de evitar a passagem por comunidades, por zonas de proteção ambiental e interferência em corpos hídricos. Nosso projeto é todo estruturado para que essas interferências sejam as mínimas possíveis”, assegurou Mateus Dias.
Durante o anúncio do titular da Pasta, também foi apresentado à imprensa o chefe de gabinete da Secretaria, Pedro Dórea.
SISTEMA VIÁRIO OESTE
A Ponte Salvador-Itaparica terá investimento estimado em R$ 10 bilhões — R$ 5 bilhões somente do estado — para a construção da ponte e de túneis, viadutos e novos acessos entre Salvador e Vera Cruz. A Concessionária responsável pela obra terá até junho de 2026 para concluir os projetos de engenharia, obter as licenças necessárias e iniciar a execução, com conclusão prevista para junho de 2031, informa a gestão estadual.
O sistema viário prevê a ligação direta da ponte com a Via Expressa, com as avenidas Jequitaia, Engenheiro Oscar Pontes e com o Terminal Marítimo de São Joaquim, em Salvador. No lado da Ilha de Itaparica, o acesso será pela região da Gameleira, em Vera Cruz. O projeto ainda inclui a duplicação da BA-001, no trecho entre Cacha Pregos e a Ponte do Funil.



















