Sufista Gato de Botas é destaque em competição nos Estados Unidos || Foto Jersson Barboza
Tempo de leitura: 2 minutos

Morador de Ilhéus e atleta do Bolsa Esporte da Praia do Norte, o surfista Dijackson Santos, de 30 anos, mais conhecido como Gato de Botas, conquistou o vice-campeonato do ISA World Parasurfing Championship 2025 em Oceanside, na Califórnia, nos Estados Unidos. Com uma diferença de um centésimo na pontuação final, o baiano perdeu apenas para o galês Llywelyn Williams na categoria men’s kneel.

Considerado um dos melhores da modalidade no país, Dijackson ajudou a colocar o Brasil na terceira posição geral, atrás apenas da França e dos Estados Unidos, com um resultado marcante na carreira. O vice-campeonato de Gatos de Botas foi conquistado na última sexta-feira (7).

O presidente da Federação Baiana de Surf (FBSurf), Marcelo Barros, destaca que desde a sua primeira participação na seletiva para o mundial em 2023, Gato de Botas já mostrava seu potencial. Naquele ano, o atleta consagrou-se campeão brasileiro em Cabedelo, na Paraíba, seu maior título. O sufista do sul da Bahia conquistou mais um troféu brasileiro nesta temporada, o qual o credenciou a retornar à disputa internacional.

“Gato de Botas sagrou-se campeão brasileiro e cravou sua vaga para o mundial da ISA na Califórnia, onde, de forma arrasadora, chegou à final. arrancando muitos elogios dos organizadores do evento. Ele passou em primeiro lugar em todas as suas baterias, perdendo por um décimo na última bateria. Ele, agora, retorna ao Brasil para uma série de treinamentos, visando melhorar sua performance para o próximo circuito brasileiro, em 2026, e mais um mundial” comentou Barros.

De acordo com Marcelo Barros, esse trabalho é fruto de uma parceria entre a FBSurf e a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), que, desde o primeiro campeonato, vem sendo o grande apoio do parasurf. Sem o apoio da Sudesb, não seria possível conseguirmos as passagens aéreas e terrestre que foram determinantes para a participação, além de Gato de Botas, de Lucas Santos, que ficou na segunda colocação, e João Lessa, que também foi campeão brasileiro na sua categoria, porém, infelizmente, sem garantir a vaga para o mundial. Ano que vem, vamos com uma equipe ainda mais forte em busca do bi mundial”, finaliza Marcelo.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.