A Transpetro firmou parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Departamento Nacional (Senai–DN) para ofertar 1,6 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional na Bahia, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo. As aulas estão previstas para o primeiro semestre de 2026.
Os cursos terão carga horária de 160 horas, distribuída ao longo de dois meses. Cada participante receberá bolsa-auxílio de R$ 1 mil e um kit de material didático, composto por apostila, caderno, pasta e camisa. Ao concluírem a formação, os alunos terão acesso à trilha de empreendedorismo “Empregabilidade – A Nova Rota da Formação Profissional” e contarão com acompanhamento profissional por seis meses.
O Senai lançará editais regionais para preenchimento das vagas, em data a ser definida, e promoverá a divulgação da iniciativa em seu portal e na mídia. A Transpetro realizará a divulgação nas áreas de entorno de suas operações – terminais e faixas de dutos.
VAGAS PARA ITABUNA
A Bahia concentra o maior número de vagas, com 900 oportunidades distribuídas em 17 cursos nos municípios de Madre de Deus, Feira de Santana, Jequié, Itabuna e Alagoinhas. As formações incluem cursos de eletricista industrial, soldador, mecânico, almoxarife, pedreiro, panificação, logística e inspetor de qualidade, entre outros.
Os alunos formados terão cadastro automático no Sine, sistema do Ministério do Trabalho e Emprego que conecta trabalhadores a vagas em todo o país. Simultaneamente, serão integrados à plataforma de empregabilidade do Senai, responsável por coordenar a inserção no mercado de trabalho. O acompanhamento de seis meses pós-formatura permite monitorar a trajetória dos egressos e identificar novas possibilidades de requalificação.
Os cursos de capacitação são uma iniciativa integra o Programa Transformar, projeto de responsabilidade social da Transpetro voltado à qualificação profissional de jovens e adultos nas comunidades do entorno de suas operações. O programa atua em três eixos estratégicos: empregabilidade local, fomento ao empreendedorismo e geração de renda.

















