Do PIMENTA
Com uma taça de vinho tinto na mão direita, o microfone na outra e vestindo um blazer da cor da bebida, Pablo precisou de menos de um minuto para lançar o público da Virada Ilhéus 2026 numa catarse coletiva, na madrugada de hoje (30). Às lágrimas, fãs de todas as idades cantaram com o rei da sofrência: “Você está falando que me ama, sua maluca! Quem ama não machuca”.
Posicionada bem à frente do palco, uma mulher passou grande parte do show segurando um cartaz. Nele, um pedido: “Pablo, está na hora de você me deixar famosa. Faz uma música com meu pecado de amor. Eu vim de Brasília só para te ver”. Mais de 1.300 quilômetros separam a capital federal da Avenida Soares Lopes, local da Arena da Virada na cidade do litoral sul da Bahia.
Até o momento, a apresentação do percursor do arrocha foi o ponto alto do réveillon ilheense. De cima do palco, atrás da banda, onde veículos de imprensa se revezaram para fazer imagens, via-se a multidão ocupando toda a arena. A noite teve ainda Via de Acesso, É O Tchan, Belo e Berguinho.
A festa continua hoje e amanhã. Nesta terça-feira (30), às 21h, apresentam-se Patrick Levy, Trio da Huanna, Thiago Aquino, Alok e Andinho. Na véspera do ano novo (31), a partir do mesmo horário, será a vez de Parangolé, Tuca Fernades, Manu Bahtidão, Tayná Agazzi e Luan Costa.
SEGURANÇA
A coordenação da segurança da Virada Ilhéus 2026 cabe à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), que atua em parceria com os governos estadual e federal, conforme explicou o titular da Pasta, Igor Érdens, ao PIMENTA. “A Secretaria funciona como coordenadora da interlocução das forças de segurança policial do estado da Bahia e de algumas unidades federais, como a Polícia Federal”.
“A gente tem participado desse planejamento conjunto para ofertar o que há de melhor no policiamento preventivo, no policiamento comunitário e, se necessário, no policiamento repressivo aqui na arena, colocando à disposição todos os serviços para o cidadão e os turistas que nos visitam”, acrescentou o secretário, que também é capitão da Polícia Militar baiana.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), suas equipes no réveillon de Ilhéus reúnem 500 profissionais das Polícias Militar, Civil e Técnica e do Corpo de Bombeiros. Além disso, três portais de abordagem usam sistema de reconhecimento facial para monitorar entrada e saída dos foliões. Na retaguarda, o Centro Integrado de Comando Controle Móvel e a Base Móvel do DPT. Do município, participam do esquema de segurança a Guarda Civil Municipal, fiscais de posturas e agentes de trânsito.
A festa começou no domingo (28), numa noite dedicada à música gospel, sem registro de intercorrência que exigisse intervenção policial na arena. Foi assim também na segunda noite.





















