O Hospital Costa do Cacau atingiu 520.471 procedimentos em um ano sob gestão da Fundação Fabamed, conforme números divulgados pela empresa. A unidade médico-hospitalar da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) é gerida pela Fabamed desde 2 de janeiro do ano passado e atinge com números expressivos de produtividade em áreas críticas como urgência, cirurgia e exames diagnósticos.
Apenas no acumulado de 2 de janeiro de 2025 até 2 de janeiro deste ano, a unidade registrou números que reforçam sua vocação para a média e alta complexidade. Na clínica médica, foram 5.883 atendimentos, além de 5.214 na clínica cirúrgica. Some-se a estes números, os indicadores no leito complementar, com 474 saídas das UTIs e 10.481 diárias nas UTIs. No grupo de internação (saídas), foram 11.571.
Nos procedimentos com finalidade diagnóstica foram 382.556, com maior número para o laboratório clínico, que processou 371.093 exames. Já nos procedimentos clínicos foram 70.057, com maior destaque para 29.429 atendimentos de urgência médica na atenção especializada. Nas cirurgias ambulatoriais foram 1.535 pequenas cirurgias e cirurgias de pele, tecido subcutâneo e mucosas.
No Serviço de Hemodinâmica, a unidade fez 647 arteriografias/angiografias, 1.047 cateterismos cardíacos e 351 angioplastias coronarianas, totalizando 2.045 procedimentos neste setor.
PIONEIRO EM CIRURGIA CARDIOVASCULAR
No Centro Cirúrgico foram feitas 1.862 cirurgias de ortopedia, 203 neurocirurgias, 182 cardíacas e 850 vasculares, totalizando 1.032 cirurgias cardiovasculares, sendo o Costa do Cacau pioneiro na oferta desses serviços de ponta no interior do estado. Outras cirurgias alcançaram o número de 3.642. Com isso, atingiu 6.739 procedimentos cirúrgicos.
No Ambulatório, as consultas especializadas somaram 14.740 atendimentos médicos e 13.570 atendimentos com outros profissionais de nível superior. Ainda foram registrados outros 6.087 procedimentos, com destaque para 2.511 ultrassonografias.
REFERÊNCIA NO SUL DA BAHIA
Situado estrategicamente na Rodovia Ilhéus-Itabuna (BR-415), o Hospital Costa do Cacau abrange população de aproximadamente 1,7 milhão de pessoas oriundas de mais de 70 municípios da região. Antes da consolidação desta unidade, pacientes de Ilhéus e cidades vizinhas frequentemente precisavam ser transferidos para a capital em busca de cirurgias cardíacas ou neurológicas.
Hoje, o hospital oferece 225 leitos, incluindo 30 leitos de UTI, e é reconhecido pela resolutividade. “O Costa do Cacau representa o avanço da saúde pública regional, transformando sonhos em realidade com assistência humanizada e tecnologia de ponta”, ressaltou Julio Musse, diretor-geral do Hospital.


















