Ponte sobre Rio Jequitinhonha será liberada até o próximo dia 22 || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O Ministério dos Transportes informou uma nova data para a passagem de veículos pesados pela ponte sobre o Rio Jequitinhonha, no km 661,72 da BR-101/BA, em Itapebi, no extemo-sul da Bahia. A liberação do tráfego pela via deveria ocorrer até esta segunda-feira (15). Agora, ônibus e caminhões devem ser liberados a partir do próximo dia 22, uma segunda-feira.

O atraso para liberação da ponte, conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), ocorre devido às chuvas que caíram nos últimos dias no extrem-sul do estado e atrasaram a conclusão das obras emergenciais. O órgão informou que há sete meses, a estrutura passa por monitoramento contínuo e ações de reabilitação.

Atualmente, a ponte sobre o Rio Jequitinhonha opera em sistema de Pare e Siga e está liberada apenas para veículos com peso de até 5 toneladas.  Os demais motoristas estão utilizando o desvio da Veracel até que ocorra a liberação para outros tipos de veículos.

REFORÇO DA ESTRUTURA

O trabalho de reforço na estrutura atual, realizado com a instalação de chapas de aço na face inferior da laje do tabuleiro, tem como objetivo permitir a liberação do tráfego de ônibus e de caminhões de médio porte (com dois eixos e de até 10 toneladas).

Para caminhões mais robustos como carretas e truck (com três ou mais eixos e acima de 10 toneladas) a autorização para utilizar a ponte dependerá dos ensaios técnicos e da análise dos dados coletados pelo monitoramento em andamento, segundo informou Dnit.

De acordo com o cronograma dos trabalhos, as equipes devem concluir até a próxima terça-feira (16) o reforço na estrutura e na quinta-feira (18) finalizar o laudo das análises técnicas de monitoramento da capacidade de carga. No dia 20 de dezembro será executada a sinalização com o novo peso autorizado e até o dia 22 de dezembro será feita a abertura ao tráfego.

NOVA PONTE

Paralelamente às ações emergenciais na estrutura existente,  está sendo construída uma nova ponte, ao lado da atual. O equipamento terá cerca de 510 metros de extensão e faixas duplicadas. As obras de fundação, com execução dos blocos de concreto, já estão em andamento.

A conclusão está prevista para 2026. Ao todo, o Governo Federal investe R$ 104 milhões na reabilitação da ponte atual e na construção da nova travessia. Outros R$ 22 milhões estão sendo aplicados na operação, conservação e manutenção do desvio da Veracel, segundo informou o Dnit.

A BR-101 é uma das mais importantes rodovias brasileiras, fundamental para o transporte de mercadorias e passageiros. Com início em Touros (RN) e término em São José do Norte (RS), integra, ao lado da BR-116, um dos principais eixos rodoviários do país, desempenhando papel essencial no escoamento da produção e no turismo interno.

Na Bahia, a BR-101 possui relevância adicional por garantir acesso a praias, cidades litorâneas e diversos pontos turísticos ao longo de seu trajeto.

Homens encapuzados executam adolescente || Imagem redes sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Homens encapuzados e fortemente armados interceptaram um táxi onde estava um adolescente, o tiraram do veículo e executaram com dezenas de tiros, por volta das 22h deste sábado (13), na Avenida Ilhéus, na região central de Itabuna, no sul da Bahia. Morador da rua Saturnino José Soares, no bairro de Fátima, o menor foi identificado como João Vitor dos Santos Reis, de 16 anos.

De acordo com testemunhas, João Vitor seguia em um táxi com destino ao bairro de Fátima e era acompanhado de perto por, pelo menos, seis homens fortemente armados, que estavam em dois carros. Os atiradores bloquearam a passagem do táxi, retiraram o adolescente do carro e fizeram disparos à queima roupa. Parte da ação dos criminosos foi gravada.

As imagens mostram que depois dos disparos os criminosos fugiram nos carros em direção ao bairro de Fátima/São Roque. Policiais militares iniciaram as buscas minutos depois da execução do menor, mas até a manhã deste domingo (14), ninguém havia sido preso. O corpo do adolescente deve ser sepultado na tarde hoje, no cemitério Campo Santo, em Itabuna.

ILHÉUS

A noite de sábado também foi violenta em Ilhéus. Um tiroteio numa localidade conhecida como Rua da Invasão, no bairro Iguape, por volta das 21h20min, deixou três homens e um adolescente baleados, que foram socorridos para o Hospital Regional Cosa do Cacau. Duas das vítimas estariam em estado grave.