Dr. Baldoíno Azevedo faleceu hoje (23), em Itabuna, aos 85 anos || Foto Reprodução
Tempo de leitura: 2 minutos

Itabuna perdeu, nesta terça-feira (23), um dos nomes mais representativos da medicina e da filantropia no sul da Bahia. O médico Baldoíno Azevedo morreu aos 85 anos, nas primeiras horas do dia, no Hospital Calixto Midlej Filho, após complicações clínicas. Ele enfrentava um câncer de próstata e havia passado por procedimentos cirúrgicos recentes.

Reconhecido pelo compromisso social, Baldoíno Azevedo construiu legado que ultrapassou a atuação médica. Ao longo de décadas, tornou-se referência no atendimento à população e na defesa de políticas públicas voltadas ao cuidado com pessoas em situação de vulnerabilidade.

Médico clínico e patologista, foi um dos primeiros profissionais negros a exercer a medicina em Itabuna. Natural de Jequié, onde nasceu em 24 de abril de 1940, abriu caminhos em uma área marcada por barreiras históricas e conquistou respeito em toda a região sul do estado.

A trajetória profissional incluiu a criação e manutenção de laboratórios de análises clínicas em diversos municípios. O mais conhecido funcionou por muitos anos no bairro Pontalzinho, em Itabuna, onde atendeu gerações de pacientes e consolidou seu nome na área da saúde.

FILANTROPIA

Em 1988, Baldoíno Azevedo ampliou sua atuação social com a fundação da Fundação Dr. Baldoíno Lopes de Azevedo, no bairro de Fátima. A instituição passou a atuar no acolhimento de idosos, crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade social, tornando-se referência no município.

Por meio da fundação, manteve o Lar dos Idosos, a Creche Escola Pequeno Lar e ações de apoio a pessoas que vivem com HIV/Aids. As atividades sempre contaram com apoio da comunidade e com doações públicas e privadas.

O trabalho comunitário levou Baldoíno Azevedo à gestão pública. Em 1993, foi convidado pelo então prefeito Geraldo Simões (PT) para assumir a Secretaria de Assistência Social de Itabuna, período em que reforçou políticas voltadas à inclusão social e ao cuidado com populações vulneráveis.

Baldoíno Azevedo deixa a esposa e três filhos: Kátia Guedes de Azevedo, Alexander Guedes de Azevedo e Fernanda Azevedo

O velório ocorreu de manhã, no SAF Itabuna. O sepultamento começou há pouco, às 15h30min, no Cemitério Campo Santo.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.